Leve até 50% OFF + FRETE GRÁTIS!Cupom: 'AMOR' - somente 500 disponíveis! 🏃‍♀️💨

Pesquisar

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Descubra qual o seu tipo de cabelo e como cuidar dele

    Mulher com tipo de cabelo crespo longo.

    Liso, ondulado, cacheado ou crespo. São quatro os tipos de cabelos existentes, certo? Errado! A verdade é que, dentro de cada uma dessas categorias, existem subtipos de cabelos. E porque é importante saber disso? Porque cada tipo de cabelo tem espessuras e curvaturas diferentes o que, por consequência, faz com que cada um tenha necessidades de manutenção, cortes, procedimentos e tratamentos variados.

    Ainda que no final das contas o objetivo seja tornar os fios mais fortes, brilhantes e com aspecto bonito e saudável, cada tipo de cabelo vai demandar produtos e cuidados específicos. E isso vale, especialmente, para quem tem cabelo com química ou quem utiliza com frequência a escova alisadora Basiqe Sleek Gold, secador e chapinha.

    Com o uso desses acessórios, os fios acabam ficando mais frágeis. E, para recuperá-los, também é essencial utilizar produtos apropriados que irão ajudar a ressaltar o liso, o cacheado ou o crespo natural. Além disso, cada tipo de cabelo demanda uma temperatura diferente para alisar ou modelar. E, por fim, saber o seu tipo de cabelo vai ajudar, inclusive, a decidir qual é o melhor corte para realçar a sua beleza.

    Quais são os tipos de cabelo?

    Tem gente que ainda acha que só existe cabelo liso e crespo. Mas entre um e outro há uma grande variedade de tipos de fios. De toda forma, a primeira categorização se dá em quatro grupos que são: cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos.

    Esse sistema de classificação foi criado pelo cabeleireiro norte-americano Andre Walker, que ficou famoso por cuidar dos penteados da apresentadora Oprah Winfrey.

    Duas mulheres alisando cabelo com a escova Basiqe Sleek Gold

    Quando você sabe o seu tipo de cabelo, até mesmo a forma como você usa a escova alisadora se torna mais eficiente e segura. 

    Nessa primeira etapa com quatro categorias, os cabelos foram classificados de acordo com a curvatura do fio. Mais à frente, veremos também a segunda classificação, a dos subtipos de cabelos, que se diferenciam por conta de sua textura.

    Sem mais delongas, veja abaixo o que caracteriza cada tipo de cabelo no que se refere à curvatura e descubra qual é o seu:

     Tipos de cabelo  Característica
    Tipo 1: Cabelos Lisos Fios retos, sem curvas e mais oleosos, já que a oleosidade formada na raiz consegue chegar facilmente até as pontas
    Tipo 2: Cabelos Ondulados Aqui o fio já apresenta uma leve curvatura, mas ainda com tendência de oleosidade na raiz. Mas, por conta da ondulação do fio, a oleosidade não chega até as pontas, o que pode torná-las secas
    Tipo 3: Cabelos Cacheados Em forma de espiral, o fio do cabelo cacheado acaba tendo o comprimento e as pontas mais ressecadas, já que a oleosidade da raiz não consegue percorrer todo o fio. Esse tipo de cabelo também tem mais frizz e volume
    Tipo 4: Cabelos Crespos Com curvatura mais acentuada, o fio desse tipo de cabelo costuma ser mais seco e, sem os produtos corretos, pode ficar quebradiço e frágil



    Como identificar os subtipos de cabelos?

    Além das quatro principais categorias que dividem os tipos de cabelos de acordo com a sua curvatura, existem ainda subgrupos que ajudam a identificar o fio exato do cabelo.

    Mas, nessa etapa, os cabelos são categorizados dependendo da textura do fio, que pode variar entre muito fino até o grosso. Veja e descubra qual é o seu:

    Tipo 1: Cabelos Lisos

    • Tipo 1A: Esse tipo de cabelo liso não tem volume, mas possui fios finos e com tendência a nós;
    • Tipo 1B: Aqui o cabelo possui uma mistura de fios finos e mais grossos. Por isso é um tipo de cabelo mais volumoso que o anterior;
    • Tipo 1C: Com textura grossa, o cabelo 1C tem um fio mais pesado e volumoso.


    Tipo 2: Cabelos Ondulados

    • Tipo 2A: Parecido com o cabelo liso, o fio do cabelo 2A tem uma textura fina, mas se diferencia por ter pequenas ondas;
    • Tipo 2B: Com um cacho mais fechado, esse tipo de cabelo é mais volumoso e pode apresentar frizz;
    • Tipo 2C: Aqui os cabelos ondulados 2C tem fios de textura grossa. Por isso, o volume é maior e a curvatura mais fechada.


    Tipo 3: Cabelos Cacheados

    • Tipo 3A: Os tipos de cachos dessa categoria são soltos e abertos, o que garante volume e movimento;
    • Tipo 3B: O cabelo cacheado 3B conta com cachos mais definidos e desde a raiz;
    • Tipo 3C: Nesse tipo de cabelo, os fios costumam ser bem finos e os cachos são ainda mais fechados e definidos.


    Tipo 4: Cabelos Crespos

    • Tipo 4A: Esse tipo de cabelo crespo mantém os cachos intactos mesmo quando está molhado, além de ter os cachos definidos e com volume.
    • Tipo 4B: Com espessura mais fina, os cachos do cabelo 4B já não têm mais o aspecto de caracol, mas sim o formato de zigue-zague. Por isso, têm mais volume e nem sempre os cachos estão bem definidos;
    • Tipo 4C: O cabelo crespo 4C é o mais frágil, porque tem textura mais fina. Além disso, possui formato “zigue-zague”, com pouca definição de cachos e muito volume.


    Como cuidar de cada tipo de cabelo no dia a dia?

    Depois de identificar o seu tipo de cabelo, você poderá escolher com precisão o xampu, condicionador, máscara de tratamento e o corte ideal.

    Além disso, vale levar em conta que, na hora de escolher a melhor temperatura da sua escova Basiqe Sleek Gold é preciso considerar o seu tipo de cabelo. É isso que vai garantir o liso perfeito sem danificar o seu cabelo.

    Isso porque, quanto mais liso e fino for o seu fio, menor será a temperatura necessária para alisá-lo. O contrário ocorre à medida que o cabelo vai cacheando. Assim, quanto mais crespo, maior deverá ser a temperatura para alisar.

    Mas quando tratamos de cuidados diários e contínuos, as variações de produtos são ainda maiores. Confira abaixo como cuidar de cada tipo de cabelo:

    • Cabelo liso: Se o seu cabelo é liso natural, invista em produtos que atuem contra a oleosidade na raiz, que garantem leveza ao fio. Mas se o seu liso é resultado de química, como progressiva e alisamento, aí você precisa focar em uma linha de tratamento que irá focar na reconstrução do fio.
    • Cabelo ondulado: Os cabelos ondulados do tipo 2A e 2B devem seguir a mesma linha de cuidados que os cabelos lisos. Já o cabelo do tipo ondulado 2C vai precisar de produtos para cabelos cacheados, porque possui mais frizz e fios opacos.
    • Cabelo cacheado: Por conta do frizz, da opacidade e do ressecamento natural dos fios, os cabelos cacheados precisam de produtos que, além de definir melhor os cachos, também promovem uma hidratação intensa.
    • Cabelo crespo: Já os cabelos crespos demandam produtos que proporcionam uma limpeza leve e menos profunda, livre de sulfato e silicone, que são substâncias prejudiciais aos fios capilares. Além disso, o tratamento deve oferecer uma nutrição profunda e garantir a definição dos cachos.


    Qual o melhor cronograma capilar para cada tipo de cabelo?

    Além de saber como usar a escova alisadora de acordo com o seu tipo de cabelo, e quais os melhores produtos de uso diário, também vale descobrir qual é o melhor tratamento caso o seu cabelo esteja muito danificado, opaco e quebradiço.

    Na dúvida, vá de cronograma capilar que funciona em três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição. Esse processo vale para qualquer tipo de cabelo, mas é importante escolher produtos de acordo com a curvatura e textura do seu fio. Veja a seguir:

    1. Hidratação: A hidratação dos cabelos evita o ressecamento porque ela devolve ao fio a água que ele perde com a exposição aos raios solares, vento, poluição e escovas alisadoras;
    2. Nutrição: Nessa etapa, ocorre a reposição de gorduras que formam uma camada protetora do fio, garantindo um cabelo sem frizz e com cutículas bem seladas. A nutrição costuma ser feita com máscaras ricas em óleos vegetais;
    3. Reconstrução: Por fim, a reconstrução é a etapa mais intensa, que irá repor nutrientes importantes para a saúde do cabelo com aminoácidos e queratina.


    Para finalizar….

    Você sabe qual é o seu tipo de cabelo e porque é importante descobrir isso? Cada tipo de cabelo possui curvatura e espessura diferentes. E isso interfere no grau de oleosidade, brilho, opacidade, força e fragilidade do fio. Por conta disso, cada tipo de cabelo precisa de produtos de uso diário diferenciados.

    Enquanto os fios lisos, de maneira geral, demandam produtos que controlem a oleosidade, os fios com curvaturas mais acentuadas, como os cacheados e crespos, precisam de produtos que promovam a hidratação e definição dos cachos.

    Mas saber qual o seu tipo de cabelo também interfere na qualidade do alisamento feito com a escova Sleek Gold já que a temperatura varia de acordo com essa característica capilar.

    escova que alisa todos os tipos de cabelo