GANHE 1 SLEEK GRÁTIS 🎁na compra da Duo Max. Apenas 50 disponíveis, clique e confira!

quero já

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Quais os melhores alimentos para fortalecer o cabelo?

    Mulher deitada com cabelos loiros espalhados em fundo amarelo com pedaços de laranja ao redor.

    Se você pensa que só os cosméticos atuam na saúde capilar, não se engane. Para ter cabelos fortes e saudáveis - e reduzir o efeito quebradiço e ressecado, comum em que alisa as madeixas com frequência -, é importante dar atenção aos seus hábitos. Entre eles, os alimentares.

    Tanto é que, não raro, uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e outros nutrientes costuma ser a principal causa para que os cabelos fiquem quebradiços e com aparência opaca e sem vida. Por isso é que uma boa nutrição capilar começa sempre de dentro para fora. Mas não para por aí.

    Além de comer bem para ter cabelos fortes, você também deve incluir outros hábitos em sua rotina como: ingerir bastante água, usar cosméticos de acordo com o seu tipo de cabelo e, quando for usar acessórios que alisam os fios, optar pelos que oferecem tecnologia para agredir menos do que o secador e a chapinha.

    Por que você deve consumir alimentos que fortalecem os cabelos?

    Sol, altas temperaturas, poluição, química e estresse. Você já deve saber que esses são alguns dos fatores que interferem diretamente na saúde dos seus cabelos. Afinal, quem nunca sofreu com fios sem brilhos, quebradiços, com pontas duplas e cheios de frizz? Pois todos esses sintomas mostram que o cabelo está precisando de cuidados.

    E os cuidados mais básicos são: evitar lavar os cabelos com água quente, ingerir bastante água para contribuir com a hidratação dos fios, adotar um estilo de vida mais leve, reduzindo o estresse e praticando atividade física e, o mais importante, se alimentar bem e escolher a dedo os acessórios para alisar ou modelar os fios.

    A seguir, nós destacamos os dois principais fatores que interferem negativamente na saúde capilar:

    • Má alimentação: Uma alimentação baseada em produtos industrializados e pouco diversificada pode levar à deficiência de vitaminas e minerais que são importantes para o crescimento e fortalecimento dos cabelos, e do organismo como um todo.
    • Alisamento: Quem alisa os cabelos com química sabe que os produtos irão, inevitavelmente, agredir e danificar a estrutura dos fios. Mas quem alisa os cabelos com secador e chapinha também deve redobrar a atenção. Isso porque o calor excessivo em contato com os cabelos danifica e enfraquece a estrutura capilar porque desnaturam as proteínas, principais componentes dos fios.

    Para contornar o problema do secador e da chapinha, vale investir em acessórios que alisam sem danificar os fios. Uma alternativa é a escova alisadora Basiqe Sleek. É claro que, se você usar a escova de modo errado, os seus cabelos poderão sim acabar enfraquecidos. Mas a Basiqe garante que, se você usá-la corretamente, você irá evitar danos aos seus cabelos.

    Isso acontece porque a Basiqe tem uma tecnologia exclusiva que ajuda a proteger o seu cabelo. Primeiro porque você pode escolher a melhor temperatura para alisar de acordo com o seu tipo de cabelo. E, segundo, porque você consegue dividir cada mecha de cabelo em 25 partes, o que garante um alisamento mais uniforme e mais rápido do que se você estivesse usando a chapinha.

    Na prática você precisa passar a Basiqe menos vezes no cabelo para garantir o liso ideal. E, com isso, o seu cabelo sofre menos em contato com o calor. Agora, para investir em uma alimentação saudável é preciso, primeiramente, evitar produtos industrializados e ultraprocessados e focar em alimentos para fortalecer o cabelo.

    Como os alimentos fortalecem os cabelos?

    O fio de cabelo é formado por três camadas: a cutícula, o córtex e a medula. É na camada do meio, o córtex, em que se localiza a maior quantidade do nutriente que dá força, brilho e saúde aos fios: a queratina.

    A queratina é uma proteína que protege o fio, aumenta a resistência, a elasticidade e a resistência dos cabelos. Ela funciona mesmo como uma camada protetora, que impede a perda de água e de outros nutrientes do cabelo.

    Na falta dela e de outros nutrientes no nosso organismo, o efeito nos cabelos acaba sendo visível na camada externa do fio, que fica seca, opaca, sem vida e quebradiça.

    prato com alimentos que fortalecem o cabelo
    Uma alimentação natural e diversificada é o segrede para ter cabelos fortes e bonitos. (Fonte: Anna Pelzer/ Unsplash)

    Além disso, quando ocorrem agressões externas ao cabelo, seja com acessórios que emitem calor ou com a aplicação de químicas, por exemplo, a queratina do fio também é degradada. O resultado, mais uma vez, é um cabelo fraco, ressecado e quebradiço.

    Agora, quando você se alimenta bem, com alimentos naturais e variados, você consegue consumir uma boa quantidade de proteína, de vitaminas e minerais.

    De modo geral, os alimentos ricos em proteínas são os ideais para ajudar o corpo na formação da queratina. Mas a verdade é que vitaminas e sais minerais também podem atuar na síntese da queratina e, por consequência, ter reflexo no fortalecimento do cabelo.

    Quais são os melhores nutrientes para fortalecer os cabelos?

    São inúmeros os nutrientes que atuam na saúde capilar, assim como na do organismo como um todo. E ainda, que as proteínas tenham uma importância maior, é fato que para fortalecer os cabelos você precisa consumir alimentos diversificados para garantir o consumo de ômega 3, sais minerais e vitaminas. Conheça a seguir os principais nutrientes presentes nos alimentos para fortalecer os cabelos:

    1. Ômega 3: Esse é um ácido graxo que dá flexibilidade aos fios e aumenta a absorção de nutrientes, como a vitamina A. Como nosso organismo não produz esse nutriente, precisamos consumir alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha e semente de linhaça.
    2. Sais minerais: Zinco, ferro e selênio, por exemplo, atuam no crescimento saudável dos fios capilares. Sem esses sais minerais, o cabelo pode ficar quebradiço e cair com mais frequência. Para inseri-los na dieta, invista em lentilha, espinafre, brócolis e couve.
    3. Proteínas: Como vimos, os alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o organismo a produzir queratina. Para isso, consuma diariamente feijão, grão de bico, lentilha, carnes, peixes e nozes.
    4. Vitaminas: As vitaminas que fortalecem os cabelos evitam a queda, a quebra e o crescimento lento dos fios, além de atuarem na síntese da queratina. A vitamina C para cabelo, por exemplo, age na formação do colágeno. Enquanto que a vitamina A evita o ressecamento dos fios. Já as vitaminas do complexo B cuidam do couro cabeludo e previnem a queda.

    Quais alimentos enfraquecem os cabelos?

    Ao mesmo tempo em que é importante conhecer os nutrientes e alimentos que fortalecem os cabelos, vale ficar de olho naqueles que fazem o contrário: enfraquecem a saúde capilar.

    Você sabia, por exemplo, que consumir açúcar em excesso pode prejudicar a saúde dos seus cabelos? Isso de fato acontece porque o açúcar libera altas doses de insulina que, de uma forma indireta, atua na liberação de hormônios que inflamam o organismo. Isso pode acabar afinando os fios, deixando-os fracos e quebradiços.

    Outro produto que acaba atuando negativamente sobre os cabelos é o café. Mas, calma. Se você não dispensa aquele cafezinho de manhã ou de tarde, saiba que o problema aqui está no consumo excessivo. Ao tomar muito café, seu organismo pode acabar reduzindo a capacidade de absorver cálcio e ferro, nutrientes que também são importantes para fortalecer os cabelos.

    Agora, de nada adianta você consumir alimentos para fortalecer os cabelos e usar acessórios que danificam menos os fios se, no final das contas, você exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Além de ser prejudicial para a saúde, o álcool aumenta os radicais livres e provoca inflamações no organismo, com consequência direta na aparência dos cabelos.

    Por fim, evite também o consumo de farinha branca. Dê sempre preferência à farinha integral. Afinal, pães brancos, massas e bolos acabam tendo o mesmo efeito do açúcar no nosso corpo o que pode, em último caso, causar queda excessiva de cabelo.

    Por fim…

    Para ter cabelos fortes e saudáveis, evitar o ressecamento e a queda é preciso investir em uma série de bons hábitos. Evitar o estresse, usar cosméticos de acordo com o seu tipo de cabelo e adotar um estilo de vida saudável são alguns deles. Mas é preciso ir além. Até porque, são duas as principais razões para um cabelo sem vida, opaco e quebradiço: má alimentação e altas temperaturas.

    Para cuidar das madeixas, escolha bem os acessórios que alisam através do aquecimento. A Basiqe, por exemplo, alisa mais rápido e, por isso, evita que seus cabelos fiquem muito tempo em contato com altas temperaturas. Além disso, a escova alisadora oferece 5 temperaturas, fazendo com que você possa escolher a ideal para alisar e proteger os fios ao mesmo tempo.

    Além disso, invista em uma alimentação natural e diversificada com verduras, legumes, frutas e cereais. O ômega 3, por exemplo, está presente em peixes e na semente de linhaça, e atua na flexibilidade do fio e absorção de outros nutrientes. Os sais minerais, como zinco e ferro, agem no crescimento do fio saudável.

    Enquanto que alimentos ricos em proteínas, ajudam o organismo a produzir queratina, que é a principal substância do fio capilar. Quanto mais diversificado e natural forem os alimentos que você consumir, mais saudável seu cabelo ficará.

    escova que alisa sem estragar o cabelo