GANHE 1 SLEEK GRÁTIS 🎁na compra da Duo Max. Apenas 50 disponíveis, clique e confira!

quero já

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Guia definitivo da hidratação de cabelo [2022]

    mulher com cabelo bonito, cheio de movimento e com brilho

    A hidratação de cabelo é um procedimento que todos conhecem, mas poucos sabem como fazer em casa de modo que atinja o objetivo esperado. Até porque, como se trata de uma das etapas do cronograma capilar, a hidratação deve ser feita levando em conta o seu tipo de cabelo, o que se deseja alcançar com ela e, é claro, os ativos que serão utilizados na máscara de hidratação.

    Com isso em mente, hoje nós iremos te contar tudo sobre a hidratação capilar: desde a sua importância para os fios, passando pela frequência com que deve ser feita até a fórmula ideal para cada tipo de cabelo.

    O que é a hidratação de cabelo?

    A hidratação capilar é responsável por devolver a água aos fios. Água essa que pode ser perdida naturalmente ao longo dos dias ou pode ser retirada de maneira mecânica devido ação de agentes externos. Os principais motivos que levam a fibra capilar a perder água e nutrientes são:

    • Raios solares
    • Vento
    • Ar condicionado
    • Poluição
    • Procedimentos químicos como tintura e progressiva
    • Procedimentos térmicos com chapinha, secador ou babyliss.

    Sem água, a fibra capilar fica frágil, quebradiça, ressecada, opaca, com mais frizz e pontas duplas. Enquanto que cabelos hidratados são resistentes, macios, têm movimento, brilho, pouco frizz e ainda absorvem melhor outros nutrientes e tratamentos capilares.

    E como a maioria dos fatores que causam a desidratação do fio não pode ser evitada, a reposição de água e nutrientes é essencial já que é ela que irá devolver a umidade aos fios. E essa reposição é feita através da aplicação de máscaras hidratantes nos cabelos.

    Quais são os benefícios da hidratação capilar?

    Como vimos, um cabelo hidratado é mais forte, saudável e bonito. E, por isso, o ideal é realizar o procedimento de forma preventiva, para evitar que os fios se tornem severamente danificados. Dessa forma, a hidratação dos cabelos será capaz de:

    • Prevenir o ressecamento;
    • Evitar as pontas duplas;
    • Fortalecer o fio;
    • Contribuir para o crescimento do cabelo;
    • Reduz o frizz;
    • Garantir brilho, movimento e maciez.

    Como saber se meu cabelo precisa de hidratação?

    De modo geral, todo cabelo precisa ser hidratado. Até porque, como já vimos, o próprio clima, com a ação do vento e dos raios solares, é capaz de atuar negativamente sobre os fios, retirando a água da fibra capilar.

    No entanto, a hidratação capilar é especialmente indicada para quem está com o cabelo seco ou ressecado. Um cabelo ressecado e danificado é opaco, sem movimento, possui pontas duplas e é mais quebradiço. O aumento de frizz também é um sinal de que os fios precisam de hidratação.

    Além disso, cabelos que são naturalmente mais secos, devido a sua curvatura em espiral, que impede a oleosidade natural do couro cabeludo de escorrer pelo comprimento do cabelo, também precisam de mais hidratação. É o caso dos cabelos cacheados e crespos.

    Qual a melhor forma de hidratar cada tipo de cabelo?

    Hoje o mercado disponibiliza uma grande variedade de máscaras capilares de hidratação. Elas se diferenciam, em geral, pelos ativos que formam a lista de ingredientes e que são mais ou menos eficazes dependendo do tipo de cabelo.

    Além disso, é comum que uma máscara de hidratação também esteja associada a outros procedimentos do cronograma capilar, como nutrição e restauração. De todo modo, a gente reuniu dicas para que você escolha a melhor hidratação para cabelos secos, oleosos ou mistos. Confira:

    • Cabelos secos: Como demandam mais hidratação, os cabelos secos precisam de uma máscara de hidratação mais concentrada, com óleos nutritivos. O ideal aqui é aplicar o produto em todo o cabelo, mas sempre evitando o couro cabeludo, entre 1 e 2 vezes na semana.
    • Cabelos oleosos: Não é porque o seu cabelo é oleoso que ele não precisa de hidratação. Pelo contrário! O segredo aqui, no entanto, para evitar o aumento do óleo, mas manter a hidratação natural, é utilizar uma máscara fluida e leve, e fazer o procedimento a cada 15 dias.
    • Cabelos mistos: Nesse caso, é possível utilizar uma máscara de hidratação com foco na recuperação dos fios, em especial as pontas duplas e ressecadas. Isso porque o cabelo misto costuma concentrar oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas. A hidratação pode ser feita a cada 15 dias.
    • Cabelos danificados e com química: Aqui, os fios provavelmente estarão ainda mais frágeis e, por isso, é importante escolher uma máscara de hidratação específica para cabelos quimicamente tratados. A indicação é realizar o tratamento toda semana.

    Como fazer hidratação nos cabelos em casa?

    Fazer hidratação em casa pode ser tão eficaz quanto os tratamentos realizados por profissionais no salão de beleza. Mas, para isso, é importante que você utilize as técnicas, as etapas e os produtos corretos.

    No caso dos produtos utilizados na hidratação de cabelo, os mais importantes são o shampoo e a máscara hidratante. O shampoo é o que irá promover a limpeza dos fios, removendo resíduos e sujeiras que foram se acumulando ali ao longo dos dias.

    Isso ocorre porque o shampoo consegue abrir a cutícula da fibra capilar, que é a camada externa que reveste e protege o fio de cabelo contra a ação de agentes externos. Quando a cutícula está aberta, a limpeza profunda é realizada e o fio fica exposto para receber os nutrientes da máscara de hidratação. Mas também é importante escolher o shampoo ideal

    Então, após lavar os cabelos corretamente com o shampoo, remova delicadamente o excesso de água dos fios e aplique a máscara de hidratação específica para o seu tipo de cabelo. A máscara de hidratação de cabelo, ainda que varie em termos de fórmula, costuma ter em sua lista de ingredientes agentes condicionantes e ativos hidratantes como proteínas e aminoácidos.

    Mulher segurnado o cabelo ressecado

    Todo cabelo precisa de hidratação mas, principalmente os secos e ressecados. (Fonte: Sherise VD/ Unsplash)

    A máscara deve ser aplicada em todo o cabelo, com exceção da raiz e do couro cabeludo. E o tempo de ação da hidratação vai depender do que estiver recomendado na embalagem do produto. No entanto, esse tempo costuma variar entre 3 e 5 minutos.

    E, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, deixar a máscara de hidratação agir por mais tempo do que o recomendado não vai aumentar a ação do produto. Na verdade, quando você deixa a máscara mais tempo do que o indicado os fios podem acabar ficando com o aspecto pesado.

    Para finalizar, também é recomendado aplicar o condicionador de cabelo, já que ele vai ajudar a fechar as cutículas do fio e manter os nutrientes da máscara de hidratação. A seguir, veja o passo a passo de como fazer hidratação capilar em casa:

    1. Lave os cabelos com shampoo
    2. Remova o excesso de água
    3. Aplique a máscara de hidratação, passando mecha por mecha, massageando suavemente
    4. Não aplique na raiz nem no couro cabeludo
    5. Deixe agir pelo tempo recomendado
    6. Enxague bem o cabelo, removendo todo o produto
    7. Finalize com o condicionador e enxágue abundantemente.

    Porque é mais fácil alisar um cabelo bem hidratado?

    Você viu que um dos fatores que retiram a água dos fios de cabelo, tornando-os ressecados, é o calor de equipamentos que secam, modelam e alisam. Mas a verdade é que os danos capilares ocorrem porque esses equipamentos não possuem regulagem de temperatura ou são utilizados de forma inadequada.

    O oposto disso ocorre com a escova alisadora Basiqe Sleek Gold. Como ela consegue alisar fio por fio, o alisamento ocorre em menos passadas. Consequentemente, os fios ficam menos tempo em contato com o calor. Na prática, isso reduz os danos capilares emquanto a escova alisa os cabelos mais rapidamente. Além disso, a Basiqe oferece 5 temperaturas justamente para que você possa escolher a mais eficiente e segura para o seu tipo de cabelo.

    Ainda assim, um cabelo ressecado, quebradiço, cheio de frizz e pontas duplas vai ser muito mais difícil de chegar ao liso ideal. Sem contar que os fios sairão ainda mais danificados do processo de alisamento. Enquanto que as madeixas bem hidratadas são mais fortes e resistem melhor ao calor além, é claro, de serem mais fáceis de alisar por conta da maciez e da facilidade de desembaraçar os fios.

    Então, se você usa a Sleek Gold com frequência - ou vai começar a usar agora - nós recomendamos que você não deixe de lado a sua rotina de cuidados capilares. Mantenha os fios limpos, saudáveis e bem hidratados para garantir um liso mais bonito, com movimento e cheio de brilho.

    Compre sua escova alisadora aqui

    Por fim…

    A hidratação é um tratamento que deve fazer parte da sua rotina, assim como é lavar os cabelos. E isso vale para todos os tipos de cabelo. A hidratação é a responsável por repor a umidade perdida pelo fio, seja por conta do clima, seja por conta de procedimentos químicos ou térmicos.

    Assim, se o seu cabelo está fragilizado, ressecado, quebradiço, opaco e com frizz e pontas duplas, é hora de investir pesado em hidratação e, provavelmente, em nutrição e reconstrução, que são as outras etapas do cronograma capilar. No entanto, o mais indicado é optar pela prevenção.

    Então, mesmo que os seus cabelos estejam fortes e saudáveis, faça uma hidratação caseira com frequência, assim você mantém os fios fortes e resistentes. Para acertar em cheio, leve em conta o seu tipo de cabelo, a fórmula da máscara hidratante e a forma de realizar o tratamento.