Leve até 50% OFF + FRETE GRÁTIS!Cupom: 'AMOR' - somente 500 disponíveis! 🏃‍♀️💨

Pesquisar

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Shampoo e condicionador sólidos: Tudo o que você precisa saber sobre eles

    Mulher com as mãos nos cabelos molhados

    Já parou para pensar para onde vão as embalagens de shampoo e condicionador que usamos? A maioria se junta aos 9 milhões de plásticos que contaminam o nosso planeta atualmente. Pensando nisso, os fabricantes investiram no shampoo e condicionador sólidos que, além de não prejudicar o meio ambiente ainda têm outras vantagens.

    Em formato de barra, como se fossem sabonetes, os shampoos e condicionadores sólidos são sustentáveis, práticos e tão ou mais eficientes quanto as já ultrapassadas opções líquidas, que vêm no tubos de plástico. Além disso, podem ser levados para onde você quiser, garantindo cabelos limpos, saudáveis e prontos para serem alisados com Basiqe, né?

    Afinal, um cabelo limpo e bem hidratado é mais cheio de vida, forte e sem frizz.  E um cabelo assim é muito mais fácil de ser alisado com a ajuda do calor. Só não esquece: você só pode usar Basiqe Sleek nos cabelos já secos, ok?

    Qual a diferença entre o shampoo sólido e o shampoo líquido?

    O shampoo sólido tem a mesma função que o shampoo líquido, e o mesmo vale para o condicionador. Ambas as versões atuam no couro cabeludo e nos fios. Mas, enquanto o shampoo remove a sujeira, a gordura e os resíduos de outros produtos que se acumulam ao longo do dia ou dias; o condicionador atua para manter a hidratação dos fios.

    E ainda que seja preciso saber como lavar os cabelos corretamente, de modo geral, o shampoo e o condicionador, quando usados de maneira certa sobre as madeixas, ajudam a manter os cabelos fortes, saudáveis e brilhantes.

    Mas a principal diferença entre a versão sólida e líquida, tanto do shampoo quanto do condicionador, é também a mais óbvia: a embalagem e o formato. Ao invés de engarrafado em embalagens plásticas, a versão sólida é vendida em formato de barra, como se fosse um sabonete. E, em geral, para protegê-lo, as fabricantes o envolvem em embalagens de papelão reciclado, derivados de papel ou materiais biodegradáveis..

    Com isso, é possível reduzir o uso e descarte de embalagens plásticas que contaminam o planeta e, de quebra, ainda garante-se um melhor aproveitamento dos produtos.

    Shampoo em barra limpa mesmo o cabelo?

    Limpa e limpa até mais que o shampoo líquido. Isso se dá porque, enquanto a versão líquida tem muita água em sua composição, o mesmo não ocorre com o shampoo sólido.

    Tanto o shampoo quanto o condicionador em barra não utilizam água no processo de fabricação, o que faz com que a sua composição seja muito mais concentrada. Por conta disso, o shampoo consegue limpar mais e melhor as madeixas. E o condicionador também tem poder hidratante aumentado.

    Mulher de costas passando a mão nos cabelos
    O shampoo em barra limpa mais que a sua versão líquida. (Fonte: Tim Mossholder/ Unsplash)

    Além disso, de modo geral, os shampoos e condiconadores em barras são feitos com ingredientes naturais e menos nocivos. Mas é preciso paciência para ver os resultados nos cabelos. Isso porque, quando você começar a usar o shampoo em barra ele irá, aos poucos, remover os resíduos dos shampoos que você costumava usar e, consequentemente, as substâncias nocivas aos fios como parafinas, silicones e petrolatos.

    De todo modo, fica o alerta: sempre fique longe de shampoos e condicionadores com sulfatos em sua fórmula, que são detergentes agressivos  e que produzem espuma. Evite também os parabenos, derivados de petróleo, ftalatos, silicone e corantes artificiais, que podem danificar os seus cabelos e a sua pele.

    Quanto tempo dura o shampoo e condicionador sólidos?

    Como são produtos com uma concentração maior de ingredientes e menos água, o shampoo e condicionador sólidos garantem uma duração maior do que as versões líquidas.

    Por isso, não é preciso exagerar na aplicação do produto nas madeixas. De forma geral, uma barra de shampoo sólido chega a durar, em média, entre 30 e 60 lavagens. E isso corresponde a, aproximadamente, dois ou três frascos das versões líquidas.

    Mas é claro que isso também vai depender do comprimento do seu cabelo e de quantas vezes por semana você costuma lavar as madeixas. Agora, se você quiser fazer com que as barrinhas durem mais, vale seguir três dicas preciosas:

    1. Desligue o chuveiro enquanto usa o shampoo e o condicionador sólidos. Afinal, a água vai fazer com que os produtos se dissolvam com mais rapidez.
    2. Corte as barras em pedaços menores e utilize apenas um pedaço por vez.
    3. Armazene as barras de shampoo e condicionador sólido em saboneteiras com frestas que ajudam a drenar a água e evitará que a barra derreta.

    Qual o melhor shampoo e condicionador sólidos para meu tipo de cabelo?

    Assim como ocorre com qualquer produto capilar, é importante escolher o shampoo e condicionador sólidos de acordo com o seu tipo de cabelo. Não é à toa que existem muitos tipos de shampoos e condicionadores à venda.

    Com isso em mente, leia atentamente as embalagens que indicam se o shampoo e o condicionador em barra são para cabelos oleosos, secos, normais ou mistos, ressecados, crespos, cacheados, lisos, ondulados e tingidos.

    Além disso, você também vai encontrar opções com propriedades hidratantes, antiqueda, anticaspa, antioxidantes, entre outros.

    Todo shampoo e condicionador em barra são veganos?

    De fato, a maioria dos shampoos e condicionadores em barra são naturais e veganos. Ou seja, não utilizam nenhum produto de origem animal nem em sua composição nem na embalagem. Além disso, a maioria também não é testada em animais.

    No entanto, essa não é uma regra. Então, se você preza pela preservação do meio ambiente, além de produzir menos lixo evitando embalagens plásticas, sempre verifique antes se o cosmético também é vegano. 

    Como usar o shampoo e condicionador em barra?

    Existem basicamente duas formas de aplicar o shampoo e o condicionador sólidos nos cabelos. Você pode massagear o couro cabeludo com a ajuda do shampoo em barra ou pode esfregar o produto antes nas mãos e depois aplicar nas madeixas.

    De todo modo, os especialistas recomendam que você não aplique o shampoo em barra no sentido contrário ao nascimento dos fios. Isso pode contribuir para aumentar o frizz. Já o condicionador em barra, assim como a sua versão líquida, deve ser aplicado apenas no comprimento do cabelo e nunca na raiz.

    Quais as vantagens e desvantagens do shampoo e condicionador sólidos?

    Para você entender melhor se vale a pena ou não incluir o shampoo e condicionador sólido na sua rotina de cuidados capilares, nós separamos para você os prós e contras desses produtos. Confira as vantagens dos shampoos e condicionadores em barra:

    • Sustentável: O shampoo e condicionador sólidos não agridem o meio ambiente. Isso ocorre porque esses produtos não vêm em embalagens plásticas, que contaminam a natureza quando são descartados. Além disso, a quantidade de água usada na fabricação do shampoo e condicionador sólido é bem menor. Ou seja, você ajuda a economizar água e a produzir menos lixo.
    • Leve e portátil: Por ser em formato de barra, o shampoo e condicionador sólido é mais fácil de levar para qualquer lugar, seja na bolsa de mão ou na mala de viagem. Além disso, você não precisa se preocupar com vazamentos, como ocorre com o shampoo e condicionado líquidos. Ah, e como não é líquido, você pode levar o quanto quiser no avião também.
    • Menos agressivo: O shampoo sólido agride menos os fios do que a versão líquida porque, em geral, sua fórmula é livre de ingredientes químicos nocivos e derivados de petróleo, que danificam as madeiras a longo prazo e podem causar alergias.
    • Mais concentrado:Por outro lado, tanto o shampoo quanto o condicionador em barra tem fórmulas mais concentradas. Isso significa que eles limpam mais e hidratam mais também. Por isso, pegue leve na quantidade afinal, a limpeza excessiva dos cabelos pode ressecar os fios ou aumentar a oleosidade. 
    • Mais durável: Como vimos, o shampoo e condicionador sólidos duram mais que os equivalentes líquidos. Como não possui água em sua composição, eles são mais concentrados e, com isso, você só precisa aplicar um pouco sobre os fios que já será o suficiente para limpar e hidratar.

    Por outro lado, também existem algumas desvantagens quando tratamos de shampoos e condicionadores em barra. Ao contrário do shampoo líquido, a versão sólida do shampoo, por exemplo, produz menos espuma, o que pode causar uma sensação de que o produto não limpou as madeixas, mas limpou, sim!

    Outra desvantagem é que por ter a fórmula mais concentrada, o shampoo em barra pode deixar o cabelo mais áspero durante a lavagem.

    Para finalizar…

    O shampoo e condicionador em barra são opções ecologicamente corretas porque, antes de mais nada, não utilizam plástico nem na sua composição nem na embalagem. Além disso, esses produtos são perfeitos para você levar para a academia e em viagens, já que cabem em qualquer lugar e não vazam.

    Outra vantagem dos shampoos e condicionadores sólidos é que eles têm fórmula muito mais concentrada. Isso ocorre porque não é utilizada água em sua fabricação. Com isso, o shampoo limpa mais e melhor e o condicionador hidrata mais também. Sem contar que, por serem em barra, esses cosméticos capilares possuem uma duração muito maior do que o shampoo e o condicionador líquidos.

    Assim, mesmo que eles possam ser, em um primeiro momento, mais caros, a longo prazo o custo-benefício será bem maior. Agora, é preciso pontuar também os pontos negativos desse tipo de produto. Por ser mais concentrado e limpar mais, o shampoo sólido pode acabar ressecando os fios e, se usado da maneira errada, pode contribuir para gerar ainda mais frizz. Por isso, é importante saber usar os produtos em barra e dosar a quantidade aplicada nos cabelos. 

    escova que alisa