Mulher fazendo expressão de raiva com as mãos levantadas e cabelo modelado

Como driblar a oleosidade do cabelo se você alisa com Basiqe

A oleosidade é um efeito temido por quem escova ou alisa os cabelos com frequência. Isso porque, quando o fio entra em contato com o calor excessivo, o couro cabeludo produz mais óleo. Para evitar isso, vale adotar algumas estratégias que vão desde a mudança de hábitos, passando pela aplicação correta de produtos até a utilização de acessórios mais eficientes e seguros para alisar o cabelo.
Melhor finalizador de cabelos em 2022 Lendo Como driblar a oleosidade do cabelo se você alisa com Basiqe 9 minuto Próximo Como saber se você comprou a escova alisadora original?

Muitas pessoas sofrem com a oleosidade nos cabelos, especialmente depois de fazer escova ou alisar com a Basiqe. Mas a verdade é que, se o seu cabelo fica oleoso depois da escovação ou do alisamento, pode ser que você esteja fazendo algo errado.

Isso porque, a forma como você seca e alisa os seus cabelos, e os tipos de cosméticos que você aplica antes ou depois desses procedimentos, podem, sim, gerar um resultado negativo, incluindo aí a temida oleosidade.

Mas, espera aí. O calor excessivo não causa ressecamento dos fios? Como pode então também causar oleosidade? Essas e outras dúvidas nós iremos explicar para você agora.

Oleosidade e ressecamento: Dois problemas para quem alisa o cabelo toda semana

É isso mesmo: tanto a oleosidade quanto o ressecamento podem acabar ocorrendo caso você alise muito o seu cabelo com aparelhos que emitem calor, como o secador, a chapinha ou a escova Basiqe.

Ainda que a oleosidade, em geral, apareça em cabelos que têm mais tendência a acumular sebo na raiz, como é o caso dos cabelos lisos e ondulados, esse efeito indesejado também se torna comum em quem alisa as madeixas com frequência.

Assim, mesmo que os seus fios sejam naturalmente mais secos, como ocorre nos cabelos crespos e cacheados, o efeito oleoso pode aparecer por conta de outros fatores, como o uso errado da escova alisadora, da forma como você cuida das madeixas nos dias seguintes ao alisamento, entre outras razões.

Mulher de costas passando a mão nos cabelos
Até mesmo hábitos comuns, como passar as mãos nos cabelos, pode aumentar a oleosidade.  (Fonte: Tim Mossholder/Unsplash)


Já o ressecamento acomete, principalmente, os fios com curvatura mais acentuada, já que a oleosidade produzida naturalmente no couro cabelo não consegue deslizar pelo comprimento até as pontas.

Esse problema também é potencializado nos cabelos que ficam muito tempo em contato com um aparelho quente, sem a proteção adequada. Isso porque o calor alto e excessivo danifica a estrutura do fio levando ao ressecamento.

A boa notícia é que hoje já existem aparelhos cuja tecnologia permite reduzir esses danos e efeitos indesejados. Como você já deve saber, a Basiqe consegue alisar os fios em poucas passadas, e isso evita que os cabelos fiquem muito tempo em contato com o calor e, por consequência, evita também o ressecamento.

Já para combater a oleosidade, a Basiqe utiliza um sistema inovador de proteção antitérmica, que protege o couro cabeludo contra queimaduras. Assim, ao reduzir o contato do calor com o couro cabeludo, a produção de oleosidade também é reduzida.

Por que a oleosidade aparece em cabelos escovados e alisados?

Mesmo que você alise os seus cabelos com a Basiqe, ainda é possível que a oleosidade acabe aparecendo, principalmente na raiz. Para você entender porque isso ocorre basta você observar os fios que são naturalmente lisos.

Como vimos, cabelos lisos costumam ser mais oleosos principalmente na raiz já que a oleosidade produzida naturalmente pelo couro cabeludo consegue percorrer os fios com mais facilidade.
Mulher alisando cabelo com basiqeCabelos lisos e alisados, naturalmente acumulam mais oloesidade. Mas com a Basiqe esse efeito é reduzido. 

 

E o mesmo pode acontecer com o cabelo que foi alisado ou escovado. Como o fio fica estirado, a oleosidade do couro cabeludo desliza com mais facilidade pelo comprimento do fio. Isso, por consequência, dá aquele aspecto de cabelo pesado e sujo.

E esse efeito acaba sendo pior com o passar dos dias. Até porque, no intuito de manter o efeito liso por mais tempo, é natural usar finalizadores ou até mesmo repassar a escova alisadora para retocar.

Assim, mesmo que seu cabelo não fique com excesso de oleosidade logo após você alisar as madeixas com a escova alisadora, ele pode sim ficar oleoso nos dias seguintes.

Compre sua Basiqe Sleek Gold aqui!

O que fazer e o que não fazer para evitar a oleosidade?

Para lhe ajudar a evitar esse temido efeito, nós reunimos 6 formas de driblar a oleosidade depois de alisar os cabelos com a escova Basiqe e, ainda assim, manter o liso de salão com brilho e movimento. Confira:

1. Prefira a escova alisadora do que secador e chapinha

Já mencionamos isso, mas vale reforçar: Se você usar o secador ou a chapinha muito próximo do couro cabeludo, além de causar queimaduras, você ainda pode acabar com o cabelo muito mais oleoso. Isso acontece porque as altas temperaturas estimulam a produção de óleo nessa região.

Para evitar isso, você não deve encostar o bico do secador, nem a chapinha no couro cabeludo. Mas, nesse caso, você pode questionar: como vou alisar perfeitamente a minha raiz, então?

É aí que entra a tecnologia da Basiqe Sleek Gold. Como a escova alisadora conta com o sistema de proteção antitérmica, a chapa do pente que alisa os fios nunca vai encostar diretamente no seu couro cabeludo mas, ainda assim, será capaz de alisar até a raiz.



2. Mas o secador pode ajudar antes e depois

Sim, dependendo do seu tipo de cabelo, o secador pode ser um acessório importante, inclusive para otimizar o efeito liso da escova Basiqe. Para cabelos crespos e cacheados, por exemplo, é interessante dar uma leve escovada antes de passar o pente alisador.

Agora, para garantir um efeito mais duradouro e, principalmente, para evitar a oleosidade nos cabelos, também vale usar o secador após alisar as madeixas. Nesse caso, porém, você deve jogar um jato de ar frio nos cabelos para finalizar.

3. Shampoo a seco para o bad hair day

Se ainda assim a oleosidade aparecer e persistir, você pode usar um shampoo a seco, que é capaz de absorver a oleosidade de maneira bem rápida, garantindo aquele efeito de leveza e cabelo liso por mais tempo.

Sem contar que esse tipo de cosmético pode ser usado também naqueles dias de bad hair days ou quando você está com pressa e sem tempo para lavar e alisar os cabelos. Mas vale destacar: esse produto deve ser usado ocasionalmente, já que o uso constante do shampoo a seco pode causar dermatite ou até aumentar a oleosidade.

4. Nada de ficar passando a mão nos cabelos

Sabe aquela mania de ficar passando a mão nos cabelos, seja por hábito, seja por charme? Pois bem, essa prática pode estar contribuindo para que seu cabelo alisado fique mais oleoso do que deveria.

Como a mão acaba acumulando resíduos como sujeira, suor e oleosidade, tudo isso é transferido para os fios quando você mexe neles. Então, segure as mãos!

5. Pegue leve na quantidade de finalizador

Os finalizadores de cabelos são essenciais para quem faz escova ou alisa com a Basiqe. São eles que dão aquele toque especial para reduzir o frizz, modelar as pontas ou apenas para garantir ainda mais brilho.

Mas se você exagerar na quantidade, pode acabar com o efeito rebote. E isso vale até mesmo para os protetores térmicos usados para evitar o ressecamento dos fios sob altas temperaturas.

Ah, e nunca passe o produto próximo a raiz, o ideal é sempre utilizar leave-in, óleos e outros tipos de finalizadores apenas no comprimento e nas pontas.

6. Modele as pontas ou crie penteados

Se nada disso resolver e a oleosidade teimar em continuar nos seus cabelos após a escovação e o alisamento, nossa sugestão é que você invista em penteados ou modele as pontas.

Isso vale, principalmente, para os dias seguintes ao alisamento quando o efeito liso já começa a sumir e o óleo aumenta. Os penteados ajudam a disfarçar o aspecto oleoso de maneira criativa e você pode apostar em coques ou cabelo meio preso nas laterais.

Já na hora de modelar as pontas, você pode usar os acessórios que tiver em casa ou até mesmo a escova Basiqe que, quando girada para dentro ou para fora, ajuda a criar movimento nas pontas.

Para concluir….

Quem escova ou alisa o cabelo toda semana ou até com mais frequência sabe que existem dois riscos: a oleosidade ou o ressecamento dos fios. No caso da oleosidade excessiva, existem estratégias que você pode adotar para evitá-la e ainda manter o efeito liso por mais tempo.

Para começar, escolha bem os acessórios que você vai usar nos cabelos. Secador e chapinha muito próximos da raiz estimulam a produção de oleosidade. Então é melhor alisar a raiz com a escova Basiqe, que possui proteção antitérmica para o couro cabeludo e alisa em menos passadas.

Também vale investir em um shampoo a seco, que retira a oleosidade dos fios e devolve o aspecto de limpo, com movimentos. Além disso, se o seu cabelo ficar oleoso depois do alisamento com a escova elétrica, você pode jogar um jato de ar frio com a ajuda do secador.

Em todo caso, sempre evite passar a mão sobre as madeixas já que esse hábito aumenta a oleosidade. E, para concluir, reduza a quantidade de finalizador que você aplica antes e após alisar os cabelos com a Basiqe. Quanto mais cosméticos você aplicar nos fios, mais oleosidade poderá surgir após alguns dias de cabelo liso.

Compre agora!