Leve até 50% OFF + FRETE GRÁTIS!Cupom: 'AMOR' - somente 500 disponíveis! 🏃‍♀️💨

Pesquisar

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Como escolher o melhor protetor solar para cabelo em 2022?

    Mulher de frente para o mar com cabelo sob o sol

    Que as altas temperaturas de ferramentas que secam, alisam e modelam os cabelos podem danificar a fibra capilar, isso você já deve estar cansada de saber. Mas a verdade é que até mesmo o calor do sol, quando em excesso, pode afetar a estrutura dos fios. Então, não é à toa que existe protetor solar para cabelo também.

    Agora, como existem diversas opções e marcas à venda, nem sempre é uma tarefa fácil escolher o melhor protetor solar capilar. É importante levar em conta o seu tipo de cabelo, a fórmula do produto e o modo de uso para fazer valer os seus benefícios de proteger os fios dos raios ultravioletas. Com isso em mente, a gente criou um guia completo para te explicar tudo sobre esse cosmético capilar e como escolher o ideal para o seu tipo de cabelo.

    Para que serve o protetor solar de cabelo?

    Tomar sol é importante para a nossa saúde porque são os raios solares em contato com a pele que ativam a produção da vitamina D no organismo. E todo mundo sabe que esse é um dos nutrientes essenciais para a saúde como um todo. Mas a gente também sabe que o sol em excesso é prejudicial para nossa pele e pode até causar doenças graves, como o câncer. Por isso, o uso do filtro solar na pele do corpo e do rosto é uma recomendação mandatória para todas as pessoas, de todas as idades.

    Afinal, o filtro consegue criar uma camada de proteção a mais na pele, o que minimiza os efeitos negativos do sol. Pois a mesma lógica vale para o cabelo, ainda que em uma proporção menor.

    A exposição prolongada, e sem proteção, dos raios UVA e UVB sobre os cabelos também pode causar efeitos negativos na fibra capilar, sendo a principal o ressecamento. É que qualquer fonte de calor, seja de ferramentas que secam e alisa, seja da água quente, seja do sol, quando em excesso sobre os cabelos, pode abrir a cutícula, que é a camada de proteção dos fios.

    Quando a cutícula está aberta, o fio fica mais vulnerável à ação de agentes externos, o que pode levar ao ressecamento, à quebra, ao aumento do frizz e das pontas duplas. Além disso, o cabelo acaba ficando opaco e sem vida. Outra consequência das cutículas abertas é que o fio também pode perder água, massa e nutrientes.

    Mulher com cabelo no sol segurando óculos escuros.

    O protetor solar evita que os cabelos sofram com a ação dos raios ultravioletas. (Fonte: Tamara Bellis/ Unsplash)

    Para evitar todos esses efeitos é preciso, portanto, proteger os cabelos do calor excessivo. No caso do sol, isso pode ser feito com uma barreira física, com bonés e chapéus, ou com o protetor solar de cabelo.

    O protetor solar capilar contém filtro UV que reduz a ação negativa dos raios UVA e UVB sobre as cutículas dos fios. Com isso, a cutícula é fortalecida e impedida de abrir quando exposta ao sol o que, por consequência, evita a perda de nutrientes e o ressecamento capilar. Além disso, o protetor solar para cabelo ainda evita o desbotamento de cabelos tingidos.

    Mas vale a atenção: o protetor solar de cabelo protege apenas os fios dos raios de sol. Para proteger o couro cabeludo, que também pode ser negativamente afetado pelos raios ultravioletas, os especialistas recomendam aplicar um protetor solar comum, como o que usamos na pele. Para facilitar a aplicação, vale apostar no filtro em forma de spray.

    Qual a diferença entre protetor solar de cabelo e protetor térmico?

    Essa é uma dúvida frequente, até porque ambos são protetores capilares. Então, será que não dava para usar apenas um e garantir uma proteção dupla? Não é bem assim.

    O protetor térmico de cabelo tem a função de proteger os fios contra o calor de ferramentas que secam, alisam e modelam, como o secador, a chapinha, o babyliss e, é claro, a escova alisadora Basiqe Sleek.

    Esse produto impede que a cutícula que envolve os fios de cabelo se abra e deixe o fio desprotegido. Dessa forma, o protetor térmico minimiza os danos causados pelo calor das ferramentas. Vale dizer também que, normalmente, as altas temperaturas dessas ferramentas são capazes de causar danos muito mais agressivos e severos do que o calor do sol.  

    E, por outro lado, o protetor solar de cabelo vai evitar que o fio seja danificado especificamente pelos raios ultravioletas do sol. Como vimos, os raios UV desbotam o cabelo, tiram a umidade e a oleosidade natural do fio e deixam o cabelo ressecado e quebradiço. Assim, o protetor solar não substitui o protetor térmico, e vice-versa.

    Hoje já existem vários produtos para cabelo com ação de proteção térmica, como cremes, óleos e leave-ins. No caso do filtro solar capilar, você vai encontrar desde os utilizados na lavagem e hidratação até os cremes sem enxágue e finalizadores. Veja a tabela a seguir que mostra as principais diferenças entre o protetor solar de cabelo e o protetor térmico:

    Protetor solar de cabelo Protetor térmico de cabelo
    Para que serve Evitar o ressecamento e desbotamento da cor causado pela ação dos raios ultravioletas do sol   Evitar ressecamento, fios quebradiços, frizz e pontas duplas causados pelo excesso de calor de ferramentas que secam, alisam e modelam os fios
    Formatos Shampoo, condicionador, creme sem enxágue e finalizador Cremes, óleos e leave-ins
    Quando usar Ao ar livre, no sol e na sombra  Antes de secar, alisar ou modelar com ferramentas de calor


    Posso usar o protetor térmico e o protetor solar de cabelo ao mesmo tempo?

    Pode, sim. Mas sabe o que é mais interessante? É que hoje o mercado já oferece opções 2 em 1, na qual o cosmético funciona tanto como protetor solar como protetor térmico para os fios.

    No entanto, se você for usar os dois produtos separadamente, o melhor mesmo é aplicar o protetor térmico capilar antes de realizar um procedimento de secagem, alisamento ou modelagem. E, após esse processo, aí, sim, você pode aplicar o protetor solar nos fios, como se fosse um finalizador.

    Quem deve usar protetor solar nos cabelos?

    O protetor solar de cabelo é indicado para quem fica muito tempo exposto aos raios solares. Então, se você trabalha ao ar livre, o protetor solar capilar deve estar sempre por perto. Mas isso vale também para os dias de lazer, nos parques, praias, piscinas e é, claro, nas férias de verão.

    No entanto, a proteção solar também é fundamental para quem tem cabelos danificados por conta de procedimentos químicos, como tintura e progressiva, ou pelo uso em excesso de secador e chapinha.

    Além disso, os cabelos que são naturalmente mais secos e frágeis, com os crespos e cacheados, também se beneficiam dessa camada extra de proteção contra o ressecamento.

    Compre aqui a Basiqe Sleek Gold original

    Como usar o protetor solar no cabelo?

    Isso vai depender do produto, por isso, o importante é sempre seguir as recomendações do fabricante. De todo modo, o mais comum é que você aplique o protetor solar nos fios ainda úmidos, mecha por mecha, da raiz até as pontas, a não ser que você utilize o produto como se fosse um finalizador de cabelo após alisar com Basiqe, por exemplo.

    Agora, se você estiver na praia ou na piscina é preciso reaplicar o produto após cada mergulho ou de 2 em 2 horas, tá? E não deixe de enxaguar antes o cabelo com água sem sal e sem cloro, isso vai ajudar na absorção do protetor solar nos fios.

    Qual o melhor protetor solar de cabelo?

    Para acertar na compra, e ter em mãos o protetor solar ideal, é preciso levar em conta alguns pontos que farão toda a diferença no resultado. Veja:

    • Tipo de cabelo: Escolha o protetor solar de acordo com o seu tipo de cabelo: oleoso, seco ou misto.
    • Formato: O mais comum é encontrar o protetor solar em forma de leave-in ou spray. Esse último é o mais indicado para cabelos oleosos. Mas você também poderá usar shampoo e condicionador com filtro UV, ainda que eles sejam menos eficientes porque podem sair na lavagem.
    • Fórmula: Fique atenta porque os melhores protetores possuem outros ingredientes na fórmula que ajudam ainda mais a fortalecer os cabelos.

    Por fim…

    O protetor solar para cabelo é um cosmético indispensável para quem quer cuidar da saúde capilar. Afinal, o excesso de raios ultravioletas emitidos pelo sol não fazem mal apenas à nossa pele. Os raios UV também podem ser prejudiciais para a estrutura da fibra capilar. Tanto é que, quando incide em excesso sobre os cabelos, os raios solares ressecam e desbotam os fios, tornado-os frágeis, opacos e sem vida.

    Para protegê-los desses efeitos negativos que enfraquecem os cabelos, é importante aplicar um protetor solar nas madeixas. Esse produto consegue formar uma camada de proteção a mais em volta do fio, evitando o ressecamento e garantindo força e nutrição prolongadas ao cabelo.

    Mas não confunda o protetor solar com o protetor térmico de cabelo. Esse último é o que de fato protege os fios contra as altas temperaturas de ferramentas que alisam, secam ou modelam. A boa notícias é que, hoje, já existem produtos que protegem tanto contra o sol quanto do calor dessas ferramentas.

    Se você for usá-los separadamente, porém, vale seguir a regra básica: Antes de secar o cabelo ou de alisar com Basiqe, primeiro aplique o protetor térmico. Após finalizar o procedimento de secagem, alisamento ou modelagem, aplique um bom protetor solar e pronto! Você estará linda, bela e com os cabelos bem protegidos.