GANHE 1 SLEEK GRÁTIS 🎁na compra da Duo Max. Apenas 50 disponíveis, clique e confira!

quero já

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Como selar as cutículas do cabelo?

    Mulher com cabelo saudável, macio e brilhoso

    Se você quer madeixas fortes, saudáveis, com movimento e muito brilho é preciso ficar atenta às cutículas do cabelo. São elas que protegem o fio e garantem a manutenção dos nutrientes essenciais para a saúde capilar. Enquanto fechadas, as cutículas do cabelo funcionam como uma forte camada de proteção para o fio. Mas, em várias situações, ela se abre deixando a fibra capilar vulnerável.

    No entanto, ainda que o ideal seja manter as cutículas do cabelo sempre seladas, existem algumas situações nas quais abri-las pode ser favorável para a saúde dos fios. No artigo de hoje, nós vamos explicar a importância das cutículas, como identificar se elas estão abertas ou fechadas e como selar as cutículas em casa mesmo.

    Tudo o que você precisa saber sobre a cutícula do cabelo?

    Antes de mostrarmos como você pode selar as cutículas do seu cabelo, é importante explicar a estrutura da fibra capilar e o papel da cutícula na saúde dos fios. O fio de cabelo é formado por três camadas: o córtex, a medula e a cutícula. O córtex é a parte mais interna, que é revestido pela medula. Por fora, envolvendo toda a fibra capilar está a cutícula.

    É a cutícula, portanto, que protege o fio de cabelo de agressões externas e ajuda a manter os nutrientes, como água, proteína e lipídios, dentro da medula e do córtex. Por conta disso, a cutícula costuma ser bastante resistente para evitar que o fio sofra danos provenientes do sol, da poluição, do calor e de outros agentes externos como tintura, progressiva e alisamentos.

    Mulher com cabelos voando
    Até mesmo o vento, o sol e a poluição são capazes de abrir as cutículas do cabelo, danificando o fio. (Fonte: Rachel Coyne/ Unsplash)

     

    No entanto, quando as cutículas sofrem muito impacto desses fatores externos, elas se abrem. Com isso, o fio de cabelo se torna poroso, com aspecto áspero, opaco, ressecado e quebradiço.

    Pior ainda: quando as cutículas se abrem, a parte interna do fio de cabelo fica desprotegida, favorecendo mais danos e a perda de água e de outros nutrientes, que são responsáveis por manter o cabelo hidratado e saudável. Por isso, selar as cutículas do cabelo é essencial para recuperar fios danificados, trazendo de volta o aspecto saudável e brilhante das madeixas.

    O que abre a cutícula do cabelo?

    São vários os fatores que provocam a abertura das cutículas da fibra capilar. Veja os principais:

    • Uso excessivo de químicas como tintura, progressiva, relaxamento e alisamento;
    • Uso excessivo de ferramentas de calor como chapinha, secador e modelador de cachos sem protetor térmico e em altíssimas temperaturas;
    • Exposição sem proteção aos raios solares;
    • Lavagem incorreta dos cabelos;
    • Lavagem do cabelo com água quente;
    • Secagem incorreta dos cabelos;
    • Cloro da piscina e água do mar;

    Se você se assustou com essa lista, porque costuma colocar seus cabelos em situações como essas frequentemente, não se desespere. Há sempre uma forma de minimizar os danos capilares. Por exemplo, se você alisa os fios com ferramentas de calor, o melhor é optar por um acessório que ofereça menos danos aos cabelos. É o caso da escova alisadora Basiqe Sleek Gold.

    Como possui sistema que divide a mecha de cabelo em 25 partes menores, ela é capaz de alisar mais rápido e em menos passadas. Consequentemente, o cabelo fica menos tempo em contato com o calor, reduzindo os danos pela metade. Além disso, a Basiqe Sleek tem 5 temperaturas para alisar todo tipo de cabelo. Com isso, você não precisa submeter os fios a temperaturas tão altas.

    Outra saída para evitar que as cuticulas se abram é sempre aplicar um protetor térmico antes de usar as ferramentas de calor, um protetor solar de cabelos também e aprender a lavar corretamente os cabelos

    Compre a escova alisadora aqui

    Cutícula do cabelo aberta ou fechada: Qual a função de cada uma?

    Como vimos, quando a cutícula dos cabelos está selada, ela reforça a proteção dos cabelos contra a ação de agentes externos e mantém os nutrientes internos do fio. Com isso, o cabelo fica mais forte, brilhoso, macio e com menos frizz.

    No entanto, existem situações em que abrir a cutícula dos cabelos não apenas é necessário como importante. Tanto é que os shampoos fazem exatamente isso, eles abrem as cutículas da fibra capilar. Isso ocorre justamente para que o shampoo consiga remover os resíduos e sujeira acumulados.

    Mas, além disso, ao abrir a cutícula dos cabelos, o shampoo também permite que os ativos de máscaras e procedimentos químicos penetrem na fibra capilar, o que alimenta o fio com os nutrientes necessários para a sua saúde. Ah! Mas é importante escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo e objetivo, tá?

    Por fim, o condicionador é aplicado com o objetivo de fechar a cutícula. Mas, como veremos logo mais, existem outros processos e tratamentos utilizados para selar as cutículas do cabelo.

    Como saber se a cutícula do cabelo está aberta?

    Para identificar se a cutícula dos cabelos está aberta ou fechada é importante, antes de mais nada, observar o aspecto dos fios. Basta lembrar que cabelos com brilho, maciez e menos frizz, em geral, possuem as cutículas fechadas.

    Agora, se você notar que o seu cabelo está quebradiço, sem brilho, opaco, ressecado e com textura áspera, as chances de os fios estarem com as cutículas abertas são muito grandes. Você também pode identificar cutículas abertas ao verificar se existem nós na haste do fio, e se ao passar os dedos sentir uma sensação de aspereza.

    No entanto, para você ter certeza de que as cutículas dos cabelos estão abertas, os especialistas recomendam a realização de um teste de porosidade simples e rápido, que dá para fazer em casa mesmo. Para tanto, pegue alguns fios de cabelo da sua escova ou pente e insira-os em um copo com água filtrada. Aguarde cerca de 10 minutos e analise o resultado:

    • Fios boiando na superfície do copo: Sinal de porosidade baixa, na qual os fios estão com as cutículas bem fechadas. No entanto, esse não é, necessariamente, o cenário ideal, já que quando as cutículas estão muito fechadas, o fio tem mais dificuldade de absorver água e nutrientes.
    • Fios boiando no meio do copo: Sinal de porosidade média, com as cutículas levemente abertas. Esse é o cenário perfeito para ter cabelos fortes e saudáveis.
    • Fios afundados no copo: Sinal de porosidade alta, na qual as cutículas do cabelo estão muito abertas, tornando a fibra capilar frágil e suscetível aos danos externos.

    O que fazer para selar as cutículas do cabelo?

    Até aqui você pode entender o papel das cutículas na proteção e manutenção da hidratação capilar. Vimos também que, ainda que seja melhor que a cutículas fiquem fechadas, existem situações nas quais abri-las também é benéfico. No entanto, em qualquer cenário, a cutícula não deve se manter aberta por muito tempo. É sempre necessário fechar as cutículas.

    Para tanto, nós já mencionamos que após a lavagem dos cabelos, o condicionador faz as vezes de selador de cutículas. Mas existem outras formas de fechar as cutículas dos cabelos, como por exemplo, o jato de ar frio do secador, utilizado após a escovação, modelagem ou alisamento.

    Em situações críticas, porém, quando as cutículas estão muito abertas por conta de danos causados por procedimentos químicos e altas temperaturas é necessário investir em tratamentos específicos de selagem capilar. Confira alguns deles:

    • Hidratação: Se o seu cabelo está levemente danificado e com as cutículas abertas, a hidratação pode ajudar na selagem e recuperação dos fios. No entanto, é importante escolher uma máscara de hidratação adequada para o seu tipo de cabelo e, de preferência, que contenha ingredientes como queratina.
    • Leave-in e óleo: Existem cosméticos capilares específicos para selar as cutículas. Então, no dia a dia, caso você perceba as cutículas do cabelos abertas, vale investir também nos leave-ins e óleos capilares, especialmente após o uso de ferramentas de calor que alisam e modelam as madeixas. Esses cosméticos podem, inclusive, atuar antes, para proteger a cutícula do calor, e depois, para selar as escamas que foram abertas pelas altas temperaturas.
    • Cauterização: Essa é uma opção para recuperar cabelos que estão muito danificados e deve ser feito por um profissional qualificado no salão de beleza. A cauterização tem como objetivo repor nutrientes como queratina e proteínas que foram perdidas por conta da cutícula aberta.

    Concluindo…

    Quando as cutículas dos cabelos estão abertas, a fibra capilar fica desprotegida e vulnerável à agressão de agentes externos como sol, calor, altas temperaturas, poluição, procedimentos químicos, entre outros. Com isso, o cabelo fica quebradiço, ressecado, sem brilho e opaco.

    Por isso, o ideal é evitar que as cutículas se abram. Para tanto, é importante não abusar do uso de ferramentas de calor nos fios e, se for utilizá-los, sempre aplicar um protetor térmico antes e um leave-in após os procedimentos. Também vale aprender a lavar e secar corretamente as madeixas, caso contrário as cutículas também poderão se abrir.

    Mas as cutículas abertas também podem ter a sua função na saúde capilar. É o caso dos shampoos que abrem a cutícula para realizar uma limpeza profunda, eliminando resíduos que se acumulam ali. Com as cutículas abertas também é mais fácil fazer com que a fibra capilar absorva nutrientes de tratamentos realizados no cronograma capilar, por exemplo. Só não se esqueça de sempre selar as cutículas após esses procedimentos.

    Agora, se os seus cabelos já estão com as cutículas muito abertas, é necessário fechá-las. Para selar as cutículas dos fios, você deve sempre aplicar um condicionador após a lavagem, utilizar jatos de ar frio após a secagem e o alisamento e investir em tratamentos como selagem de cabelo, hidratação e cauterização.

    Basiqe Sleek Gold original