duas mulheres de costas com cabelos ao vento

Como secar os cabelos sem danificar os fios?

Quem não quer ter cabelos saudáveis, não é mesmo? Até porque, para conquistar aquele liso da Basiqe, com brilho e muito movimento, é preciso que os fios estejam fortes, bem hidratados e sem danos. Para isso, o melhor caminho é adotar uma série de cuidados capilares. Entre eles, saber como secar os cabelos corretamente.

Isso porque, dependendo da forma como você seca as madeixas, você pode acabar danificando ainda mais a estrutura da fibra capilar, gerando frizz e quebrando os fios. Com isso em mente, no artigo a seguir, nós vamos mostrar o que você deve e o que não deve fazer na hora de secar os cabelos. Até porque, você sabe: não se deve alisar os cabelos molhados, nem mesmo com a Basiqe Sleek. 

Porque é importante secar os cabelos corretamente?

Quando o cabelo é bem cuidado, ele fica forte, com aspecto bonito e brilhoso. Um cabelo saudável também cresce mais rápido, tem menos frizz e é mais fácil de desembaraçar. E tudo isso torna o alisamento com Basiqe um processo muito mais simples e rápido. O efeito também é muito melhor, com um liso cheio de movimento, como se fosse natural.

O contrário, no entanto, não acontece. Quando o cabelo está seco ou ressecado, ele fica opaco, sem vida, quebradiço, com frizz e pontas duplas. Sem contar que, por estar danificado, não cresce na velocidade que deveria. E um cabelo fragilizado acaba demandando mais passadas da Basiqe e, ainda assim, pode não ficar do jeito que você gostaria.

Daí a importância de manter os seus cabelos sempre saudáveis. Mas, para isso, é preciso seguir uma rotina de cuidados capilares que envolve algumas etapas e mudanças de hábitos. Veja as principais:

Mas, é claro, que, se os seus cabelos estiverem muito danificados - o que pode ocorrer devido à poluição, excesso de calor, entre outros fatores - o melhor mesmo é acrescentar mais uma etapa de cuidados: o cronograma capilar personalizado.

De toda forma, cada uma dessas etapas contribui para tornar e manter os fios saudáveis e fortes. E secar os cabelos é uma das mais importantes, porque interfere diretamente na estrutura da fibra capilar e no aspecto visual das madeixas.

Isso ocorre porque, após a lavagem, o cabelo fica frágil e vulnerável a danos externos. Funciona assim: o shampoo, que é responsável por remover sujeira, resíduos e gordura do couro cabeludo, faz isso ao abrir a cutícula, que é uma espécie de camada protetora do fio. Quando isso ocorre, o cabelo fica desprotegido e propenso a danos, inclusive na hora de retirar o excesso de água com a toalha, especialmente se ela for feita com um tecido duro ou áspero.

Por isso, é importante aplicar o condicionador, que irá ajudar no fechamento da cutícula. Mas também é fundamental escolher a melhor forma de secar as madeixas.

EScova alisadora original da Basiqe.

Quais são as formas de secar os cabelos?

Existem três opções para secar os cabelos que acabaram de ser lavados: ao natural, com toalha ou com o secador. Em todo caso, o primeiro passo após a lavagem é sempre remove ro excesso de água dos fios. Pois é aí que você precisa ter muita atenção e cuidado. Isso porque, para retirar o excesso de umidade o mais comum é utilizarmos a toalha de banho, certo?

No entanto, a maiora das toalhas são feitas de algodão que, ainda que absorvam bem a umidade, também causa muito atrito com o fio de cabelo. E esse atrito é prejudicial para a estrutura da fibra capilar, podendo danificar o fio ou mesmo quebrá-lo.

Por isso, antes de mais nada, lembre-se de nunca esfregar os cabelos com a toalha. Assim, você reduz o atrito entre ela e o fio. Evite também torcer as madeixas ao envolvê-la na toalha, essa etapa pode quebrar os fios. Para remover o excesso de água com segurança, basta envolver com delicadeza os cabelos na toalha e comprimir gentilmente, de forma que a toalha sugue a água, sem esfregar, nem torcer e sem apertar muito. Agora, se for possível, opte por uma toalha de microfibra, material que remove ainda mais a umidade dos cabelos e faz isso sem danificar a fibra capilar.

Mulher com toalha enrolando cabelo na cabeça.
Para evitar fios quebrados, não fique muito tempo com a tolaha enrolada na cabeça. (Fonte: kevin laminto / Unsplash)

Feito isso, muitas pessoas escolhem deixar os cabelos secarem ao natural. É bem verdade que, dessa forma, você acaba evitando o excesso de calor sobre os fios, que também pode ser danoso. No entanto, os especialistas alertam que, ao deixar os cabelos secarem ao natural, você precisa ficar atenta ao seu tipo de cabelo e ao clima da sua região.

Isso porque, alguns cabelos demoram mais para secar e quando o clima está muito úmido esse tempo pode ser maior também. E a verdade é que, como o cabelo úmido fica mais frágil, quanto mais tempo ele demorar para secar ao natural, mais quebradiço ele ficará. Além disso, quem opta por secar os cabelos ao vento, pode acabar com as madeixas ressecadas e com ainda mais frizz.

Por isso, ainda que pareça contraditório, o secador pode ser um bom aliado na hora de secar o cabelo. É claro que o uso constante do secador e o excesso de calor sobre os fios irá danificá-los. Mas se você usar o secador da maneira certa, conseguirá secar as madeixas, sem causar danos. E ainda vai evitar que os cabelos fiquem muito tempo molhados.

Como usar corretamente o secador de cabelo?

De fato, o uso excessivo do secador de cabelo costuma deixar os fios ressecados, porosos, quebradiços e sem brilho. Por isso, use com moderação e da forma correta. Para secar os cabelos com o secador, vale ter muita atenção a três pontos: o estado do seu cabelo, a temperatura do aparelho e a distância com que você vai utilizar o secador.

Antes de usar o aparelho, é importante que você remova o excesso de água dos fios com a toalha ou deixando-os secarem naturalmente por 10 minutos. Isso porque, se você usar o secador nos fios muito molhados, que estão frágeis, eles serão danificados com mais rapidez.

Além disso, sempre aplique um protetor térmico antes de usar o secador ou a Basiqe Sleek. O protetor vai ajudar a criar uma barreira maior contra os efeitos negativos das altas temperaturas. Com isso em mente, siga o passo a passo a seguir:

  1. Separe o cabelo em mechas
  2. Posicione o secador 15 cm distante do couro cabeludo.
  3. Sempre use a temperatura média ou mínima
  4. Apenas aumente a temperatura quando perceber que o cabelo já está praticamente seco
  5. Finalize com o vento frio para fechar as cutículas
  6. E pronto. Seu cabelo está pronto para receber a Basiqe Sleek.

A forma como você seca os cabelos interfere no resultado da Basiqe?

Sim. Principalmente se você quer alisar cabelos crespos e cacheados. A escova alisadora Sleek funciona como um pente, que desliza sobre a mecha de cabelo, alisando fio por fio. Ela só pode ser usada em cabelos totalmente secos, para evitar danos aos fios e choques térmicos também.

Basiqe Sleek conta com uma placa de cerâmica e cerdas rígidas divididas em 25 partes. Com isso, ao passar a escova na mecha de cabelo, os fios são separados dentro dessas 25 partes, o que resulta em fios alisados de forma mais rápida e uniforme.

Mas no caso de cabelos crespos e cacheados, a Basiqe pode não deslizar com tanta suavidade justamente por conta da textura e da curvatura acentuada dos fios. Além disso, é natural que os cabelos crespos também sejam mais secos. Por isso, recomendamos que, ao secar os cabelos, você aproveite para dar uma leve escovada nas mechas. Isso vai tornar o alisamento com Basiqe um processo muito mais eficiente e rápido.

Compre sua escova alisadora original somente aqui.

Concluindo….

Secar os cabelos corretamente é tão importante para a saúde capilar quanto lavar da forma certa e usando os produtos adequados. Isso porque o cabelo molhado fica mais frágil e, por isso, pode ser facilmente danificado pela toalha de banho ou pelo calor do secador.

Assim, o ideal é, após lavar as madeixas, remover suavemente o excesso de água com a ajuda de uma toalha de microfibra, sem esfregar nem apertar muito. Se você optar por deixar os fios secarem ao natural, fique atento para o estado dos seus cabelos e o clima da região. Não é bom que seu cabelo demore muito para secar.

Agora, se você preferir acelerar o processo com a ajuda do secador, saiba que é possível usá-lo evitando ao máximo que danos sejam causados. Para tanto, nunca use o secador diretamente sobre fios muito molhados. Escolha a temperatura média ou baixa para secar os fios, sempre a uma distância de, pelo menos, 15 cm do couro cabeludo. Não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes. E aproveite para dar uma leve escovada. Com isso, seu cabelo estará pronto para ser alisado com rapidez pela Basiqe Sleek Gold.