GANHE 1 SLEEK GRÁTIS 🎁na compra da Duo Max. Apenas 50 disponíveis, clique e confira!

quero já

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Descubra como lavar o cabelo corretamente em 6 passos

    Mulher de roupão e toalha enrolada na cabeça

    Lavar os cabelos é uma das ações mais rotineiras que existem, não é mesmo? É tipo escovar os dentes. Mas a verdade é que, em ambos os casos, a forma como fazemos a limpeza pode, sim, afetar o resultado. Assim como é preciso escovar de maneira certa os dentes, também é importante saber como lavar corretamente os cabelos.

    Isso porque, quando lavamos os fios de maneira errada eles podem ficar ressecados, quebradiços, com frizz e opacos. E, ainda pior, a lavagem errada das madeixas pode resultar em caspa e queda de cabelo.

    Por outro lado, ao lavar corretamente os cabelos, é possível garantir fios fortes, saudáveis e comportados. E até mesmo o resultado da escova ou do alisamento que você faz com ferramentas de calor, como o secador e a Basiqe, é muito melhor quando você lava os cabelos corretamente. Pensando nisso, reunimos neste artigo dicas essenciais para você lavar os cabelos da maneira certa. 

    Porque é importante lavar o cabelo corretamente?

    Molhar os cabelos, passar shampoo, condicionador, secar bem com a toalha e pronto. Pronto, nada! Pode reparar que, não raro, depois de lavar os cabelos os fios ficam cheios de frizz, sem definição, quebradiços e até com pontas duplas. Isso pode ser resultado de falta de hidratação capilar, de uma alimentação inadequada, mas também pode ser por conta da forma como você está lavando as madeixas.

    O que pouca gente sabe é que o uso de produtos inadequados nos cabelos, ou em excesso, além da escolha errada da temperatura da água e a forma de secar os fios são apenas alguns dos fatores que podem deixar os cabelos secos, sem vida e quebradiços. E cabelos assim, além de difíceis de tratar, ainda são mais difíceis de alisar e modelar.

    A boa notícia é que basta um pouquinho de conhecimento e paciência para evitar tudo isso. Começando pela frequência com que você lava os cabelos. 

    Quantas vezes posso lavar o cabelo na semana?

    É importante levar em conta a frequência com que você lava os cabelos se você busca fios saudáveis e bonitos. Lavar demais as madeixas certamente vai acabar retirando a oleosidade, que é naturalmente produzida pelo couro cabeludo. E isso vale até para quem tem cabelo oleoso.

    Muitas vezes, na tentativa de diminuir a oleosidade, lava-se demais os cabelos. Mas é aí que pode ocorrer o efeito rebote: quando o organismo entende que a oleosidade foi retirada em excesso e precisa produzir mais para repor.

    Mulher com cabelo molhado e preso Lavar demais os cabelos pode ressecar os fios. E prendê-los ainda molhados, pode quebrá-los. (Fonte: Chris Slupski/ Unsplash)

     

    Já nos cabelos que são naturalmente secos, como os crespos e cacheados, ou os cabelos ressecados por conta de alisamentos e químicas, lavar com frequência irá agravar ainda mais o quadro.

    Ou seja, independentemente do seu tipo de cabelo, oleoso, seco ou misto, você não deve lavar em excesso. A dica é: lave os fios em dias alternados, ou a cada dois dias ou até duas vezes por semana. Assim, você mantém o couro cabeludo limpo, mas não retira a oleosidade natural que é o que garante a hidratação dos cabelos.

    Posso lavar o cabelo à noite?

    Poder, pode. Mas o problema de lavar os cabelos à noite é que você corre o risco de dormir com o couro cabeludo ainda molhado. E isso é um dos fatores que podem levar ao aumento de caspa. Além disso, quando você dorme com os fios ainda úmidos também pode acabar com os fios quebrados.

    Por isso, se você não tiver outra alternativa e precisar mesmo lavar os cabelos à noite, certifique-se de secar bem o couro cabeludo com a ajuda de um secador.

    Como escolher o melhor shampoo para meu cabelo?

    Da mesma forma que é preciso saber a frequência certa para lavar os cabelos, também é importante escolher bem os produtos que você vai usar nesse processo. Afinal, como você sabe, hoje o mercado oferece shampoos e condicionadores variados para cada tipo de cabelo: liso, ondulado, crespo, cacheado, tingido, seco, oleoso, misto e etc.

    Para acertar na escolha do melhor shampoo, sempre compre aquele indicado para o seu tipo de cabelo. Mas vá além e verifique também:

    • Aroma: Evite shampoos e condicionadores que tenham cheiro forte. Sim, nós sabemos que uma das coisas boas de lavar os cabelos é ficar com aquele cheirinho bom nas madeixas. Mas você sabia que cheiro forte significa que o cosmético contém álcool? E álcool resseca os fios.
    • Cor: O shampoo transparente é o mais indicado para quem deseja fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo. Mas, justamente por isso, ele não deve ser usado diariamente porque irá ressecar os fios. Então, prefira utilizar esse tipo de shampoo quando notar que os fios estão sujos. Nas outras lavagens, opte por um shampoo com ingredientes hidratantes.
    • Textura: O shampoo que tem uma textura muito espessa costuma conter sal em sua composição e o sal também contribui para ressecar os fios. Então, prefira os que tem textura mais fluida. 

    7 passos para lavar o cabelo corretamente

    Agora que você já sabe quantas vezes lavar as madeixas na semana e como escolher o melhor shampoo, vamos ao passo a passo para lavar os cabelos corretamente. Confira:

    1. Temperatura da água

    Nunca lave os cabelos com água quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais os fios ficam ressecados. Por isso, lave as madeixas com água morna ou fria. Quanto menor for a temperatura da água mais as cutículas dos fios ficarão fechadas, o que irá contribuir para um cabelo forte, saudável e alinhado, sem frizz.

    2. Quantidade certa de shampoo

    Além de escolher o shampoo mais adequado para lavar os cabelos corretamente, também é importante aplicar a quantidade ideal. Nada de abusar na hora de colocar o shampoo. O melhor mesmo é usar o equivalente a ¼ da palma da sua mão de shampoo. Mais do que isso o shampoo, além de limpar, irá deixar os cabelos ressecados e os fios pesados.

    3. Lave apenas o couro cabeludo

    O certo mesmo é aplicar o shampoo no couro cabeludo e massageá-lo com as pontas dos dedos. Com isso, você vai tirar a sujeira acumulada ali e também ativar a oleosidade natural da região.

    Mas não esfregue o comprimento do cabelo, até porque isso irá quebrar os fios. Além disso, durante o enxágue, o produto irá escorrer pelo fio e isso será o suficiente para completar a lavagem.

    4. Enxágue abundantemente

    Tire todo o shampoo e repita o processo, se necessário. Mas não minimize essa etapa e as próximas em que for preciso enxaguar os fios. Porque deixar resíduos do shampoo pode causar o surgimento de caspas e até contribuir para a queda de cabelo.

    5. Máscara e o condicionador

    Se você ainda não conhece essa etapa, fique atento: depois do shampoo, o ideal é primeiro aplicar uma máscara, que pode ser hidratante, nutritiva ou reconstrutora e, em seguida, finalizar com o condicionador.

    Essa sequência é importante porque, enquanto o shampoo remove a sujeira e também a oleosidade do couro cabeludo, a máscara irá repor a água, os óleos e outros nutrientes, e o condicionador irá fechar as cutículas dos fios mantendo o tratamento feito pela máscara. Lembrando que para escolher a melhor máscara, você deve definir a necessidade do seu cabelo, como ocorre no cronograma capilar

    Agora, diferentemente do shampoo, o condicionador somente deve ser aplicado no comprimento e pontas. Dica: deixe o condicionador agir por, pelo menos, cinco minutos nos cabelos.

    6. Seque os cabelos

    Após enxaguar bem, certificando-se de que nenhum resíduo dos produtos ficou nos fios, é hora de secar os cabelos. Aqui, o melhor mesmo é remover o excesso de umidade utilizando uma toalha de microfibra, que agride menos os fios do que a toalha de algodão.

    De toda forma, nunca esfregue os cabelos nem torça os fios. Basta apertar gentilmente para retirar o excesso de umidade. Com isso, você evita o frizz e a quebra dos fios. Feito isso, a escolha é sua: secar ao natural ou com a ajuda do secador. 

    7. Finalize as madeixas

    Para finalizar, vale aplicar um creme de pentear adequado para o seu tipo de cabelo. Se for secar com a ajuda do secador e depois alisar os cabelos com Basiqe Sleek, também é importante aplicar um protetor térmico. Hoje já existem leave-in que também possui essa função de proteger os cabelos das altas temperaturas. Lembrando que a escova alisadora Basiqe Sleek Goldsó pode ser usada nos cabelos já secos.

    escova que alisa original

    Como lavar cabelo crespo e cacheado?

    De fato, quem tem cabelo crespo e cacheado deve redobrar os cuidados na lavagem. Isso ocorre porque esses tipos de cabelos são naturalmente mais secos. Afinal, por conta da curvatura em forma de espiral, a oleosidade que é produzida no couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar no comprimento e pontas. Por isso, além de seguir as dicas de lavagem do tópico anterior, recomendamos que você adicione mais três etapas:

    • Escolha bem a fórmula: Sempre utilize shampoos com ativos hidratantes e nunca utilize produtos com sulfato ou petrolato na fórmula. Dê preferência para cosméticos indicados para cabelos crespos e cacheados.
    • Adote o pré-shampoo: Antes de lavar os cabelos com shampoo, você pode acrescentar uma etapa anterior com o pré-shampoo, que irá proteger os fios do ressecamento provocado pelo shampoo. Nesse caso, o cosmético costuma ter ativos hidratantes com óleos capilares.
    • Elimine o shampoo no dia a dia: Você pode optar também por lavar os cabelos com um creme de limpeza, que limpa e hidrata ao mesmo tempo. Com isso, você deixa para realizar a limpeza profunda apenas quando sentir os fios sujos ou a cada 15 dias, por exemplo.

    Para terminar…

    Quem pensa que sabe como lavar os cabelos corretamente pode estar enganado. Afinal, aquilo que parece trivial pode estar deixando os fios ressecados, pesados, quebradiços e até com caspas.

    Por isso, vale a atenção: primeiro, nunca lave os cabelos com água quente. Aplique pouco shampoo e saiba escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo. Sempre aplique uma máscara após o shampoo e, por fim, o condicionador. Seque gentilmente com a toalha ou use um secador. E não deixe de aplicar um leave-in com proteção térmica antes de alisar com Basiqe.