Mulher de costas com as mãos no cabelo

Melhor finalizador de cabelos em 2022

O finalizador de cabelo é indispensável para manter os cabelos do jeito que você quer. Seja para ativar os cachos, manter o penteado intacto ou reduzir o frizz e prolongar o efeito liso da escovação ou da escova que alisa. Existe um finalizador para cada situação e para cada tipo de cabelo.

Não importa se você apenas lavou os cabelos, escovou, fez um penteado ou alisou os fios. A verdade é que, tão importante quanto os cosméticos, que você utiliza sobre as madeixas antes e durante esses procedimentos, é o finalizador de cabelo.

Quem já usou sabe: os finalizadores dão aquele toque final para garantir que os cabelos permaneçam da forma desejada, seja com os fios controlados, sem frizz, com cachos definidos, firmes no penteado ou lisos por mais tempo. E, para isso, o mercado oferece diversos tipos de finalizadores.

Por outro lado, também é fundamental que você escolha o finalizador de cabelo que tenha composição e texturas adequadas para o seu tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo, fino ou grosso.

Como escolher o melhor finalizador para o seu tipo de cabelo?

Saber qual finalizador escolher de acordo com o seu objetivo é fundamental. Mas de nada adianta investir no melhor produto se ele não for adequado para o seu tipo de cabelo.

Com isso em mente, veja abaixo como escolher o finalizador ideal para cabelos lisos, ondulados, crespos ou cacheados:

  • Lisos e ondulados: Por serem mais oleosos, os cabelos lisos e ondulados respondem melhor ao uso de finalizadores que controlam a oleosidade. Mas, não se engane. Ainda que pareça contraditório, o uso de óleos, séruns e finalizadores anti frizz são os mais indicados aqui. Só não se esqueça de aplicar em pequena quantidade e longe da raiz.
  • Cacheados e crespos: Como possuem um aspecto mais ressecado, os cabelos cacheados e crespos demandam finalizados que tenham, além da função de ativar cachos, também a propriedade que atua na hidratação dos fios e redução do frizz.

Compre a Basiqe original aqui

 

Quais são os tipos de finalizadores de cabelo?

Ainda que a maioria dos finalizadores para cabelo tenha o objetivo de apenas modelar os fios, os melhores são capazes até de hidratar, reduzir o frizz e as pontas duplas. Mas nem todos podem ser usados a qualquer momento.

Nesse ponto, é possível dividir os finalizadores em duas categorias: os indicados para cabelos úmidos ou secos, e os que devem ser usados apenas nos fios secos, escovados ou cabelos alisados com a Basiqe.

Para lhe ajudar a investir no melhor finalizador para cabelo, confira abaixo os mais populares em cada categoria:

Finalizadores para cabelos úmidos e secos

Alguns finalizadores são indicados para definir os fios enquanto eles ainda estão úmidos e, portanto, devem ser usados, preferencialmente, logo após a lavagem. Mas também é possível aplicar no day after. Confira os melhores finalizadores de cabelo dessa categoria:

  • Ativador de cachos: Um dos melhores finalizadores de cabelo para cacheados e crespos é o ativador de cachos. Seja em gel, óleo, mousse, spray ou creme, esse tipo de finalizador atua na diminuição do frizz e do volume além é, claro, de dar forma aos cachos.
  • Creme para pentear ou leave-in: Com a função de desembaraçar os fios, o leave-in também ajuda na definição dos cachos, redução do frizz e hidratação. Por isso, é usado com os cabelos ainda molhados.
  • Mousse: Essa opção é a mais versátil porque pode dar volume, modelar e fixar penteados. Para escolher o melhor finalizador de cabelo do tipo mousse confira a lista de ingredientes e o nível de fixação. O mousse apenas deve ser usado nos fios úmidos.

Finalizadores para cabelos secos ou alisados com a Basiqe

Agora, se o plano é manter os cabelos comportados e lisos por mais tempo depois de escová-los e alisá-los, é preciso investir nos melhores finalizadores de cabelo seco. Vejas as principais opções:

  • Anti frizz: Esse é o melhor finalizador para cabelo com frizz tanto para quem tem cabelos cacheados e crespos - e deseja mantê-los ao natural, mas sem os fios rebeldes - quanto para quem escova e alisa com a Basiqe, e quer deixar os fios lisos por mais tempo. O finalizador de cabelo anti-frizz pode ser encontrado em forma de óleo, creme ou mousse.
  • Cera: A cera é o melhor finalizador de cabelo para quem quer definir penteados. Mas a verdade é que, se usado da maneira correta, a cera pode ser o finalizador perfeito para fazer o efeito liso da escova durar mais tempo também.
  • Sérum: Esse tipo de finalizador tem a mesma função do reparador de pontas, mas ele faz muito mais do que isso. O sérum também ajuda a diminuir o frizz, dar brilho ao cabelo, evitar o ressecamento dos fios e diminuir o volume. Esse é outro finalizador indicado para ser usado após a escova alisadora.
  • Spray fixador: Você deve saber que, em geral, o spray fixador é mais usado no salão de beleza para manter um penteado intacto por mais tempo. Mas como ele mantém os fios no lugar, nada impede que você o utilize após alisar os fios. Mas lembre-se, quanto mais você usar o spray, mais os cabelos ficarão com aspecto de duro. Então, vale pegar leve na aplicação.
  • Óleos vegetais: Esse é outro finalizador de cabelo que também funciona como reparador de pontas. Além disso, os óleos vegetais controlam o frizz, garantem brilho e maciez para as madeixas, hidratam e nutrem os fios. Por todas as suas funções, o óleo vegetal pode ser usado depois que você alisar os cabelos com a escova Basiqe Sleek Gold. Mas pegue leve na quantidade também para não causar o efeito contrário e acabar deixando o cabelo com aspecto oleoso.

Como usar o finalizador de cabelo da forma certa?

Mais importante do que saber como utilizar o finalizador no seu cabelo é entender como não utilizá-lo. E aqui, vale a máxima: quanto menos melhor. A gente já mencionou que, em alguns casos, aplicar um tipo de finalizador em excesso pode acabar gerando um aspecto duro nas madeixas ou até mesmo aumentar a oleosidade dos fios.

Para evitar situações como essas, e ajudar você a atirar o melhor proveito do finalizador para cabelos, mostramos abaixo alguns dicas de como usar esse tipo de cosmético capilar da forma correta:

Frequência de uso

Considerando o finalizador de cabelo usado após o banho, com os fios ainda úmidos, é sim possível usá-lo diariamente sem prejuízos. Agora, se a ideia for usá-lo no day after ou após alisar o cabelo com a Basiqe, recomendamos que use o finalizador de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Por exemplo, os cabelos cacheados e crespos acabam se beneficiando mais de finalizadores que também hidratam. Então, nesse caso, os finalizadores podem e devem ser usados sempre que você perceber os fios secos ou sem definição.

Mulher com cabelo crespo longo
Quem tem cabelo crespo ou cacheado pode usar os finalizadores com maior frequência para ajudar na hidrtação dos fios. 


Já se seu cabelo é oleoso, deixe para usar o finalizador apenas depois de usar aparelhos que emitem calor, como é o caso da escova alisadora.

Agora, no caso do spray fixador e da cera é importante maneirar no uso. Isso porque, como possuem alto poder de fixação, esses tipos de finalizadores costumam deixar os cabelos mais ressecados e embaraçados.

Quantidade

Outro aspecto que merece a sua atenção na hora de usar o finalizador de cabelo é a quantidade. Suponhamos que você acabe utilizando um finalizador anti-frizz após alisar os cabelos com a Basiqe.

E, no dia seguinte, sinta a necessidade de passar mais um pouco de finalizador. E, em algumas horas, você ainda repete o procedimento.

As chances de você acabar com os cabelos com aquele aspecto pegajoso mais rapidamente serão maiores, certo?

Mulher alisando cabelo com Basiqe Sleek Gold
Sempre que você alisar os cabelos com a Basiqe, vale aplicar um bom finalizador de cabelo. Só não exagere na quantidade. 

 

E isso ainda pode acabar com o seu plano de manter o efeito liso por mais tempo. Agora imagine tudo isso com o dobro de produto aplicado nos fios. O resultado será desastroso.

Sendo assim, além de prestar atenção na frequência com que você usa o finalizador de cabelo, observe também a quantidade aplicada. Para não errar, leve em conta as indicações de uso que vêm na embalagem e o seu tipo de cabelo.

Finalizando….

Os melhores finalizadores de cabelo são cosméticos indispensáveis para quem deseja manter os fios comportados, o penteado intacto ou o efeito liso da escova Basiqe por mais tempo. Mas, para escolher o melhor finalizador para os seus fios é importante levar em conta o seu objetivo ao utilizá-lo e o seu tipo de cabelo.

O objetivo pode ser reduzir o frizz, modelar, fixar ou tudo isso ao mesmo tempo, além de hidratar. Mas a verdade é que nem todos os tipos de finalizadores são eficazes para todos os tipos de cabelo.

Para os lisos e ondulados, vale investir nos que combatem a oleosidade, diminuem o frizz e proporcionam mais volume. Já para cacheados e crespos, os melhores finalizadores são aqueles que hidratam os fios.

De todo modo, não deixe de levar em conta também que alguns finalizadores podem ser usados nos cabelos úmidos ou secos, enquanto que outros só devem ser aplicados nos fios secos para eliminar o frizz e/ou prolongar o efeito liso.

Compre a Basiqe Sleek Gold