Mulher de cabelos cacheados e brilhosos

Guia do Condicionador de Cabelo: Porque, Como e Quando usar?

Pode até parecer óbvio, mas o condicionador de cabelo é uma etapa importante nos cuidados capilares. Tanto é que, rotineiramente, a gente já usa esse cosmético após lavar os cabelos com o shampoo, certo? Mas será que é preciso aplicar o condicionador sempre que lavarmos as madeixas? Será que existe um condicionador específico para cada tipo de cabelo? E, mais: existe uma ordem certa para usar esse cosmético? Essas e outras perguntas nós vamos responder agora, no artigo de hoje, para você.

Para que serve o condicionador de cabelo?

O shampoo, que é a primeira etapa da lavagem dos cabelos, acaba por abrir as escamas dos fios, conhecidas como cutículas. Com isso, o shampoo consegue remover sujeiras, resíduos e gorduras que vão se acumulando ao longo dos dias. No entanto, se essa cutícula, que envolve o fio capilar, continuar aberta, os fios ficarão fracos e propensos a perder nutrientes e a sofrer danos maiores de agentes externos, como poluição, secador, chapinha e produtos químicos. 

As escamas abertas apenas serão benéficas caso você queira fazer uma hidratação profunda nos cabelos. Caso contrário, no dia a dia, é importante fechá-lasapós a limpeza com o shampoo.

Pois bem. É aí que entra o condicionador de cabelo. O condicionador é um cosmético que, quando em contato com os fios capilares, irá fechar as cutículas que foram abertas e ainda vai reforçar o papel dessa película protetora.

Mulher alisando cabelo com basiqe Sleek Gold
Um cabelo bem hidratado e condicionado é mais fácil de pentear e alisar. 

Com isso, o fio capilar irá perder menos seus nutrientes, que são responsáveis por mantê-lo hidratado, evitando o ressecamento. E, quanto mais hidratado um cabelo, mais forte, resistente e macio ele ficará. Consequentemente, os fios sofrerão menos com a ação do calor e da poluição.

E só para te lembrar: cabelos ressecados ficam mais quebradiços, com frizz e pontas duplas, e são mais difíceis de pentear e desembaraçar. Tudo isso tem reflexo não apenas no dia a dia, quanto na hora de modelar e alisar as madeixas com Basiqe. Daí a importãncia de manter os cabelos sudáveis para garantir um liso rápido, natural e com muito movimento com a escova alisadora

E a gente também adianta: o condicionador é benéfico para todos os tipos de cabelos e não apenas para os secos e ressecados. Até mesmo quem tem cabelo oleoso precisa de um bom condicionador como etapa dos cuidados capilares.

Devo usar condicionador sempre que lavar os cabelos?

Você deve aplicar o condicionador nos cabelos sempre que lavá-los com shampoo. Essa é a regra: usar o condicionador após o shampoo. A única exceção é se você estiver realizando um cronograma capilar. Nesse caso, entre o shampoo e o condicionador você deve aplicar a máscara de tratamento escolhida. Lembra que o shampoo abre as cutículas dos fios?

Então, por isso vale aplicar a máscara em seguida, já que sua fórmula irá penetrar bem na fibra capilar e, depois, você deve aplicar o condicionador para fechar e selar a camada que protege o fio, retendo os nutrientes que foram absorvidos.

Agora, é importante frisar também que não é recomendado lavar os cabelos todos os dias. Nem mesmo quem tem cabelos oleosos. É preciso saber como lavar corretamente os cabelos também, para evitar tanto o aumento da aoleosidade quanto o ressecamento dos fios.

Como usar corretamente o condicionador nos cabelos?

Seja qual for o seu tipo de cabelo, existe uma regra que vale para todos: apenas aplique o condicionador nos comprimentos e nas pontas, nunca na raiz, para não deixá-la oleosa nem aumentar a produção de caspas. Outra dica: você pode deixar o condicionador agir por alguns minutos nas madeixas.

Mas, sempre, sempre, enxague muito bem os cabelos para retirar todo o produto. Caso contrário, os fios poderão ficar com aspecto de pesado, além de opacos e mais secos. Para lhe ajudar, criamos um passo a passo para usar corretamente o condicionador. Veja:

  1. Molhe bem os fios antes de aplicar o shampoo.
  2. Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos. Repita essa etapa se precisar. Não precisa passar o produto no comprimento do cabelo. Quando você enxaguar, o shampoo que escorrer pelo fio será o suficiente para promover a limpeza, sem ressecar os fios.
  3. Enxágue bem e remova o excesso de água. Se for possível, utilize uma toalha nesta etapa para, gentilmente, reduzir a umidade dos fios, isso vai ajudar na absorção dos nutrientes do condicionador.
  4. Aplique o condicionador nos fios, sem encostar na raiz, e massageie também o comprimento do cabelo.
  5. Aguarde alguns minutos, deixando o condiconador agir nos fios.
  6. Enxágue bem, retirando todo o condicionador dos fios.

Quais são os tipos de condicionadores de cabelo?

Assim como existem vários tipos de shampoo, um para cada tipo de cabelo, você também vai encontrar uma boa variedade de condicionadores. Hoje, o mercado oferece desde condicionadores tradicionais, para serem usados após o shampoo, passando pelos que hidratam profundamente até o que substituem o próprio shampoo, limpando e condicionando ao mesmo tempo. Nós listamos a seguir os principais:

  • Condicionador hidratante: Mais comum, esse é aquele usado pós-shampoo, que pode ser usado em todos os tipos de cabelo.
  • Condicionador pós-lavagem: O leave-in, usado após a lavagem dos fios, é um tipo de condicionador. Sem enxágue, esse cosmético capilar nutre, modela e protege os fios ao longo do dia. 
  • Condicionador antioxidante: Esse tipo é indicado para fios com química, seja tintura ou progressiva, porque ele evita o desbotamento da cor e protege ainda mais contra os danos causados pelos agentes externos.
  • Condicionador de limpeza: Mais conhecido como creme de limpeza, esse tipo de condicionador não contém sulfato em sua composição, que é a substância presente nos shampoos capaz de remover a gordura. Ainda assim, esse condicionador realiza a limpeza, só que de forma suave, o que é ideal para quem tem cabelos danificados, secos ou ressecados. Ou seja, ao mesmo tempo em que limpa, ele hidrata as madeixas.

Como escolher o melhor condicionador para o meu cabelo?

Primeiro, você precisa saber o seu tipo de cabelo, que pode ser liso, ondulado, crespo ou cacheado. Isso porque, em geral, os lisos acumulam mais oleosidade, enquanto os crespos tendem a ser mais secos. Mas não deixe também de analisar o estado atual dos fios. Afinal, é sim possível ter um cabelo liso e ressecado, principalmente se você usa com muita frequência o secador.

Com isso em mente, você deve ler com atenção as embalagens dos condicionadores. É lá que você vai encontrar as recomendações de uso. Para cabelos oleosos, por exemplo, o melhor condicionador é o que tem ingredientes naturais e pouca quantidade de óleo.

Já os cabelos secos irão se beneficiar de condicionadores com alto poder hidratante. Por isso, aposte em fórmulas com pantenol e óleos naturais, como aloe vera, óleo de amêndoas, óleo de coco e óleo de argan.

Por outro lado, se as madeixas estão muito ressecadas e com frizz é sinal de desidratação. Aqui, a melhor escolha é um condicionador aliado à uma máscara de hidratação ou umectante. Agora, se você fez alisamento ou progressiva, opte por um condicionador que tenha em sua lista de ingredientes proteínas, vitaminas e queratina, que irão agir na reconstrução da fibra capilar. 

escova alisadora original

Bom para meu cabelo e para o planeta

Por fim, assim como ocorre com os shampoos, passe longe de substâncias como parabeno e sulfato. Os parabenos são conservantes e alguns estudos apontam para a relação deles com alergias e doenças.

Já os sulfatos, como vimos, é o detergente que limpa e faz espuma nos shampoos. Mas a verdade é que eles também podem entrar nas fórmulas dos condicionadores de cabelo, agindo aqui como emulsificantes. A realidade, no entanto, é que o sulfato é danoso e agressivo para o couro cabeludo e para os fios.

Agora, se você quiser ir além e investir no melhor condicionador para os seus cabelos e para a preservação do meio ambiente, vale apostar também nas versões veganas. O condicionador vegano, além de não ser testado em animais, não possui nenhum ingrediente de origem animal em sua fórmula. E, de modo geral, a maioria dos condicionadores veganos é livre de parabenos, sulfatos e conservantes.

Além disso, você pode optar pelo shampoo e condcionador sólidos. Em barra, essas versões não vêm em embalagens plásticas que são ums dos pirncipais poluentes do meio ambiente nos dias de hoje. 

Concluindo…

O condicionador é tão importante quanto o shampoo na hora de cuidar dos cabelos. Enquanto o shampoo abre as cutículas do fio para realizar a limpeza, o condicionador fecha essas cutículas. Com isso, o fio mantém sua hidratação e fica mais protegido da poluição, de produtos químicos, do calor do secador e da escova alisadora.

Mas é preciso saber como usar o condicionador e como escolher o melhor. Para aplicar, é importante sempre evitar o couro cabeludo e a raiz. Com isso, você evita o aumento da oleosidade e o aparecimento de caspas. E não pense que deixar um pouquinho do produto nos fios será bom. Resíduos de condicionador nos fios podem deixar seus cabelos pesados, opacos e até ressecados.

Além disso, escolha bem o condicionador. Para isso, analise o tipo de condicionador que pode ser de hidratação diária, hidratação profunda, limpeza e hidratação e até leave-in. Por fim, leve em conta a fórmula do produto para escolher o ideal de acordo com o seu tipo de cabelo, o formtato, que pode ser líquido ou sólido e o seu tipo de cabelo.