Mulher de olhos fechados e cabelos com cachos definidos.

Touca de cetim: Tudo o que você precisa saber sobre ela

Quem aí nunca acordou com os fios embaraçados e os cabelos cheios de frizz? Difícil vai ser encontrar alguém que não vivencie isso todos os dias, não é mesmo? Mas a verdade é que hoje a maioria das mulheres já descobriu o segredo para acordar com os cabelos prontos para sair: a touca de cetim.

Não é à toa que a gente já até se acostumou a ver as celebridades nas redes sociais usando esse acessório em volta dos cabelos. Mas você sabe para que serve a touca de cetim e porque ela pode ser um grande aliado no seu dia a dia? O artigo de hoje vai te explicar isso e muito mais.

O que é e para que serve a touca de cetim?

A touca cetim lembra muito os acessórios usados nos tempos das nossas avós e bisavós, que se preparavam ao máximo para dormir e manter o penteado do dia anterior intacto. Afinal, quando dormimos, e principalmente quando nos mexemos muito na cama, o cabelo acaba sofrendo atrito pelo contato com o travesseiro. Esse atrito resulta em um cabelo mais embaraçado, sem definição e com muito frizz.

Por isso, envolver os cabelos em um touca é uma opção antiga que volta agora com força total. A touca é ideal para proteger as madeixas do atrito com o travesseiro e manter o cabelo como ele foi finalizado no dia anterior. Mas serve qualquer touca? Não. Isso porque, enquanto o atrito dos fios com o travesseiro embaraça os fios e aumenta o frizz, o tecido da fronha causa a perda de umidade e da oleosidade natural do cabelo.

Isso se dá porque a maioria das fronhas de travesseiro são feitas de algodão e esse tecido tem a capacidade de absorver muito a umidade e a oleosidade da fibra capilar. O mesmo ocorre , por exemplo, com as toalhas de algodão. Por isso, também é importante saber secar corretamente os fios para evitar problemas como frizz e ressecamento. 

Mulher dormindo na cama com cabelos soltos

O atrito dos cabelos com a fronha do travesseiro aumenta o frizz, deixa os fios embaraçados e ainda causa o ressecamentos dos cabelos. (Fonte: Vladislav Muslakov/ Unsplash)

A consequência de tudo isso é ter que acordar mais cedo para lavar as madeixas ou finalizar novamente os cabelos com leave-in e óleos. Assim, para evitar perder tempo ao acordar e manter os cabelos bonitos e saudáveis, foi criada a touca de cetim.

A touca de cetim ajuda você a acordar sem sem frizz, com os fios alinhados e, se for o seu caso, com os cachos definidos. O acessório, ao envolver os cabelos, protege os fios do atrito com a fronha do travesseiro, mas por conta do cetim seus benefícios vão além.

Qual a diferença entre o cetim e o algodão?

A fibra do cetim é mais lisa se comparada ao algodão. Por isso, o cetim é capaz de proteger os fios dos atritos que ocorrem quando estão em contato com o tecido. Mais do que isso, o cetim não absorve a umidade e oleosidade naturais dos cabelos, como ocorre com o algodão. Pelo contrário, o cetim consegue manter a hidratação dos cabelos. E quanto mais hidratado for um cabelo, mais forte e saudável ele será.

Por conta disso, a touca de cetim também ajuda a manter a finalização que você fez nos cabelos antes de dormir. E isso é especialmente importante para quem deseja manter os cachos definidos ou os fios lisos alinhados por mais tempo.

Tamanho os benefícios do cetim para os cabelos que hoje existem até as fronhas de cetim, que tem a mesma função só que não são capazes de manter tanto a definição como a touca. Para você entender melhor, veja abaixo a tabela que mostra as diferenças entre o cetim e o algodão.

Touca de Cetim Fronha de algodão
Reduz o atrito da fibra capilar com o tecido Aumenta o atrito do fio com o tecido
Evita que os fios embaracem Embaraça os cabelos
Diminui o frizz Aumenta o frizz
Mantém penteados, finalizações e cachos definidos Desfaz penteados, finalizações e cachos
Retém a umidade e a oleosidade natural dos fios Resseca o cabelo


Quando usar a touca de cetim?

De modo geral, a touca de cetim foi criada para ser usada quando você for dormir. Afinal, é durante o sono que o seu cabelo sofre mais atrito com outra superfície que, no caso, é o travesseiro. Ao envolver a touca de cetim nos seus cabelos você dorme tranquila sabendo que irá acordar com os fios alinhados e definidos, e sem precisar perder tanto tempo para arrumá-los ou finalizá-los pela manhã.

Mas a verdade é que você pode usar a touca de cetim em qualquer momento do dia, sempre que achar necessário. Até porque ela super leve e confortável. Além disso, vale destacar que a touca de cetim pode ser usada tanto em casa como nas viagens. Por ser portátil e de tecido, é fácil colocá-la na bolsa ou na mala sem ocupar espaço.

escova alisadora Basiqe Sleek Gold e touca de cetim

Quem pode usar a touca de cetim?

Qualquer pessoa, com qualquer tipo de cabelo, pode usar a touca de cetim. Esse acessório evita o frizz, retém a hidratação e mantém a definição de cabelos lisos, ondulados, crespos, cacheados, secos ou oleosos.

De fato, as crespas e cacheadas são as que mais usam a touca de cetim. E o motivo é simples: os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais secos e possuem mais frizz. Isso se dá por conta da curvatura mais acentuada do fio que impede que a oleosidade do couro cabeludo escorra pelo comprimento do fio até as pontas.

Por isso, ao acordar, a sensação é a de que o frizz e os fios embaraçados aumentaram, além de os cachos perderem sua definição. Daí a importância da touca de cetim. Mas esse acessório também traz benefícios para os cabelos lisos e alisados. Ela é super eficiente para manter os fios alinhados durante a noite de sono e ainda prolonga o efeito de cabelo liso proporcionado pela Basiqe Sleek Gold.

Como usar a touca de cetim?

A touca de cetim também pode ser usada em qualquer tamanho de cabelo, longo, médio ou curto. Enquanto para fios curtos e médios é mais simples envolvê-los dentro da touca, para quem tem cabelos longos, o mais recomendado é fazer um coque frouxo antes de colocar a touca. Mas o mais importante é saber o lado certo de usar a touca de cetim. É o lado mais brilhante do tecido que deve ficar em contato com os fios. A parte fosca, portanto, deve ficar virada para fora, pois ela pode causar atrito.

Outra dica importante é que você pode usar a touca de cetim enquanto dorme e aproveitar para realizar um tratamento capilar. Você pode, por exemplo, aplicar cremes sem enxague, séruns e óleos antes de envolver os cabelos dentro da touca. Mas, nunca, nunca, durma com os cabelos molhados. E o mesmo vale para a touca de cetim. Você não deve colocá-la sobre os fios ainda úmidos, já que isso poderá danificar a fibra capilar, quebrar o fio e ainda causar caspa, dermatite e até a proliferação de fungos.

Touca de cetim + Basiqe Sleek: o match perfeito

Que a touca de cetim é uma maravilha para os seus cabelos já deu para perceber, não é? Agora, qual é a relação dela com a escova alisadora Basiqe Sleek Gold? Bom, se você está acostumada a alisar os cabelos com ferramentas de calor, já sabe: não é tão simples manter o efeito liso, sem frizz e com brilho por muitos dias.

O calor, a umidade, a poluição e até alguns hábitos, como passar as mãos nos cabelos, acabam reduzindo o efeito do primeiro dia de alisamento. Por isso, existem estratégias para manter o cabelo liso por mais tempo. Uma delas é dormir com a touca de cetim.

A touca de cetim vai prolongar o efeito liso da Basiqe, manter a definição da franja e até das pontas que você pode ter modelado também com a escova alisadora, além de evitar o ressecamento dos fios. Sem contar que, quando você acordar, vai parecer que você acabou de alisar as madeixas com Basiqe. Ou seja, nada de bad hair day! Você acordará com os cabelos prontos para sair, sem precisar acordar mais cedo nem perder tempo.

Finalizando…

É natural acordar com os cabelos embaraçados, cheios de frizz, opacos e sem definição. Isso acontece por conta do atrito da fibra capilar com o tecido do travesseiro que, em geral, é o algodão. Além de causar atrito, o algodão também absorve a umidade e a oleosidade natural dos cabelos. Aí você já viu: é preciso acordar mais cedo e gastar mais tempo finalizando de novo as madeixas.

Para evitar isso, surgiu a touca de cetim. Usada especialmente para dormir, a touca de cetim evita o frizz, o ressecamento e mantém os fios alinhados durante a noite de sono. E o responsável por tudo isso é o cetim, que tem uma fibra mais lisa, não causa atrito com o fio de cabelo e não absorve nem a umidade nem a oleosidade. Ao contrário, o cetim ainda ajuda a manter a hidratação, os fios comportados e os cachos definidos. Com a touca de cetim você até mesmo prolonga o efeito liso da Basiqe!

escova alisadora Basiqe Sleek Gold original