Três mulheres com cabelos cacheados, crespos e lisos

Como saber se o cabelo é oleoso, seco ou misto?

Se tem uma coisa que nos confunde é isso: cabelos oleosos, secos ou mistos, qual é o meu? A verdade é que, por mais óbvio que algumas características pareçam, nem sempre é fácil identificar o nosso tipo de cabelo.

Mas a gente te ajuda. No artigo de hoje, nós vamos mostrar quais são as características de um cabelo oleoso, seco ou misto, o que você deve fazer para evitar os sinais negativos de cada um e como tratá-los corretamente.

Porque você deve saber se o seu cabelo é oleoso, seco ou misto?

A gama de produtos de tratamento capilar disponíveis hoje em dia é tão grande que nos aponta para algo que parece óbvio, mas não é: Para cada tipo de cabelo é preciso utilizar diferentes tipos de produtos, fórmulas e texturas.

Por isso, não é à toa que você encontra shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins para cabelos lisos, ondulados, crespos, cacheados, tingidos ou com progressiva. Isso porque, cada cabelo tem uma necessidade de hidratação e nutrição diferente. Mas, aliado ao tipo de curvatura, espessura e estado de saúde do fio capilar também existe uma outra característica que deve ser levada em conta na hora de escolher o tratamento e os cosméticos mais indicados. Tratamos aqui dos cabelos oleosos, secos, mistos e normais.

Ainda que exista uma correlação entre o tipo de curvatura e a quantidade de óleo no fio, isso não é uma regra. Mas, de fato, de modo geral, a maioria dos cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais secos. Enquanto que os lisos e ondulados costumam ser mais oleosos. Mas e os cabelos ditos normais e mistos? E quando um cabelo liso se torna seco? Como identificar e como tratar? É sobre isso que vamos falar agora.

Quais as características do cabelo normal, oleoso, seco e misto?

Antes de mais nada é importante lembrar que todo couro cabelo produz, naturalmente, oleosidade. É ela que garante a hidratação capilar. No entanto, dependendo do tipo de fio, sendo ele liso ou com curvaturas mais acentuadas que formam os cachos, essa oleosidade pode descer pelo comprimento até as pontas, que é o que se espera; pode não descer, deixando os fios e pontas secos ou pode acumular na raiz. E é aí que a gente consegue identificar o tipo de cabelo.

O cabelo considerado normal, por exemplo, não tem pontas secas, nem oleosidade no couro cabeludo. Mas os outros três tipos têm características mais definidas e demandam maior atenção. Veja:

Cabelo oleoso

O cabelo oleoso é aquele com aparência oleosa, principalmente na raiz, com aspecto sujo, pesado e sem movimento. Isso ocorre por conta de uma disfunção que faz com que o couro cabeludo produza mais óleo do que o necessário para hidratar os cabelos. E isso acaba sendo mais comum em cabelos lisos.

No entanto, alguns hábitos e fatores externos e genéticos também podem aumentar a oleosidade do seu cabelo. Por exemplo, o consumo de comidas gordurosas, o uso de cosméticos capilares inadequados, e passar muitos dias sem lavar as madeixas podem deixar o cabelo oleoso.

Com isso, você pode achar que evitar hidratação e lavar todos os dias os cabelos resolveria o excesso de oleosidade, certo? Errado. Até mesmo os cabelos oleosos precisam de hidratação, mas na medida certa. E lavar demais os fios na tentativa de tirar o óleo pode levar ao efeito rebote, porque seu organismo pode entender que é preciso produzir mais óleo para repor o que supostamente foi perdido nas lavagens. Confira abaixo, alguns sinais que indicam que o seu cabelo é oleoso:

  • Oleosidade excessiva na raiz seguindo até as pontas;
  • Fios sujos, um dia depois de lavar;
  • Aspecto pesado;
  • Caspa;
  • Coceira.

Cabelo seco

O cabelo seco é o oposto do oleoso. Aqui, a oleosidade natural, produzida no couro cabeludo não é produzida em quantidade suficiente para conseguir descer pelo comprimento dos fios até chegar às pontas. Por isso, essa condição também é mais comum nas cacheadas e crespas, já que o cacho dificulta a oleosidade de deslizar pelo fio. O resultado é um cabelo opaco, sem brilho, quebradiço, com frizz e fácil de embaraçar.

Mas, assim como no caso dos cabelos oleosos, também os secos podem ficar com essas características por conta de fatores internos e externos. O uso de altas temperaturas para alisar os fios, por exemplo, pode tornar os cabelos secos. Assim como a falta de hidratação capilar periódica, tintura e outros procedimentos químicos. Sem contar que até mesmo uma alimentação desbalanceada e a baixa ingestão de água podem tornar os fios mais secos. Veja os sinais de um cabelo seco:

  • Sem brilho e opaco;
  • Quebradiço;
  • Fraco;
  • Com frizz;
  • Fácil de embaraçar;
  • Pontas duplas.

Cabelo misto

Por fim, temos o cabelo misto que, como você pode imaginar, é uma mistura dos dois acima. Aqui o cabelo é mais seco nas pontas e mais oleoso próximo à raiz. E esse é o tipo de cabelo mais comum por aí. No entanto, também é o mais difícil de tratar e cuidar. E não é para menos. Afinal, é preciso usar produtos que reduzem a oleosidade, mas que aumentem a hidratação, ao mesmo tempo. E como fazer isso? Explicamos a seguir.

Qual o melhor tratamento para cada cabelo: oleoso, seco e misto?

Como vimos, o cabelo normal tem características que demandam pouco ou quase nenhum tipo de tratamento. Assim, se o seu cabelo é normal, basta utilizar um xampu e condicionador neutro para as lavagens. E vale apostar em uma hidratação a cada três meses.

Mas cabelos oleosos, mistos e secos precisam, sim, de mais atenção. Afinal, se você tem cabelo oleoso e usar um cosmético com ingredientes de alto poder hidratante no couro cabeludo, o efeito será desastroso, já que a oleosidade vai aumentar muito. Da mesma forma, se o seu cabelo é seco e você aplicar produtos oil free, os fios continuarão secos e podem se tornar ainda mais ressecados e quebradiços.

Em casos em que isso acontecer, ou caso o seu cabelo esteja muito danificado, o melhor tratamento será dar início a um cronograma capilar personalizado, que irá hidratar, nutrir e reconstruir os fios de acordo com a necessidade deles.

Caso contrário, se os seus cabelos não precisam de um tratamento de choque, é importante adotar uma rotina diária de cuidados capilares para reduzir a oleosidade e aumentar a hidratação. 

Mulher com metade do cabelo liso e outra metade cacheado
Basiqe oferece 5 temperaturas para que você escolha a melhor para o seu tipo de cabelo e evitar o ressecamento em cabelos secos, mistos e normais. 

Cabelos oleosos

Use um shampoo específico para cabelo oleoso, que irá remover o excesso de oleosidade e limpar profundamente o couro cabeludo. Se puder, evite o condicionador ou aplique apenas nas pontas. Além disso:

  • Evite passar muito as mãos nos cabelos
  • Adote uma alimentação natural e balanceada
  • Beba muita água
  • Use produtos oil free, com textura leve e fluída
  • Evite produtos à base de manteigas e óleos mais densos
  • Evite lavar os cabelos com água quente
  • Alterne os dias de lavagem.
  • Não fique muito tempo sem lavar os cabelos
  • Use um shamppo antiresíduos uma vez por semana
  • Aplique máscaras equilibrantes uma vez por semana

Cabelos secos

Escolha um shampoo e condicionador com ativos hidratantes, evite shampooos de limpeza profunda e sempre aplique um leave-in sem enxágue após a lavagem. Além disso: 

  • Aumente o espaço entre os alisamentos e o uso de secador
  • Escolha a temperatura adequada para alisar os cabelos
  • Aplique protetor térmico antes de alisar
  • Adote uma alimentação natural e balanceada
  • Beba muita água
  • Use produtos com ingredientes hidratantes
  • Evite lavar os cabelos com água quente
  • Evite tintura, progressiva, cloro e água do mar
  • Alterne os dias de lavagens
  • Hidrate e nutra semanalmente
  • Invista no cronograma capilar

Cabelo misto

Se o seu cabelo é misto, você vai precisar encontrar um equilíbrio para usar produtos com ativos purificantes e hidratantes. Além disso: 

  • Use condicionador apenas nas pontas
  • Use reparadores de ponta
  • Alterne máscaras hidratantes e máscaras nutritivas durante a semana
  • Prefira produtos de textura mais leve e fluídas

Como usar Basiqe nos cabelos oleosos, mistos e secos?

Nós temos um artigo inteirinho falando sobre como alisar os cabelos crespos e cacheados com Basiqe, já que eles costumam ser do tipo seco e, portanto, sofrem ainda mais com o calor em excesso. No entanto, é importante frisar que, seja qual for o seu cabelo, é importante saber como preparar os fios para receberem as altas temperaturas e como usar Basiqe corretamente.

O mais importante é sempre estar com os cabelos saudáveis. Se os fios estiverem danificados, o alisamento não ficará como você deseja e os cabelos ainda sairão mais machucados. Por isso, garanta o tratamento e os cuidados adequados para os seus cabelos, sejam eles oleosos, mistos ou secos.

Em seguida, parta para a ação: ligue a Basiqe e escolha a temperatura ideal para o seu tipo de cabelo. Basiqe oferece 5 níveis de temperatura para alisar desde os fios finos e danificados até os mais grossos e resistentes. Em seguida, com os cabelos já secos, aplique um bom protetor térmico, separe os cabelos em mechas e desembarace cada uma antes de passar a escova alisadora. Pronto, agora é só deslizar Basiqe em cada mecha, lentamente, da raiz às pontas.

Agora, se a ideia é manter o liso de Basiqe por mais tempo, vale ficar atento para não deixar a oleosidade aparecer depois do alisamento. E para evitar ainda mais o frizz e o ressecamento, também vale aplicar um bom finalizador de cabelo.

escova alisadora Basiqe Sleek Gold