mulher com cabelo no inverno

Como cuidar do cabelo no inverno?

Cada tipo de cabelo precisa de cuidados específicos para manter a força, o brilho e a maciez. Mas, além da textura e da espessura do fio, também precisamos levar em conta a época do ano. Afinal, um dos agentes externos que têm efeito direto sobre o cabelo é o clima. E com a chegada de mais uma frente fria, é mais do que hora de sabermos como cuidar o cabelo no inverno.

Por que no verão, você já sabe: o ar seco, o sol, o calor e a água salgada do mar são eficientes para ressecar e danificar as madeixas. Mas quando o frio chega, o estrago também pode ser grande, tanto para o fio de cabelo quanto para o couro cabeludo. Assim, no artigo de hoje, vamos entender o que o inverno causa nas madeixas e o que você pode fazer para preservar a saúde capilar mesmo quando as temperaturas estão lá embaixo.

Por que você deve cuidar do cabelo no inverno?

Quando o inverno chega, é natural que a gente prefira tomar banhos mais quentes, certo? No entanto, é aí que reside o primeiro problema quando tratamos da saúde capilar no inverno. Afinal, a água quente é prejudicial para o fio de cabelo em qualquer época do ano. Isso porque ela acaba retirando o óleo do couro cabeludo. E esse óleo, que é produzido naturalmente nesta região, tem a função de proteger e lubrificar os fios, garantindo a oleosidade natural e equilibrada para dar força, elasticidade e brilho às madeixas. Com isso, temos dois possíveis resultados.

O primeiro é que, sem o óleo natural, o cabelo pode ficar ressecado, quebradiço, opaco, com mais frizz e pontas duplas. O segundo é: por não ter a oleosidade necessária - que foi retirada com a água quente, por exemplo -, o couro cabeludo pode ficar mais seco, causando até mesmo a caspa ou, ao contrário, nosso organismo pode entender que precisa produzir mais óleo para repor o que foi perdido. Isso, por consequência, pode levar a uma produção de sebo em excesso, deixando o cabelo muito oleoso.

Mulher com casaco no inverno em um parque
No inverno, o cabelo precisa de cuidados especiais para evitar o ressecamento ou a oleosidade. (Fonte: Valerie Elash/ Unsplash)

 

E a atenção deve ser redobrada quando o assunto for cabelo crespo e cacheado. Afinal, esses dois tipos de cabelos são naturalmente mais secos e têm uma maior tendência ao ressecamento. Isso ocorre por conta do formato do fio em espiral. Com isso, a oleosidade que é produzida no couro cabeludo tem mais dificuldade de escorrer pelo comprimento do fio e chegar até as pontas.

Assim, quando o cabelo já está seco e o inverno chega, essa característica pode acabar gerando ainda mais ressecamento, frizz, quebra e falta de brilho. Por isso, antes de saber o que você deve fazer para cuidar dos cabelos no inverno, é importante descobrir o que não fazer.

Prancha de cabelo que tem jato de ar frio

Erros que você deve evitar para cuidar dos cabelos no inverno

Nós reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar a evitar os prejuízos que as temperaturas baixas podem causar nas suas madeixas. Confira:

  • Lavar menos os cabelos

É natural que, no inverno, a gente evite lavar os cabelos, pelo menos com a frequência com que fazíamos no verão. Não raro tem gente que passa dias sem lavar as madeixas durante os dias de frio. Isso se dá pelo frio em si, mas também pelo fato de que, em geral, o inverno pode deixar os cabelos menos oleosos.

Mas a verdade é que esse é um erro que pode prejudicar ainda mais a saúde dos fios. Isso porque, quando você passa muito dias sem lavar os cabelos, os fios e o couro cabeludo acabam acumulando resíduos e sujeiras. E isso também pode levar à quebra e a queda.

  • Lavar com água quente

Como vimos, a água quente retira a oleosidade natural do couro cabeludo, podendo levar ao ressecamento ou, em último caso, ao aumento do sebo. Isso se dá porque a água quente abre a cutícula do fio de cabelo, que é a camada externa que reveste e protege a fibra capilar. Com a cutícula aberta, o cabelo perde água, ficando desidratado, e perde também óleos e proteínas, o que provoca a descamação do couro cabeludo e torna os fios frágeis, opacos, quebradiços, com excesso de frizz, e pontas duplas ressecadas.

  • Enrolar cabelos na toalha

Secar corretamente os cabelos é uma etapa fundamental dos cuidados com as madeixas. Mas, no inverno, é comum que a gente enrole os fios com a toalha até que eles sequem, não é mesmo? Mas deixar a toalha enrolada no cabelo por muito tempo é um erro grave. Além de quebrar os fios com a torção, pode levar à queda e ainda evita a secagem do couro cabeludo.

  • Aplicar muito creme sem enxágue

Outro erro muito comum durante o inverno é aplicarmos muito creme sem enxágue nos fios para evitar o temido frizz. Mas quanto mais creme você aplica nas madeixas, mais os fios irão ficar pesados, com aspecto de sujo e até levando à caspa.

  • Esquecer do protetor térmico

No inverno, o uso do secador aumenta, certo? E é natural que, na correria do dia a dia, a gente se esqueça de aplicar o protetor térmico capilar antes. Mas, com isso, os cabelos irão sofrer ainda mais danos, tanto provenientes do ar frio quanto das altas temperaturas dos secadores.

  • Sair com o cabelo molhado

Pode parecer um loucura, afinal, quem sairia com os cabelos molhados em dias frios? Mas acontece, viu? Seja por falta de tempo para secar as madeixas corretamente, seja por descuido mesmo. Mas é justamente a umidade um dos maiores responsáveis pelo aparecimento do frizz, especialmente nas crespas e cacheadas.

  • Uso em excesso de acessórios

Também é bem comum que a gente use e abuse de toucas, lenços e chapéus durante o inverno para proteger a cabeça do ar gelado. Mas, se puder, use sem excessos. Isso porque esses acessórios podem contribuir para aumentar a oleosidade do cabelo.

Basiqe Sleek Plus, prancha finalizadora de pontas

4 formas de cuidar do cabelo no inverno

Agora que você já sabe o que não fazer com os seus cabelos no inverno, para manter a saúde capilar, é hora de aprender como cuidar das madeixas quando as temperaturas baixarem. Vamos lá?

1. Frequência da lavagem
Já vimos que deixar os fios sujos por muitos dias não é recomendado. Os especialistas indicam que, nos dias de frio, você deve alternar os dias de lavagem: lavar o cabelo dia sim, dia não. Agora, no caso dos cabelos cacheados ou crespos, é possível aumentar o espaço e lavar a cada dois ou três dias.

2. Temperatura da água
Água quente nunca. Nem no inverno nem no verão. O ideal é sempre lavar os cabelos com água fria, porque ela ajuda a fechar as cutículas do fio. Com as cutículas fechadas, o cabelo mantém a hidratação, a maciez, a força e o brilho. Mas no inverno não é fácil lavar com água fria. Então, o melhor nos dias de baixas temperaturas é optar pela água morna. E, sempre que possível, tente pelo menos finalizar com o último enxágue usando água fria.

3. Secar corretamente
Deixar os cabelos secarem naturalmente no inverno não é tarefa muito fácil. Então, para não danificar ainda mais as madeixas, prefira uma toalha de microfibra, que causa menos atrito com os fios, e evite enrolar nos cabelos. Se for usar o secador, já sabe: aplique protetor térmico, afaste bem o aparelho dos cabelos e evite as altas temperaturas.Lembrando: você só pode alisar com Basiqe quandos os fios estiverem totalmente secos

4. Hidratação
Para evitar o uso excessivo de creme sem enxágue aposte nas hidratações semanais. É a hidratação que irá repor a água que o fio perdeu e que, como consequência, gera o aumento do frizz e das pontas duplas. Agora, se os cabelos já estiverem muito danificados, também é importante apostar em um cronograma capilar personalizado, que inclua a nutrição e a restauração dos fios.

Sendo assim…

Sim, os cabelos precisam de cuidados especiais no inverno, assim como no verão. Afinal, são duas épocas de temperaturas extremas e opostas. E ainda que tanto o calor quanto o frio em excesso causem prejuízos capilares parecidos, em cada estação vale apostar em uma rotina diferenciada.

No inverno, os cabelos tendem a ficar mais secos, assim como o couro cabeludo. Isso leva ao aumento de frizz, de pontas duplas e torna os fios frágeis e quebradiços. Mas, não é raro que o oposto também aconteça: o cabelo pode acabar com excesso de oleosidade. Mas isso acontece justamente por conta de alguns erros que acabamos cometendo.

Por exemplo, durante o inverno a tendência é lavar o cabelo menos vezes e com água quente. Mas isso é altamente prejudicial para a saúde da fibra capilar. Além disso, a forma de secar as madeixas também interfere na força, elasticidade e brilho dos cabelos.

Por isso, é importante saber lavar corretamente, secar de forma adequada e não abusar dos cremes sem enxágue. Mas o mais importante para cuidar dos cabelos no inverno é investir em hidratação capilar frequente.