Duas mulheres com toalha enrolada no cabelo lavado.

Como escolher o melhor shampoo para o meu tipo de cabelo?

Para manter um cabelo bonito e saudável é preciso adotar uma série de bons hábitos como: ter uma alimentação saudável, beber muita água, evitar o estresse, lavar corretamente os fios, usar os produtos certos nas madeixas e repor nutrientes de tempos em tempos. E a gente já adianta: para lavar os cabelos, o melhor shampoo é aquele que limpa sem ressecar os fios e sem deixar o couro cabeludo oleoso.

Mas não são todos os shampoos que garantem isso. Até porque são muitas as variações disponíveis no mercado e cada pessoa tem um tipo de cabelo com necessidades diferentes. Assim, como escolher o melhor shampoo? Hoje nós vamos dar a resposta definitiva para essa pergunta!

Afinal, para garantir cabelos fortes e saudáveis - e um liso perfeito, com brilho e cheio de movimento com a escova alisadora - é preciso começar pelo básico: a lavagem das madeixas. E lavar os cabelos vai muito além de aplicar qualquer shampoo e condicionador nos fios. É preciso, antes de mais nada, escolher os produtos certos para o que o seu cabelo, de fato, precisa.

Tudo sobre como escolher o melhor shampoo para o seu cabelo

Para começar, é importante que você saiba qual é o seu tipo de cabelo, tanto em termos de textura e curvatura, que pode ser liso, ondulado, crespo e cacheado, quanto em relação ao grau de oleosidade do fio, que pode ser seco, misto, normal ou oleoso. Além disso, você também precisa entender qual o estado atual do seu cabelo: ressecado, danificado, quebradiço, fraco, muito oleoso e etc.

Isso porque, ainda que a regra geral diga que cabelos lisos são mais oleosos e que os cacheados e crespos são mais secos, existem exceções. É só você pensar que um cabelo crespo que recebe nutrientes e proteínas com frequência será mais forte, saudável e até mais hidratado do que um liso que não recebe nenhum tratamento.

Além disso, não é incomum cabelos danificados por conta do excesso de secador e chapinha, ou por conta de químicas como progressiva e tintura. E a verdade é que tudo isso vai pesar na hora de escolher o melhor shampoo para o seu cabelo e vamos explicar o porquê.

Qual a importância do shampoo para a saúde capilar?

O shampoo é o responsável pela limpeza dos cabelos, tanto no couro cabeludo como no comprimento do fio. É ele que irá eliminar a sujeira acumulada, a gordura, os resíduos que ficaram de outros produtos e até mesmo a poluição que fica impregnada nos fios ao longo do dia. Ou seja, na prática o shampoo  tradicional pode acabar ressecando os cabelos. 

Mas, de antemão, já vale uma ressalva: o couro cabeludo de qualquer pessoa produz uma oleosidade natural que, quando escorre pelo comprimento do fio até as pontas, é o que mantém a hidratação dos cabelos. O resultado disso é , portanto, um cabelo forte, saudável e mais bonito. 

No entanto, nas cacheadas e crespas, a curvatura em espiral do fio dificulta essa oleosidade natural de atingir adequadamente o comprimento e as pontas. Por isso, esses dois tipos de cabelos costumam ser mais secos e frágeis.

Já no cabelo liso e ondulado, enquanto essa dificuldade não existe, o que ocorre é que a oleosidade costuma ser produzida em excesso, se concentrando especialmente na raiz.
Mulher com cabelo crespo alisando com Basiqe Sleek GoldUm cabelo limpo, hidratado e bem tratado garante um liso mais bontio com a escova Basiqe. 

 

Com isso em mente, voltemos ao shampoo. O melhor shampoo não deve retirar a oleosidade do couro cabeludo, nem ressecar os fios. Pois bem. É aí que entra a importância de saber escolher bem o shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo e a necessidade atual dele. 

Pensa bem: se o shampoo remove a gordura, isso deveria ser ótimo para quem tem cabelo oleoso, certo? Certo! Mas tanto o uso do shampoo quanto a lavagem excessiva dos fios podem gerar o efeito rebote, que é quando o nosso corpo entende que toda a oleosidade natural do couro cabeludo foi removida e ele começa a produzir mais para repor essa perda.

Algo similar pode ocorrer também em quem tem cabelos crespos e cacheados. Seguindo a lógica, o shampoo, ao retirar a pouca oleosidade desses fios, acabaria por ressecar ainda mais o cabelo. 

Então o que fazer? Deixar de usar o shampoo? Essa pode até ser uma boa escolha, mas falaremos sobre isso em outro artigo. Aqui, a boa notícia é que as fabricantes investiram em fórmulas variadas e específicas para atender a todos os tipos de cabelos. Hoje você já encontra shampoos que hidratam, que removem pouca ou muita oleosidade, que mantém a coloração, entre outros. 

Quais são os tipos de shampoo?

Hoje os shampoos podem ser divididos em cinco categorias: leitosos, perolados, transparentes, sem sulfato e anti resíduos. Confira a seguir quais são as características e funcionalidades de cada um e escolha o melhor para o seu tipo de cabelo.

Shampoo transparente

O shampoo transparente é o que promove uma limpeza maior nas madeixas e no couro cabeludo. Mas como a limpeza excessiva pode tanto aumentar a oleosidade quanto ressecar os fios, esse tipo de shampoo não deve ser usado todos os dias. 

De preferência, utilize o shampoo transparente apenas quando sentir que os fios estão muito sujos, o que pode ocorrer uma vez por semana, para quem já tem o cabelo oleoso, ou a cada 15 dias, para quem tem as madeixas mais secas.

Shampoo leitoso

Esse tipo de shampoo tem uma textura leitosa ou cremosa. Isso ocorre porque seu papel principal é limpar, sem ressecar os fios. Ou seja, ao mesmo tempo em que remove sujeira e resíduo, o shampoo leitoso também hidrata. 

Shampoo perolado

Se o que você busca é um meio termo entre os shampoos de limpeza e o hidratante, sua escolha deve ser o shampoo perolado. Esse tipo é o mais comum à venda porque ele hidrata, ainda que menos do que o shampoo cremoso, e também limpa, ainda que menos do que o shampoo transparente.

Shampoo antirresíduo

O shampoo antiresíduos é, como o próprio nome diz, um produto que remove qualquer resíduo. Ele é parecido com o transparente, só que tem ação ainda mais potente de limpeza. Por isso, o shampoo antiresíduos só é indicado para ser usado em algumas ocasiões, como antes de tratamentos capilares com o objetivo de abrir as cutículas dos fios e permitir uma maior absorção de vitaminas e nutrientes.

Shampoo sem sulfato

Esse é o shampoo mais recomendado atualmente para qualquer tipo de cabelo. O sulfato é um dos principais ingredientes da maioria dos shampoos porque é justamente ele que tem a ação detergente, para remover a sujeira e gordura dos cabelos. É ele também que garante aquela espuma característica dos shampoos.

Por outro lado, também é o sulfato que pode causar o ressecamento dos fios, além de aumentar a ocorrência de alergias, irritações, coceiras e até escamações no couro cabeludo, além de desbotar tinturas.

Já os shampoos sem sulfato, além de garantir uma boa limpeza, fazem isso de forma mais suave e sem agredir os fios e o couro cabeludo. Hoje você já encontra shampoos transparentes, leitosos e perolados sem sulfato. 

Qual o melhor shampoo para cabelo liso, ondulado, cacheado, crespo, oleoso, seco e tingido?

Pelo tópico acima já deu para ter uma noção de qual é o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo. Se você tem cabelo oleoso, que é naturalmente mais pesado e com excesso de óleo na raiz, o melhor é investir em shampoos transparentes ou perolados.

Agora, se os seus cabelos são lisos e finos, opte também por um shampoo que seja sem sulfato. Já para os fios finos e crespos, que são naturalmente mais secos, a lavagem deve ser feita com um shampoo hidratante e também sem sulfato.

Cabelos opacos, sem vida, fáceis de quebrar e cheios de frizz vão se beneficiar de shampoos que hidratam enquanto limpa e sem sulfato, ou dos shampoos perolados.

Mas além disso, os shampoos também se diferenciam por conta da lista de ingredientes. Pensando nisso, confira abaixo um resumo de quais são os melhores shampoos para o seu cabelo:

  • Cabelo liso e ondulado: Dê preferência para shampoos perolados, os que combatem a oleosidade, que não tenham sulfato na fórmula e tenham proteínas na lista de ingredientes.
  • Cabelo crespo: O melhor shampoo para cabelos crespos tem agentes hidratantes na fórmula, não tem sulfato e ainda conta com queratina na lista de ingredientes.
  • Cabelo cacheado: O fio cacheado precisa de hidratação e nutrientes também. Então vá de shampoos que hidratam, sem sulfato e que tenham pantenol e proteínas na fórmula.
  • Cabelo tingido: Aqui, o mais importante é evitar o ressecamento e o desbotamento da cor. Por isso, opte por um shampoo específico para cabelos com tintura e sem sulfato.

Para concluir…

O shampoo é tão importante quanto qualquer outro produto que você aplica nos cabelos. É ele que irá realizar a limpeza dos fios e do couro cabeludo e, com isso, ajudar a manter os cabelos bonitos e saudáveis.

No entanto, nem sempre é fácil escolher o melhor shampoo. Até porque existem vários produtos indicados para diferentes tipos de cabelos e necessidades. O shampoo transparente, por exemplo, não é de uso diário, mas limpa profundamente, removendo sujeira, gordura e resíduos de outros produtos. Agora, se a ideia é limpar ainda mais, o que pode ser necessário caso você vá fazer aquela super hidratação, você pode usar o shampoo anti resíduos. Os dois tipos, porém, devem ser usados de vez em quando para não ressecarem os fios nem aumentar a oleosidade.

Outro tipo de shampoo é o perolado, que é o mais comum de todos porque limpa sem agredir e confere uma leve hidratação. Mas se o seu cabelo é seco ou está ressecado, o melhor shampoo é o que tem fórmula hidratante. Ele irá promover uma limpeza mais suave e garantir que os fios mantenham a sua hidratação natural. De toda forma, smepre opte pelo shampoo sem sulfato, que limpa sem agredir nem causar irritações no couro cabelo.

escova alisadora Sleek Gold