Mulher de costas com cabelo longo

5 dicas para fazer o cabelo crescer

Quem aí não quer que os fios cresçam mais rápido e mais fortes? A maioria das mulheres deseja isso, mas a verdade é que não existe fórmula milagrosa. Se você está gastando rios de dinheiro em produtos, cosméticos e tratamentos capilares com o objetivo de acelerar o crescimento dos fios, a gente já deixa o alerta: pare agora e leia nosso artigo!

Vamos mostrar que de nada adianta investir pesado em produtos e tratamentos se você não mudar a sua rotina de cuidados com os cabelos. Isso porque, para fazer o cabelo crescer é preciso adotar uma série de hábitos que irão tornar os fios mais fortes, mais saudáveis e com o estímulo correto para acelerar o crescimento capilar. 

Tudo o que você precisa saber sobre como o cabelo cresce

Um fio de cabelo saudável cresce, em média, 1 centímetro por mês, o que significa 12 cm em um ano. E isso independente do formato ou da espessura do fio, viu. Ou seja, cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados crescem na mesma velocidade, ainda que isso não seja tão perceptível a olho nú. É o caso dos cabelos em forma de espiral que aparentam crescer menos por conta da curvatura acentuada que dá aquele efeito de encolhimento dos fios.

Mas a verdade é que o que define a velocidade de crescimento do cabelo é a soma do metabolismo de cada pessoa com o estado de saúde dos fios. Ou seja, em geral, se você está saudável, também os seus cabelos estarão e, portanto, os fios irão crescer bem. E um cabelo saudável é brilhoso, sedoso, não tem excesso de frizz, não é quebradiço, não cai em excesso, nem tem pontas duplas.

O contrário, no entanto, interfere no crescimento capilar. Se os seus fios estão danificados, fragilizados, opacos, sem vida, com muito frizz, quebradiço com pontas duplas é sinal de que algo não está bem. E aí existem tanto fatores internos quanto externos que podem estar causando esses danos aos seus cabelos. E uma das consequências disso é que o fio para de crescer como deveria ou cresce em ritmo muito mais lento.

Com isso em mente, vale lembrar que os fios nascem no couro cabeludo. Por isso, é fundamental garantir a ingestão dos nutrientes essenciais para formar fios novos e melhorar a circulação sanguínea na região do couro cabelo, onde eles são formados. Massagear o couro cabeludo, adotar uma alimentação rica em proteínas e vitaminas e utilizar produtos e tratamentos direcionados ao fortalecimento dos fios são outros meios eficazes para acelerar o crescimento dos cabelos. Além disso, é preciso ficar de olho no que prejudica o crescimento dos cabelos.

escova alisadora Basiqe Sleek Gold original

O que prejudica o crescimento capilar?

Como o cabelo cresce de dentro para fora, a gente precisa olhar atentamente para o nosso organismo como um todo e para a nossa rotina caso o fio não esteja crescendo na velocidade que se espera. Sendo assim, nós reunimos os principais fatores que podem interferir no crescimento capilar para que você analise. São eles:

  • Metabolismo;
  • Alimentação;
  • Estilo de vida;
  • Genética;
  • Doenças;
  • Cuidados capilares.

Com isso, dá para perceber que se o seu cabelo não está crescendo bem, a sua saúde pode estar comprometida. Para você ter uma ideia, o estresse, o hábito de fumar, a deficiência nutricional, algumas doenças crônicas e até problemas hormonais podem prejudicar o crescimento dos cabelos.

Além disso, o uso inadequado de produtos nos cabelos, o excesso de química nos fios e o próprio calor do secador em excesso podem obstruir os poros e danificar os fios, reduzindo o nível de crescimento capilar. Afinal, como vimos, um cabelo fraco cresce menos ou mais lentamente.

Mas é importante frisar também que em casos mais críticos nos quais os tratamentos habituais não geram efeito é necessário buscar ajuda médica já que em alguns casos o problema de crescimento do cabelo pode estar relacionado a desordens hormonais e doenças no couro cabeludo.

Como fazer o cabelo crescer?

Pelo tópico acima, deu para perceber que é preciso adotar uma série de medidas para garantir que o cabelo cresça. Até porque, um cabelo fraco, danificado, ressecado e opaco é sinal de fragilidade e um cabelo assim não cresce como deveria. Ou seja, se você quer acelerar o crescimento dos fios invista em cuidados na sua saúde e nos seus cabelos. Para lhe ajudar, listamos a seguir 5 dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável. Veja:

1. Coma alimentos ricos em proteínas

Como vimos, o cabelo, assim como o nosso organismo, também precisa de nutrientes para crescer. E não tem mistério: basta você adotar uma dieta com alimentos para fortalecer os cabelos que sejam naturais e diversificados com muita fruta, legumes, verduras e bastante ingestão de água. Além disso, o ideal é investir em alimentos ricos em proteína, encontrada no feijão, grão de bico, quinoa, lentilha e carnes em geral. Isso porque a proteína participa da formação da queratina e do colágeno, nutrientes que atuam diretamente na estrutura, na força e no crescimento dos cabelos.

2. Massageie o couro cabeludo

É isso mesmo: enquanto você se dá esse mimo - afinal quem aí não gosta de uma massagem? - o ato de massagear o couro cabeludo ainda estimula o crescimento dos cabelos.

Isso porque, ao massagear essa região, que é onde os fios nascem, a circulação sanguínea do couro cabeludo é ativada. E com mais sangue circulando na região, mais os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cabelos chegam até os folículos, estimulando o crescimento dos fios. Para massagear o couro cabeludo você pode usar as pontas dos dedos ou uma escova massageadora específica para isso. Aproveite a hora de lavar os fios para fazer isso, você vai ver como é prazeroso e funcional.

3. Use corretamente a máscara e condicionador

É preciso saber como usar o condiconador e a máscara na hora do banho. Você já sabe disso, mas a gente tem que reforçar: nada de aplicar nem um nem outro no couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas dos cabelos. Na raiz e no couro cabeludo só vale aplicar o shampoo, tá? E isso não é apenas para evitar que a oleosidade se acumule na raiz.

A verdade é que se você aplicar condicionador e máscara no couro cabeludo isso pode acabar entupindo os poros o que, por consequência, vai diminuir a circulação sanguínea na região reduzindo também a velocidade de crescimento dos cabelos.

4. Hidrate sempre

Manter o cabelo hidratado também faz o cabelo crescer mais e melhor. Até porque a hidratação é um dos sinais de um cabelo forte e saudável. Além disso, ao hidratar os cabelos com frequência, os fios ficarão mais brilhosos, sedosos, com menos frizz e sem as temidas pontas duplas. Sem contar que um cabelo bem hidratado também quebra e cai com menos frequência e intensidade.

Agora, se o seu cabelo estiver muito danificado, vale ir além e investir também na nutrição e na restauração dos fios, outros dois tratamentos complementares à hidratação. E você pode fazer isso com a ajuda de um cronograma capilar personalizado.

5. Proteja os fios de agentes externos

Se você usa o secador, a chapinha ou a Basiqe Sleek com frequência já deve saber da importância de aplicar um protetor térmico antes de secar e alisar os cabelos. Afinal, as altas temperaturas prejudicam a estrutura da fibra capilar. E consequentemente podem interferir no correto crescimento do cabelo.

Mas além disso, é importante também não abusar do contato do calor nos fios. Por isso a Basiqe Sleek danifica menos os fios, já que com a escova alisadora você conquista aquele liso cheio de movimento em poucas passadas. Ah! E não deixe de investir em um bom protetor solar de cabelo também. Afinal, os raios ultravioletas também causam danos aos fios. E se você quer fazer o cabelo crescer, é preciso evitar que eles sejam danificados.

Para finalizar…

Um cabelo saudável cresce mais e melhor e isso é um fato. E para que o seu cabelo esteja saudável é preciso investir em um estilo de vida saudável também. Pode reparar que, em geral, quando os fios estão quebradiços, ressecados, com muito frizz,e pontas duplas, eles não crescem como deveriam.

Para evitar isso, por tanto, é preciso pegar leve no uso de ferramentas de calor que secam e alisam as madeixas, maneirar também na aplicação de químcias, como tintura e progressiva e investir pesado em bons hábitos.

Entre eles, priorize uma boa alimentação, com foco nos alimentos ricos em proteínas que ajudam na formação dos fios de cabelo. Adote também uma rotina de cuidados capilares que envolve a hidratação frequente dos fios. Inclua as etapas de nutrição e restauração se os seus cabelos já estiverem muito danificados.

Não se esqueça de nunca aplicar condicionador ou máscaras no couro cabeludo. Afinal, é lá onde estão os folículos por onde nascem os fios. E se a oleosidade se acumular na região, os folículos ficam obstruídos dificultando o crescimento capilar. Pensando nisso, faça massagens na região do couro cabeludo também. Isso vai aumentar a circulação sanguínea e levar os nutrientes que você ingeriu diferentemente para os folículos. Para finalizar, não esqueça do protetor térmico quando for alisar com Basiqe e do protetor solar de cabelo também.

Compre a Basiqe Sleek Gold aqui