Leve até 50% OFF + FRETE GRÁTIS!Cupom: 'AMOR' - somente 500 disponíveis! 🏃‍♀️💨

Pesquisar

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Leave-in: O que é e como usar?

    Mulher com cabelo liso

    Pode até parecer óbvio, mas não é. Leave-in é, de fato, um nome comum no universo dos cosméticos capilares. No entanto, como hoje existem diversos tipos, com as mais variadas funcionalidades, nem sempre é tarefa fácil escolher o melhor leave-in para o seu tipo de cabelo.

    Mais difícil ainda é encontrar o leave-in certo para o seu objetivo, que pode ser definir cachos, reduzir o frizz, proteger as madeixas, entre tantas outros. Pensando nisso, nós fomos atrás de especialistas para entender o que é, como funciona, quando usar e quais são os tipos de leave-in disponíveis atualmente no mercado.

    O que é leave-in e para que serve?

    Leave-in é um tipo de finalizador de cabelo. Ele é utilizado nos fios ainda úmidos, após a lavagem com shampoo, máscara e condicionador e, por isso, também é conhecido como creme sem enxágue.

    Sua principal função é selar a cutícula capilar, que é a camada externa que reveste o fio de cabelo, protegendo-o da ação de agentes externos. Lembrando que, após o shampoo, e devido a ação do calor e de produtos químicos, a cutícula é aberta, deixando a fibra capilar frágil. Assim, quando a cutícula é selada, o frizz e o ressecamento são reduzidos e os ingredientes nutritivos provenientes da hidratação, nutrição e reconstrução capilar são mantidos dentro do fio de cabelo.

    Mas as vantagens do leave-in vão além. Como creme sem enxágue, ele serve também para desembaraçar os cabelos, modelar cachos e disciplinar os fios. Sem contar, que também é possível usar o leave-in para reforçar a hidratação, reduzir o volume das madeixas, proteger contra os raios ultravioletas e as altas temperaturas de ferramentas de calor. Para te ajudar a entender as várias funções de um leave-in, reunimos as principais na lista abaixo:

    • Selar cutículas dos fios
    • Desembaraçar
    • Modelar
    • Dar brilho
    • Controlar o frizz
    • Proteger dos raios UV
    • Proteger contra as altas temperaturas
    • Reduzir o volume

    Como e quando devo passar o leave-in?

    Como se trata de um creme sem enxágue, em geral, o leave-in é aplicado nos cabelos após a lavagem. Mas nada impede que você o utilize para remodelar ou disciplinar os fios no day after.

    De todo modo, o ideal é que o leave-in seja aplicado apenas no comprimento e nas pontas, e nunca na raiz. Aqui vale a máxima do condicionador, para evitar que a oleosidade se concentre no couro cabeludo. Para não errar, siga o passo-a-passo:

    1. Aplique nos cabelos úmidos: Além de ajudar a desembaraçar, o produto vai selar as cutículas que foram abertas na lavagem, ajudando a reduzir o frizz e a hidratar as pontas.
    2. Não abuse da quantidade: O quanto você vai aplicar de leave-in dependerá do comprimento do seu cabelo, mas não exagere na quantidade para não deixar os fios com aspecto de pesado e oleoso. Em geral, os especialistas indicam aplicar uma quantidade parecida com o tamanho de uma moeda de 1 real.
    3. Comprimento e pontas apenas: Ainda que a tentação seja grande de aplicar o leave-in na raiz, é importante evitar isso. Afinal, o resultado final pode ser o oposto do desejado, com um cabelo com aspecto de sujo e pesado. Isso porque é na raiz que a oleosidade natural dos cabelos se concentra.
    4. Foque finalização: Após aplicar o leave-in, capriche na modelagem dos cabelos. Se você tem cabelo liso, basta pentear e deixar no jeito para que os fios sequem naturalmente ou com a ajuda do secador. Mas se os seus cabelos são crespos e cacheados, vale usar uma toalha de microfibra para amarrar de baixo para cima, definindo os cachos. Agora, se você for usar a Basiqe Sleek Gold não se esqueça de esperar que o cabelo esteja completamente seco antes de alisá-lo.

    Quais são os tipos de leave-ins?

    Como vimos, o leave-in serve para vários objetivos. Por isso, na hora de comprar o seu é importante ler atentamente as informações da embalagem. É ali que você vai encontrar a indicação para o tipo de cabelo e para o objetivo de uso.

    Para você ter uma ideia, existe até mesmo um leave-in para cabelos coloridos. Com ele, você garante que não haverá o desbotamento precoce da cor. Já o leave-in para cabelos cacheados e crespos vai atuar na definição dos cachos, na redução do volume e no controle de frizz. Enquanto que o leave-in para cabelos lisos e ondulados ajudam a proteger os cabelos do calor do secador, da chapinha e da Basiqe Sleek Gold, além de reduzir o frizz e manter os fios alinhados. Confira os principais:

    • Leave-in hidratante
    • Leave-in protetor térmico
    • Leave-in controlador de frizz
    • Leave-in redutor de volume
    • Leave-in protetor da cor
    • Leave-in definidor de cachos
    • Leave-in protetor solar

    Além disso, também recomendamos que você leve em conta a textura do leave-in. A textura vai interferir e muito no resultado final. E, nesse sentido, você vai encontrar opções mais cremosas e densas e o oposto também, como os leave-ins líquidos e oleosos. Veja a indicação de cada um:

    • Leave-in líquido: Aqui você vai encontrar opções em spray, que é ideal para os fios finos. Além disso, com a textura mais fluida é possível aplicar o leave-in ao longo do dia sem que os fios fiquem pesados ou com aspecto oleoso.
    • Leave-in em creme: Com textura mais densa, esse tipo de leave-in deve ser usado em pouca quantidade, mas é perfeito para cabelos crespos e cacheados., já que também serve como creme de pentear.
    • Leave-in em óleo: Se você quer dar mais brilhos aos cabelos, a melhor opção é o leave-in em óleo. No entanto, se você for usar o secador e a Basiqe, você deve usar o óleo após a secagem e o alisamento, ok? Se você usar antes pode acabar com os fios queimados e danificados.

    Afinal, qual o melhor leave-in?

    Isso vai depender do seu tipo de cabelo e do objetivo que você pretende atingir com a aplicação deste produto. Como vimos no tópico acima, existem opções para diversos objetivos, tipos de cabelos e texturas também. Mas, além disso, é fundamental que você analise bem a fórmula do leave-in. Afinal, é ali, na lista de ingredientes, que você vai encontrar os princípios ativos ideais para o que você deseja. A gente listou os principais. Confira:

    • Aminoácidos: Mantém a fibra capilar forte e elástica, evitando a quebra dos fios.
    • Queratina: Ajuda a selar a cutícula dos fios e a recuperar os que estão danificados.
    • Óleo de Coco: Com ação antibacteriana e antifúngica, o óleo de coco ajuda a hidratar e proteger os cabelos.
    • Óleo de Argan: Tem propriedades antioxidantes e, por isso, confere maciez e brilho, hidrata e combate o frizz.
    • Ceramida: Mantém as cutículas intactas, garantindo brilho e evitando o ressecamento e o frizz.
    • Glicerina: Retém a umidade dentro do fio, deixando-o hidratado por mais tempo.

    Preciso aplicar leave-in antes de alisar com Basiqe?

    A Basiqe Sleek Gold é a escova que alisa em menos tempo e causando menos danos aos cabelos. Mas isso você já sabe. No entanto, assim como ocorre com outras ferramentas de calor que secam, alisam e modelam as madeixas, também com a Basiqe é importante que você adote alguns cuidados antes de realizar o procedimento.

    Antes de tudo, é importante saber que você só pode usar a Basiqe com os cabelos 100% secos. Além disso, vale destacar que um cabelo limpo é mais fácil de alisar e garantir o efeito desejado. Por isso, o recomendado é:

    1. Lavar corretamente os cabelos
    2. Aplicar o leave-in com protetor térmico
    3. Secar com o secador, aproveitando para dar aquela leve escovada; ou deixar os cabelos secarem naturalmente.
    4. Desembaraçar cada mecha de cabelo
    5. Alisar com Basiqe Sleek

    Conlusão…

    Adotar uma rotina de cuidados com os cabelos é essencial para manter os fios fortes e saudáveis. No entanto, cada tipo de cabelo requer cuidados e produtos diferenciados. Um deles, porém, é indicado para qualquer cabelo: o leave-in. Considerado um finalizador de cabelo, ou leave-in costuma ser aplicado após a lavagem dos fios, com eles ainda úmidos. Com isso, ele ajuda a desembaraçar as madeixas. Mas sua função vai além.

    O leave-in consegue selar as cutículas, que protegem o fio de cabelo. Com isso, o leave-in é capaz de reduzir o frizz e evita o ressecamento das madeixas. Mas, além disso, dependendo do tipo de leave-in que você aplicar, ele pode atuar na modelagem dos cachos, na disciplina dos fios, na proteção contra o calor e as altas temperaturas e até mesmo evitando o desbotamento de cabelos tingidos.

    Com isso em mente, na hora de escolher o melhor leave-in, é importante levar em conta o objetivo que você pretende atingir com o produto, o seu tipo de cabelo e também a textura e a fórmula do leave-in.

    Compre sua escova alisadora qui