Mulher de perfil com cabelo cheio de frizz

Como evitar cabelos ressecados ao alisar os fios?

Cuidar dos cabelos nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, são tantos os fatores, externos e internos, que interferem na saúde e na aparência dos fios que às vezes dá até desânimo, não é? Mas não se deixe abater. Principalmente se você escovar e alisar os cabelos com muita frequência, é fundamental cuidar das madeixas para evitar os temidos cabelos ressecados.

Pode reparar. Se você escovar e alisar os cabelos todos os dias, ainda mais usando a máxima temperatura dos aparelhos, em pouco tempo os sinais de ressecamento vão aparecer nos fios. Mas não é só isso que pode deixar os cabelos ressecados. Por isso, vamos mostrar a seguir oq ue causa os ressecamento e como evitar que os cabelos fiquem fracos, sem brilho e quebradiços. 

Cabelo ressecado x cabelo seco: Qual a diferença?

Antes de falarmos tudo sobre os cabelos ressecados é importante que você entenda a diferença entre eles e os cabelos secos. Isso porque, enquanto os cabelos ressecados são um estado no qual o fio se encontra em um determinado momento, os cabelos secos são, de fato, uma característica do fio.

O cabelo seco, portanto, é um tipo de cabelo assim como o cabelo oleoso e o cabelo misto. Mas, no caso do seco, ele costuma ter as cutículas abertas. As cutículas são as camadas que envolvem e protegem o fio capilar e, quanto mais abertas, mais expostas a danos externos elas estarão. Em geral, cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos por conta da curvatura em forma de molas, o que dificulta a oleosidade natural do couro cabeludo descer pelo comprimento até as pontas.

Os cabelos ressecados também se caracterizam por terem as cutículas bem abertas. No entanto, eles ficam assim por conta de uma série de fatores externos e internos, que podem acometer qualquer pessoa, com qualquer tipo de cabelo. A diferença é que o que cabelo ressecado deixa o fio mais fraco, sem brilho, opaco, quebradiço, com pontas duplas e mais embaraçado por falta de cuidados ou pelo mau uso de equipamentos e produtos. 

O que deixa os cabelos ressecados?

Os cabelos ficam ressecados por conta de fatores externos e internos. O primeiro caso é o mais comum. Tanto é que, não raro, os fios ressecam por conta da poluição, exposição prolongada ao sol, contato com o cloro de piscina, do sal da água do mar e de tratamento capilares como tintura e progressiva.

Mas não é só isso. Uma das principais causas do ressecamento dos fios é o uso excessivo, e em altas temperaturas, de equipamentos que secam e modelam os cabelos. Mas até mesmo o shampoo errado pode contribuir para ressecar mais os cabelos.

Tudo isso, além de abrir a cutícula do fio, ajuda a remover a hidratação, as proteínas e os óleos naturais que compõem os cabelos. Com isso em mente, reunimos uma lista com os principais responsáveis pelos cabelos ressecados. Veja:

  • Exposição prolongada ao sol;
  • Cloro da piscina;
  • Água do mar;
  • Tinturas;
  • Alisamentos químicos;
  • Água quente;
  • Lavar com muita frequência os cabelos;
  • Shampoo com detergente na fórmula;
  • Uso frequente de secador, chapinha e escova alisadora;
  • Uso de temperaturas muito altas para secar e alisar.

No entanto, existem alguns fatores internos que também podem levar os cabelos a ficarem ressecados. Não raro, o ressecamento dos fios indica uma deficiência de nutrientes ou até mesmo uma doença, como alterações hormonais, anemia, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, entre outros.

Na dúvida, recomendamos que você sempre inclua na sua dieta alimentos que fortaleçam os cabelos e busque a ajuda de um especialista da área médica.

Como saber se meu cabelo está ressecado?

Sempre observe os sinais. Por isso é importante conhecer o seu tipo de cabelo e saber quais alterações ocorrem nele. Mas, de modo geral, um cabelo ressecado estará sem brilho ecom aspecto opaco. Além disso, é comum que a textura também fique mais áspera, o frizz aumente e as pontas também ressecam.

Outro sinal comum a cabelos ressecados é que os fios ficam mais frágeis e, com isso, se tornam quebradiços. A queda de cabelo também pode aumentar e os fios embaraçam com muito mais frequência e facilidade. Nesse estágio, o fio pode ficar muito poroso, o que significa que ele já está mais ressecado e chegando a um estágio de cabelo danificado.

Como tratar um cabelo ressecado?

Se os seus cabelos estão ressecados, a boa notícia é que existe tratamento para isso. Mas é preciso agir rápido para não agravar o quadro. Fios ressecados, de modo geral, precisam de hidratação frequente para recuperar a água, e de nutrição para repor os óleos perdidos.

Agora, se só seus cabelos estiverem ressecados e danificados, é preciso considerar o cronograma capilar que, além de hidratar e nutrir os fios, também inclui a etapa de reconstrução capilar.

Mas o mais importante em qualquer etapa é sempre aplicar os produtos certos nos cabelos. Na hidratação é fundamental usar máscaras com agentes que sejam indicados para o seu tipo de cabelo. Lembrando que cabelos lisos e ondulados também ficam ressecados.

Mulher com metade do cabelo cacheado e metade alisada com Basiqe

Basiqe além de alisar qualquer tipo de cabelo, evita o ressecamento e dá brilho para os fios. 

6 dicas para evitar cabelos ressecados ao alisar

Para evitar cabelos ressecados por conta do clima, do uso frequente de equipamentos que alisam através do calor e de outros fatores externos, nós também reunimos 6 dicas que vão ajudar a proteger o fio. Confira:

1. Lave com água fria ou morna

Vimos que lavar os cabelos com água quente é um dos fatores que podem causar ressecamento nos cabelos. O fato é que a temperatura elevada da água também atua diretamente na cutícula do fio, fazendo com que ela se abra, causando o ressecamento da fibra. Por isso, sempre que for lavar os cabelos, opte pela água morna ou fria.

2. Aplique cosméticos para o seu tipo de cabelo

Um dos grandes erros que cometemos é comprar um shampoo, condicionador, máscara ou até leave-in sem ler atentamente a lista de ingredientes. Isso porque cada produto é feito para um tipo de cabelo. Basta pensar no desastre que seria usar um produto com muito óleo na composição em um cabelo oleoso. O mesmo vale para os cabelos secos e os ressecados.

Quem tem cabelo cacheado e crespo, por exemplo, deve evitar cosméticos capilares com sulfatos e petrolatos, e apostar naqueles cuja fórmula tenha agente hidratantes para evitar o ressecamento.

3. Aumente o espaço entre as lavagens

Lavar demais os cabelos também pode ressecar os fios. Então, se você costuma alisar os cabelos com Basiqe toda semana, é importante saber como manter o efeito liso por mais tempo. Com isso, você evitar ter que lavar com tanta frequência para refazer o alisamento.

E você também acaba usando menos a escova alisadora. Isso, por consequência, dá um descanso ao cabelo do contato com as altas temperaturas. No fim das contas, você mantém o cabelo liso e evita o ressecamento causado pelas lavagens e pelo calor excessivos, e ainda preserva a oleosidade natural dos fios.

4. Use protetor térmico

Independentemente da frequência, se você alisa os cabelos com Basiqe Sleek é importante sempre aplicar um bom protetor térmico antes do procedimento. E se você seca ou dá uma leve escovada antes com o secador - o que é interesse se você vai alisar cabelos crespos e cacheados com a Basiqe - faça isso antes da secagem também.

Como vimos, o calor é uma das causas do ressecamento dos cabelos. E o protetor térmico faz justamente o que o nome diz: protege a cutícula que envolve externamente o fio das altas temperaturas.

5. Escolha a temperatura ideal de Basiqe

Que as altas temperaturas, e em excesso, ressecam os cabelos, isso você já sabe. Mas não é por isso que você precisa deixar de secar e alisar os cabelos quando desejar. Além de aplicar o protetor térmico, é importante saber escolher a temperatura certa.

Por isso, o Basiqe oferece 5 níveis de temperatura. Cada uma é indicada para um tipo de cabelo, seja ele fino ou grosso, liso ou crespo, danificado ou não. Além disso, como alisa fio por fio, Basiqe garante um alisamento em menos passadas. E menos passadas significa que o seu cabelo ficará menos tempo em contato com o calor, preservando mais a saúde capilar.

6. Hidrate com frequência

Mesmo que o seu cabelo esteja saudável, se você usa o secador e a Basiqe com frequência o que vale é ser precavida. Por isso, adote a hidratação como parte dos cuidados diários com as madeixas.

Esse hábito vai ajudar a manter a água e os nutrientes dos cabelos e ainda deixará os fios mais alinhados, com menos frizz e mais brilho. E, é claro, com isso, você evita que os cabelos fiquem ressecados.

Para terminar….

Cabelos ressecados: ninguém gosta, mas todo mundo já teve. Poluição, sol, tintura, secador, chapinha. Quase tudo, desde fatores externos até deficiências nutricionais e até algumas doenças podem causar o ressecamento dos fios. Mas, antes de mais nada, é preciso saber identificar o fio ressecado, que é diferente do cabelo seco.

O cabelo ressecado é opaco, sem brilho, embaraça com mais facilidade e pode se tornar quebradiço também. Para tratar um cabelo assim, é preciso investir em hidratação ou até mesmo no cronograma capilar. E para evitar vale lavar com água morna ou fria, usar produtos indicados para o seu tipo de cabelo, aumentar o espaço entre as lavagens, usar menos e corretamente o secador e a escova alisadora, escolher bem a temperatura e aprender a manter o efeito de cabelo liso por mais tempo.

escova que alisa cabelo