Mulher com cabelo liso

Qual a melhor temperatura para alisar o cabelo com Basiqe?

Para alisar o cabelo só existem duas opções: aplicar produtos químicos, como no caso da progressiva, ou enfrentar horas e horas com o secador e a chapinha, certo? Errado! Hoje existe uma solução mais rápida e menos danosa para os cabelos: a escova alisadora. Mas, ainda assim, todas essas opções usam fonte de calor para alisar os fios. E, como você deve saber, altas temperaturas em excesso são prejudiciais para a saúde capilar.

Então, como fazer o alisamento sem causar danos excessivos aos fios? É simples: basta escolher a melhor temperatura para alisar o cabelo. Mas já avisamos: cada tipo de cabelo vai demandar uma temperatura diferente. Por isso, hoje nós vamos mostrar como identificar os níveis de calor necessários para alisar cada tipo de fio e como proteger os fios das altas temperaturas.

Tudo sobre a melhor temperatura para alisar o cabelo

Que o calor em excesso danifica o cabelo, você já deve saber. De fato, quando o fio entra em contato com as altas temperaturas do secador e da chapinha, os cabelos podem acabar ressecados e quebrados. Isso acontece porque, para alisar, é preciso que o fio fique muito tempo sob o contato com temperaturas elevadas. E quanto maior a temperatura, mais o cabelo irá sofrer. 

A boa notícia é que, com a escova Basiqe isso não acontece. A tecnologia da escova alisadora garante que os fios sejam uniformemente alisados em menos passadas. Com isso, o cabelo fica menos tempo sob os efeitos negativos de temperaturas altas o que, por consequência, danifica menos a sua estrutura.

De todo modo, também é preciso saber utilizar bem a escova alisadora, tanto para garantir o liso desejado, quanto para saber utilizar a melhor temperatura para alisar cada tipo de cabelo sem danifcar a sua estrutura.

Quais os efeitos das altas temperaturas na hora de alisar o cabelo?

O fio de cabelo consegue resistir, sem grandes alterações em sua estrutura, a temperaturas que variam entre 80ºC a 100°C. Mas essa variação de calor é capaz apenas de secar os cabelos. Se a ideia é alisar as madeixas será necessário utilizar temperaturas mais elevadas.

Em geral, para que o calor consiga mudar a estrutura do fio, sendo capaz de modelar a fibra a ponto de alisá-la, é preciso que o equipamento atinja temperaturas entre 135ºC e 230ºC.

No entanto, o mesmo processo que alisa o fio é o que pode danificar os cabelos. Isso porque, para alisar, o calor gera a evaporação da água que está presente na estrutura da fibra capilar levando, assim, à desnaturação da queratina.

Com isso, o fio perde temporariamente a sua elasticidade, o que garante o alisamento. Mas é isso também que deixa o cabelo mais fraco e propenso a quebrar.

Mulher alisando cabelo com Basiqe Sleek Gold
Com Basiqe você alisa e ainda protege o cabelo de temperaturas altíssimas, que ressecam e equebram os fios. 

No entanto, se você não abusar do alisamento com o calor, usar cosméticos que protegem a fibra capilar e intercalar o uso dos equipamentos que alisam o cabelo, é possível recuperar a umidade, a força e elasticidade dos fios danificados.

Os danos graves causados pelas altas temperaturas durante o alisamento apenas serão irreversíveis quando os fios forem expostos a temperaturas acima de 230ºC.

Qual o melhor acessório de alta temperatura para alisar cabelo?

Como vimos, para alisar os cabelos, você pode optar pela escova progressiva, a dupla secador e chapinha, ou a escova alisadora Basiqe Sleek. Mas é importante lembrar que as duas primeiras alternativas são bastante danosas para a saúde capilar.

Isso porque, para fazer a progressiva, além de prejudicar o seu cabelo com produtos químicos e tóxicos, é preciso usar o secador em alta temperatura e passar a chapinha, que esmaga e quebra os fios, na temperatura máxima e por várias vezes em cada mecha.

Ainda que o resultado pareça perfeito nos primeiro dias, você verá os danos causados em poucas semanas ou meses. E, com o tempo, verá como é difícil fazer a transição capilar, para recuperar a saúde dos seus cabelos.

A segunda opção é a dupla secador e chapinha. O problema aqui é que, como vimos, a chapinha comprime os fios, o que faz com que eles quebram e ressequem com ainda mais facilidade.

Escova alisadora Basiqe Sleek
A Basiqe Sleek Gold oferece 5 temperaturas, que você pode regular de acordo com o estado e o tipo de cabelo. 

 

Já a Basiqe Sleek alisa os seus cabelos em movimento suaves, como se fosse um pente. Ela possui cerdas rígidas divididas em 25 partes, para envolver e alisar cada fio de uma mecha. Por isso, ela é capaz de alisar em até uma passada. Mas, é claro, quanto mais passadas você fizer em cada mecha, mais liso seu cabelo ficará.

Outro diferencial da Basiqe é que ela oferece cinco níveis de temperatura para alisar o cabelo. Com isso, você tem a liberdade de escolher a temperatura ideal de acordo com o tipo e o estado dos seus fios e garantir um liso saudável. Sem contar que a Basiqe também conta com placa de cerâmica, o que mantém a temperatura estável, protegendo ainda mais os fios do calor.

Como evitar danos nos cabelos alisados com alta temperatura?

Agora, mesmo com a Basiqe Sleek é preciso adotar algumas medidas para proteger ainda mais a saúde dos seus cabelos. Afinal, se você usar de forma errada qualquer equipamento que alisa através dos calor, os danos aos fios serão inevitáveis.

Por isso, antes mesmo de escolher a melhor temperatura para alisar o cabelo, vale incluir alguns hábitos na sua rotina de cuidados com as madeixas para evitar danos causados pelas altas temperaturas. Confira os principais:

  • Hidratação: Se você chegou até aqui, viu que o calor alto e em excesso retira a umidade natural do cabelo, deixando-o ressecado e quebradiço. Para evitar isso, é importante manter a hidratação capilar em dia. Invista em cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo e não esqueça de se hidratar também, ingerindo bastante água.
  • Cronograma capilar: Agora, se o seu cabelo já está muito ressecado, quebradiço, com frizz e pontas duplas, é preciso ir além da hidratação. Nesse momento, é importante adotar um cronograma capilar personalizado, que vai hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos.
  • Protetor térmico: E, sempre, sempre mesmo, aplique um protetor térmico antes de alisar os fios. Existem várias opções no mercado, mas é importante escolher o protetor térmico de acordo com o seu objetivo e tipo de cabelo.

Como escolher a melhor temperatura para alisar com Basiqe?

Pronto, agora que você já entendeu que a Basiqe é mais segura e mais prática para alisar os cabelos, e que é preciso manter a saúde capilar em dia para proteger os fios das altas temperaturas, vamos ao que mais interessa: como saber qual é a melhor temperatura para alisar o cabelo?

Aqui, vale reforçar: temperaturas acima de 230ºC são perigosas porque causam danos irreversíveis aos fios. Por isso, para nós, o ideal é nem chegar a isso. Tanto é que a escova alisadora Basiqe oferece temperaturas que variam entre 130ºC e 210ºC. E cada uma é indicada para um tipo de cabelo.

escova que alisa original
Por exemplo, para cabelos finos, que são mais frágeis, é importante não abusar das altas temperaturas, que podem afetar mais facilmente a fibra capilar. Nesse caso, o ideal é alisar com a temperatura de nível mais baixo. O mesmo vale para cabelo que já tem química, como os tingidos e com progressiva.

Por outro lado, para alisar cabelos crespos e cacheados, que possuem fios de curvatura mais acentuada, é necessário utilizar um nível de temperatura maior. E com a Basiqe você também tem a liberdade de alisar como quiser. Por exemplo, com temperaturas mais baixas e menos passadas, é possível conseguir um efeito de escova de salão, mais natural e com muito movimento. Já se o objetivo for chegar ao ultra-liso, basta aumentar a temperatura e passar a Basiqe mais vezes em cada mecha.

Na tabela abaixo, você confere cada temperatura da escova alisadora Basiqe Sleek com a correspondente indicação de uso:

Temperaturas da Basiqe Sleek  Indicada para
130ºC Cabelos finos ou muito fragilizados
150ºC Cabelos descoloridos, com química ou fragilizados
170ºC Cabelos escuros ou com tintura
190ºC Cabelos ondulados e cacheados
210ºC  Cabelos com fios grossos e crespos

Concluindo…

Chegamos aos finalmentes! Até aqui, entendemos como as altas temperaturas atuam na fibra capilar. À medida que elevamos os níveis de calor que entram em contato com os cabelos, a fibra capilar é modificada, perdendo água e elasticidade. Com isso, é possível modelar as madeixas como quisermos. Mas, também por isso, o cabelo acaba ficando mais fraco, quebradiço e opaco.

Para evitar esses efeitos negativos, é importante escolher o equipamento certo para alisar, como é o caso da Basiqe Sleek, que alisa em menos passadas. Depois, vale manter a hidratação capilar em dia. Mas você também pode ir além e investir em um cronograma capilar. Lembrando que, em qualquer situação, é importante aplicar um bom protetor térmico antes de alisar os cabelos.

Por fim, mas não menos importante, é preciso escolher bem a temperatura para alisar o cabelo. Primeiro para garantir que os fios sejam mesmo alisados e, segundo, para evitar danos graves e irreversíveis aos cabelos. Por isso, a escova alisadora Basiqe Sleek oferece 5 temperaturas, com uma variação segura para os seus fios, e cada uma é recomendada para um tipo ou um estado de cabelo.