Mulher de cabelo com frizz

Frizz no cabelo: 7 dicas para acabar com os fios rebeldes

Ninguém gosta - nem merece - daqueles fios de cabelos arrepiados, não é mesmo? Ainda mais depois de modelar e alisar as madeixas com Basiqe. O famoso e temido frizz é, de fato, um problema que atinge mais pessoas do que se possa imaginar. Mas o que poucos sabem é que é possível acabar com o frizz e evitar esses fios rebeldes com pequenas mudanças na nossa rotina de cuidados capilares.

No artigo de hoje, nós vamos explicar para você o que é o frizz, como ele se forma, quais os cabelos mais propensos a ter esse fios arrepiados e o que você pode fazer para combatê-los e garantir um cabelo sempre alinhado.

O que é o frizz no cabelo e como ele surge?

Para entender o que é o frizz é importante conhecer como é formado o fio de cabelo. Ele é revestido por uma cutícula que tem a função de proteger o fio contra danos de agentes externos como poluição, sol, calor e agentes químicos.

No entanto, quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, causando o efeito de cabelo arrepiado, o temido frizz. Mas, além disso, com as cutículas abertas o fio acaba ficando desprotegido. E isso, por consequência, gera uma perda da hidratação e de nutrientes essenciais para a saúde da fibra capilar. Ou seja, um cabelo com frizz indica que os fios estão frágeis, ressecados, desidratados e com falta de nutrientes. O frizz ainda piora quando o clima está muito úmido.

Mas o que leva as cutículas do fio capilar a se abrirem? São muitos os fatores, que vão desde a forma correta de lavar os cabelos, até a rotina de cuidados que você tem ou não com os seus cabelos.

Qual tipo de cabelo tem mais frizz e por quê?

Qualquer cabelo pode sofrer com frizz. Afinal, como vimos, o frizz é um sinal de um cabelo ressecado De fato, os cabelos cacheados e crespos são, naturalmente, mais secos, se comparados aos lisos e ondulados. Isso ocorre por conta da curvatura acentuada do fio que impede que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo deslize completamente pelos fios.

Por isso, é bem verdade que os cabelos mais secos tendem a ficar ressecados com mais facilidades e, por isso, demandam mais tratamento para repor a hidratação e os nutrientes. No entanto, mesmo os cabelos lisos e ondulados que, via de regra, tendem a ser mais oleosos, podem ficar ressecados e acabar com frizz.

Isso costuma ocorrer quando você não usa o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, por exemplo, ou quando você não seca as madeixas de forma correta. Até mesmo o excesso de secador e chapinha pode levar a um ressecamento dos fios e, consequentemente, ao frizz nos cabelos.

Alisar o cabelo causa frizz no cabelo?

Depende. Isso porque, de modo geral, o excesso de calor sobre os fios e as altas temperaturas são um dos fatores que levam ao ressecamento capilar. Então, de fato, quando você usa demais o secador e a chapinha, em pouco tempo você vai perceber os fios ressecados, opacos, sem vida e quebradiços.

E isso pode ocorrer se você alisar os cabelos com a Basiqe Sleek? Pode, mas apenas se você usar a escova alisadora de maneira errada. Isso porque a Basiqe foi projetada para causar menos danos aos seus cabelos.Ela funciona como um pente, que alisa enquanto desliza suavemente por uma mecha de cabelo. Isso é possível por conta de uma placa de cerâmica e de 25 cerdas rígidas que dividem a mecha em partes menores. O resultado é um liso mais natural e em menos tempo.

E por reduzir o tempo de contato do fio com o calor, Basiqe diminui o dano à fibra capilar durante o processo de alisamento. Além disso, a escova que alisa oferece 5 temperaturas. Com isso, você também consegue regular o calor que é aplicado nas mechas.

Compre sua escova alisadora aqui!

Como evitar o frizz no cabelo?

Se o frizz é resultado de um cabelo ressecado e, fios ressecados indicam um cabelo que perdeu águia, oleosidade e nutriente, isso significa que, para evitar o frizz é preciso manter os cabelos saudáveis.

Isso só é possível se você investir em uma rotina de cuidados capilares adequada para o seu tipo de cabelo que inclua:

  • Dieta natural e balanceada
  • Estilo de vida saudável
  • Lavar e secar corretamente os cabelos
  • Usar shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo
  • Realizar hidratação semanal
  • Realizar cronograma capilar em casos mais críticos;
  • Evitar químicas e excesso de calor sobre os fios
  • Usar protetor capilar antes de alisar com Basiqe

7 técnicas para acabar de vez com o frizz no cabelo

Agora se o frizz já está instalado nos seus cabelos, além de seguir as dicas do tópico anterior vale investir em outras técnicas. Veja

  1. Pentear: A forma como você penteia os cabelos também pode aumentar o frizz. Com isso em mente, o ideal é apenas pentear cabelos crespos e cacheados quando eles estão molhados ou com creme de pentear, para facilitar na hora de desembaraçar sem quebrar os fios. No entanto, independentemente do seu tipo de cabelo,sempre penteie as madeixas começando pelas pontas.
  2. Temperatura da água: Já dissemos que é importante saber como lavar os cabelos de maneira correta e que isso ajuda a evitar o frizz. Mas o mais importante é nunca lavar os fios com água quente. Para eliminar o frizz o melhor mesmo é usar água fria.
  3. Umectação: A umectação dos cabelos feita com óleos é uma ótima técnica para recuperar a oleosidade dos cabelos ressecados e eliminar de vez o frizz. Busque por óleos específicos para esse tipo de tratamento.
  4. Secar os fios: É na hora de secar os cabelos que os danados dos fios rebeldes aparecem. Então, aprenda a melhor forma de secar o seu tipo de cabelo. Mas nunca esfregue os cabelos com a toalha depois de lavá-los nem use o secador diretamente nos fios muito molhados.
  5. Creme sem-enxague: Sabe o famoso leave-in? Pois bem. Ele é o seu melhor aliado para eliminar o frizz no cabelo. Esse creme sem-enxágue, além de ajudar a desembaraçar os fios, ainda ajuda a manter a hidratação capilar ao longo do dia. Com isso, é mais fácil evitar aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados.
  6. Não prenda os cabelos: Ou se for prendê-los, fique atenta para não amarrá-los de maneira muito apertada. Quando você prende os fios com muita força, é comum que os fios quebrem e ajudem a aumentar o frizz. Escolha bem também o tipo de liguinha que você irá usar para amarrar os cabelos. Prefira os que causam menos danos aos fios como os feitos de tecidos.
  7. Fronha ou touca de cetim: Por fim, aposte na touca de cetim ou na fronha na hora de dormir. Porque? Basta reparar em como os cabelos ficam quando você acorda, cheios de frizz. Isso acontece porque o algodão da fronha do travesseiro causa atrito com os seus cabelos. Por isso, muitas mulheres optam pela touca ou fronha de cetim. O cetim, além de evitar atrito, ajuda a manter o cabelo alinhado.

Quais os melhores produtos para acabar com frizz no cabelo?

Se você seguiu todas as dicas e técnicas acima e, ainda assim, seu cabelo está com frizz, é hora de lançar mão dos cosméticos capilares que estão aí para nos ajudar. Separarmos os mais eficientes confira:

  • Pomadas: As pomadas de cabelo são ótimas para eliminar o frizz, principalmente se você está sem tempo para realizar um tratamento mais profundo. Então, se na hora de sair para o trabalho ou um evento você notar aqueles fios rebeldes, basta passar um pouco de pomada nos fios.
  • Séruns: Outra opção de produto que combate o frizz no cabelo é o sérum. Diferentemente da pomada, o sérum tem textura mais leve, vai selar as cutículas e deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios.
  • Óleos: Os óleos capilares funcionam bem como finalizadores. Ou seja, são ideais para serem aplicados depois de alisar com Basiqe, por exemplo. Como são muito nutritivos, eles ajudam a reduzir o frizz e a manter os fios hidratados e brilhosos.

Por fim…

Frizz no cabelo não agrada a ninguém. Aqueles fios rebeldes que teimam em deixar o cabelo desalinhado são mais do que irritantes. Na verdade, o frizz é um sinal de que o seu cabelo pode estar ressecado. Isso pode ocorrer por conta do excesso de calor, de químicas ou até mesmo por falta de cuidados com as madeixas.

Além disso, é bem verdade que as crespas e cacheadas sofrem mais com frizz. De todo modo dá para evitar essa chateação e até eliminar o frizz no cabelo. Para isso, adote uma rotina de vida saudável que inclua boa alimentação, redução do estresse, ingestão de muita água. Aprenda também como lavar corretamente os cabelos, quais os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo e investia em hidratação, umectação, um pente bom para o seu tipo de cabelo e sempre evite amarrar muito apertado os fios.

Compre sua escova alisadora agora!