mulher de cabelo grosso e liso

Cabelo Grosso: Passo a passo para cuidar e tratar

Na maioria das vezes é o fator genético que vai determinar se uma pessoa terá cabelo grosso ou fino. No entanto, não é raro que a estrutura do fio de cabelo se modifique ao longo da vida devido a influência de agentes internos e externos.

Prova disso é que os fios acabam afinando se você usa química demais, como tintura e progressiva, por exemplo. Também pode acontecer de alguns produtos interferirem na estrutura da fibra capilar. Tanto é que certos shampoos e condicionadores podem engrossar ou ajudar a afinar as madeixas. Não à toa existem cosméticos indicados para cada tipo de cabelo, inclusive de acordo com a espessura do fio.

E isso acontece porque, assim como os cabelos finos têm características específicas, o mesmo ocorre com os cabelos grossos. Mas a verdade é que, ainda que pareça fácil, não é tão simples assim identificar a espessura do fio de cabelo. E como cada tipo de cabelo requer cuidados e tratamentos especiais, é fundamental saber quais são as características de um cabelo grosso e como cuidar dele para evitar os efeitos negativos desse tipo de fio.

Como saber se meu cabelo é grosso?

Existem algumas características comuns que se aplicam ao fio de cabelo grosso, mesmo que possam acontecer variações dependendo da pessoa. De modo geral, porém, o cabelo grosso tende a ser mais ressecado, já que por ter uma espessura maior que os demais fios ele tem mais dificuldade de absorver e reter a umidade necessária para manter os cabelos hidratados.

E com o ressecamento também vêm o aumento do frizz e a perda do brilho. Além disso, o cabelo grosso, por ter uma espessura maior se comparado ao cabelo fino, demora mais a secar naturalmente e pesa com mais facilidade quando é liso ou alisado, deixando as madeixas bem mais volumosas.

Mas se engana quem pensa que só quem tem cabelo liso e ondulado tem fios grossos. Qualquer tipo de cabelo pode ser grosso ou fino. Tanto que, quem tem cabelo cacheado e crespo com fios grossos precisa de ainda mais atenção na rotina de tratamentos diários para evitar o excesso incômodo de volume, o ressecamento e a falta de brilho. Então para identificar se o seu cabelo é grosso analise a estrutura do fio e veja se ele está:

Como cuidar do cabelo grosso?

Se levarmos em conta as características básicas do cabelo grosso fica fácil entender quais devem ser os cuidados preventivos e os tratamentos a serem adotados também. E isso, como vimos, independe se o seu cabelo é liso, ondulado, crespo ou cacheado.

Com isso em mente, listamos o que você deve fazer na sua rotina de cuidados capilares para manter o volume controlado, reduzir o frizz e manter ou devolver a oleosidade natural que garante força, elasticidade, movimento e brilho às madeixas. Veja:

  1. Hidratação: Como o cabelo grosso tende a ser mais ressecado é natural que você invista em hidratações de cabelo regulares. É a hidratação capilar que irá repor, por meio de máscaras de tratamento, a água que o fio de cabelo perdeu ao longo dos dias e devido a alguns tratamentos como tintura, progressiva, secagem e alisamento.
  2. Corte: O corte de cabelo também terá grande influência nos fios grossos, principalmente no quesito volume. O mais recomendado nesse caso são os cortes repicados, desestruturados e em camadas, afinal os fios retos contribuem ainda mais para que os cabelos grossos pesem e fiquem volumosos. Além disso, se você quer fugir do cabelo volumoso evite cortes de comprimento médio.
  3. Lavagem e secagem: Para combater o frizz no cabelo grosso é importante lavar corretamente os cabelos e secar de modo adequado também. Isso porque a água quente, o shampoo e a toalha de algodão são os principais causadores do frizz. Mas tem como reduzir os danos usando condicionador para fechar as cutículas, água fria e toalha de microfibra. Se for secar com a ajuda do secador, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes, e manter uma distância grande dos fios, além de escolher uma temperatura baixa para não danificar os cabelos.
  4. Escova e pente: Também é importante escolher bem a escova ou o pente para evitar que o volume e o frizz aumentem na hora de pentear e desembaraçar as madeixas. Para cabelos grossos, os especialistas recomendam escovas ou pentes cujas cerdas sejam bem espaçadas.
  5. Finalização: Outro cuidado que você deve ter com cabelos grosso é o produto e a quantidade dele a ser aplicado nas madeixas para finalizar. Isso porque, se você usar muito creme sem enxague ou leave-in com uma consistência mais densa pode ser que o cabelo fique ainda mais pesado e volumoso. O ideal para cabelos grossos é que o leave-in tenha ativos hidratantes para controlar o volume e o frizz, além de uma textura mais fluida.

Posso alisar cabelos grossos com Basiqe?

Claro que sim! A escova alisadora Basiqe Sleek Gold pode ser usada em todos os tipos de cabelo. E, sim, ela alisa com eficiência, rapidez e causando menos danos até mesmo nos fios grossos. Isso é possível porque a Sleek Gold contém uma placa alisadora com cerdas que dividem a mecha em 25 partes menores.

Dessa forma, os fios são alisados uniformemente o que evita que você precise passar a escova várias vezes em cada mecha. Com isso, o cabelo fica liso em menos tempo e sofre menos danos das altas temperaturas. Outro diferencial da Sleek Gold é que ela oferece cinco temperaturas para alisar diferentes tipos de cabelo. Assim, enquanto os cabelos finos devem ser alisados a uma temperatura de 130ºC, os cabelos grossos devem ser alisados com a temperatura de 190ºC ou 210ºC.

Escova alisadora original Basiqe Sleek Gold

É possível afinar o cabelo grosso?

Também não é incomum que quem tem cabelos grossos busque uma forma de afinar os fios, mais no intuito de reduzir as característcas negativas como o frizz, ressecamento e volume. E, ainda que não seja totalmente possível afinar o fio de cabelo grosso, existem algumas estratégias que você pode adotar para que os fios passem uma imagem mais leve, menos seca e com menos volume. Confira:

  • Água fria: Quando você lava os cabelos grossos apenas com água fria, você evita o ressecamento e mantém a hidratação das madeixas. Com isso, os cabelos irão apresentar menos frizz e menos volume também.
  • Shampoo certo: Analisar bem os ingredientes do shampoo que você usa no cabelo grosso é fundamental para evitar que o cosmético, ao invés de apenas limpar, também deixe o cabelo mais pesado e ainda mais grosso. Na dúvida, passe longe de shampoos com petrolatos na lista de ingredientes.
  • Etapa da hidratação: A hidratação dos cabelos grossos deve ser feita após o shampoo e antes do condicionador. Isso porque o shampoo irá abrir as cutículas, que são as escamas externas que protegem o fio de cabelo. Com elas abertas, os ativos hidratantes conseguem entrar na fibra capilar restaurando a hidratação do fio.
  • Condicionador: A função do condicionador é fechar as cutículas e, com isso, manter a água dentro da fibra capilar garantindo cabelos macios, brilhosos, mais fácil de pentear e com menos frizz. Mas o condicionador também deve ser escolhido a dedo, preferencialmente com textura mais leve. Os condicionadores com formulação mais densa acabam deixando os fios ainda mais grossos. Opte sempre por fórmulas que tenham ativos emolientes, que ajudam a diminuir o frizz e a manter o volume controlado.
  • Frequência da lavagem: Como o cabelo grosso costuma ser mais ressecado, quanto mais você lavar os fios mais a oleosidade natural será eliminada. Por isso, você não deve lavar cabelos grossos todos os dias. Caso contrário, os fios ficarão ainda mais secos, com textura áspera, opacos, com frizz e volume em excesso. O ideal é intercalar os dias, ou lavar a cada três dias, para que o couro cabeludo consiga recuperar e manter a oleosidade natural.
  • Alisamento: O alisamento com a escova alisadora pode ser uma alternativa principalmente para quem tem cabelos crespos e cacheados grossos e deseja reduzir o volume e dar a impressão de que os fios estão mais finos. Isso vale até mesmo para cabelos lisos e ondulados.

Sendo assim…

Cabelo grosso tem uma espessura maior e com isso tende a ser mais ressecado, opoca, volumoso e com mais frizz. Mas isso não significa que não é possível ter um cabelo forte e saudável com fios grossos. Pelo contrário. O importante, assim como ocorre com outros tipos de cabelo, é saber identificar as características presentes no seu cabelo e adotar medidas de prevenção e tratamento adequadas.

Por ser ressecado, a primeira medida que você precisa adotar na sua rotina de cuidados capilares com o cabelo grosso é a hidratação, que deve ser mais regular e com ativos que atuem profundamente no combate ao ressecamento. Isso porque, como o fio grosso é mais espesso, é natural que ocorra uma dificuldade maior de os ativos penetrarem na fibra capilar.

Além disso, você deve investir em shampoo e condicionador específicos para cabelos grossos. Também é importante lavar as madeixas apenas com água fria, para evitar o frizz, e secar de forma adequada tanto para eliminar os fios arrepiados como para minimizar outros danos. Outro ponto importante para quem tem cabelos grossos é a escolha correta do corte. Um bom cabeleireiro saberá utilizar as ferramentas adequadas para reduzir o volume e reduzir o efeito de cabelo pesado, tão comum nos fios grossos.

Por fim, mas não menos importante, se você tem cabelo grosso fique tranquila na hora de alisar com a Basiqe Sleek Gold. Além de alisar perfeitamente qualquer tipo de cabelo, a Sleek também foi projetada para alisar adequadamente fios finos e grossos. Tanto é que existe uma temperatura específica para alisar cada cabelo dependendo do seu estado, da sua curvatura e da espessura.