Detalhe de cabelo com cachos e mulher sorrindo

Jato de ar frio no cabelo: Quais ferramentas tem essa função?

Existem técnicas que a gente usa, mas nem sempre sabe o porquê, não é mesmo? É o caso do jato de ar frio nos cabelos. Se você faz escova, alisa ou modela as madeixas com secador, chapinha, babyliss ou Basiqe, sabe que jogar um jato de ar frio para finalizar dá um resultado incrível. Mas você sabe o que, de fato, o ar frio faz com o fio de cabelo? E porque os profissionais fazem e indicam essa etapa para finalizar penteados feitos com ferramentas de calor? E, mais, será que o jato de ar frio só pode ser aplicado com o secador?

A gente foi atrás de especialistas para responder essas e outras perguntas. Então, hoje você vai descobrir a importância do jato de ar frio após escovar, alisar e modelar cachos, como você deve aplicar na madeixas e o último lançamento do mercado que faz tudo isso em uma única ferramenta.

Jato de ar frio x Calor: Qual a diferença de cada um nos cabelos?

Para entender a função do ar frio no cabelo, a gente precisa falar do efeito das altas temperaturas na fibra capilar. Você já deve saber, mas é importante reforçar: o calor é capaz de modificar a estrutura do fio, fazendo com que ele possa ser moldado. Por isso, o secador, a chapinha e os produtos Basiqe são eficientes para alisar e modelar cachos.

Funciona assim: O calor atua diretamente na cutícula do fio de cabelo, que é a camada mais externa que tem a função de proteger as partes internas onde estão os nutrientes que garantem força, elasticidade e brilho aos cabelos. Então, quando são submetidas ao calor, as cutículas se abrem deixando o fio desprotegido e frágil a ponto de poder ser moldado, seja alisando ou fazendo cachos.

No entanto, quanto mais tempo as cutículas ficam abertas, mas o fio estará sujeito aos danos externos, aumentando o ressecamento, o frizz e retirando o brilho dos fios. Por isso, as altas temperaturas são tão prejudiciais à saúde capilar.

Pode perceber que, não raro, após alisar com frequencia usando uma ferramenta de calor, os fios acabam ficando com aspecto opaco, cheios de frizz e ressecados. Em casos assim, os especialistas recomendam quatro ações:

  1. Reduzir a frequência de uso de ferramentas de calor;
  2. Apostar em um cronograma capilar personalizado para fortalecer o fio;
  3. Optar por ferramentas que causem menos danos aos cabelos;
  4. Sempre aplicar um jato de ar frio para finalizar.

Ao reduzir o uso das ferramentas de calor, o cabelo é menos afetado pelas altas temperaturas. E, com o cronograma capilar, que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, os fios conseguem repor a água, os óleos e as proteínas que acabam sendo perdidos ao longo dos dias.

Mas hoje já é possível aliar tudo isso ao uso de ferramentas de calor que são projetadas para minimizar os danos à fibra capilar. E, por fim, o jato de ar frio que, além de não danificar os cabelos, ainda tem funções que levam o penteado a um outro nível.

Para que serve o jato de ar frio no cabelo?

Como vimos, depois de alisar ou modelar os cabelos com ferramentas de calor, os fios perdem muita água e outros nutrientes, ficando ressecados e frágeis. Por isso, é comum que, após o alisamento e a modelagem de cachos, os fios fiquem todos arrepiados. É o tal do temido frizz. E tem mais. Como os cabelos começam a buscar a umidade que perderam, durante o resfriamento dos fios o cabelo vai se armando o que, consequentemente, acaba desfazendo o efeito liso e brilhante.

Com isso em mente, os profissionais adotam duas técnicas: antes, aplicando um protetor térmico e, depois, jogando um jato de ar frio em todo o cabelo. O protetor térmico, você sabe: aumenta a camada de proteção do fio para reduzir os danos causados pelo calor, em especial a perda de umidade. Já o jato de ar frio é aplicado nas madeixas, principalmente, para selar as cutículas.  E o resultado disso é incrível. Veja só o que acontece quando o ar frio fechar as cutículas:

  • Reduz o frizz;
  • Aumenta o brilho;
  • Fixa o penteado;
  • Mantém o penteado por mais tempo;
  • Interrompe o aquecimento dos fios.

Quando usar o jato de ar frio no cabelo?

São várias as situações nas quais você pode aplicar o jato de ar frio nos cabelos. Tem muita gente que usa o ar frio do secador até mesmo para secar as madeixas, para evitar os prejuízos das altas temperaturas. Isso é sim possível, no entanto, o ar frio não é capaz de retirar a umidade dos cabelos com eficiência.

Primeiro, porque o tempo de duração até a secagem será muito maior e, segundo, porque o ar frio não consegue modificar a estrutura da fibra capilar. Assim, ainda que você consiga tirar uma parte da umidade dos fios, eles não serão alisados nem modelados.

Mulher com metade do cabelo liso, metade ondulado, segurando a Basiqe Duo.
O jato de ar frio deve ser usado após alisar ou fazer cachos. E a Basiqe Duo faz tudo isso ao mesmo tempo. 

Mas quem também se beneficia ao usar o ar frio do secador são as cacheadas. É comum utilizar essa temperatura para secar levemente as madeixas sem desfazer nem danificar os cachos. No entanto, o uso mais eficiente e comum do jato de ar frio é mesmo como finalizador. Como vimos, o ar frio sela a cutícula, reduzindo o frizz, aumentando o brilho e fazendo com que o penteado dure mais tempo.

Por isso, sempre que você secar os cabelos com o secador, fizer uma escova, ou alisar e modelar cachos com ferramentas de calor não se esqueça de jogar um jato de ar frio em todo o cabelo para finalizar.

Quais ferramentas tem jato de ar frio para cabelos?

Essa pergunta parece óbvia, não é mesmo? Afinal, todo mundo sabe que o secador de cabelo tem pelo menos duas temperaturas: quente e fria. A temperatura quente é usada para secar as madeixas ou escovar, enquanto que o jato de ar frio é usado no final, para dar aquele brilho extra e acabar com o frizz. Tamanha a eficiência do jato de ar frio, que essa temperatura do secador também é recomendada para ser usada após o alisamento e modelagem feitos com outras ferramentas de calor como chapinha, babyliss e a Sleek Gold.

No entanto, hoje, o secador não é mais o único aparelho que tem jato de ar frio. Pensando em otimizar o tempo de quem alisa e modela as madeixas, a Basiqe desenvolveu uma ferramenta multifuncional. A ideia é que você não precise mais ter duas ferramentas, uma para alisar e outra para usar o jato de ar frio nos cabelos. Agora, você pode fazer tudo isso usando um único aparelho: a Basiqe Duo.

A Duo é a única chapinha modeladora que tem um sistema exclusivo de jatos de ar frio. São 160 furinhos posicionados em toda a sua estrutura que liberam ar frio ao mesmo tempo em que as chapas de cerâmica alisam e modelam a mecha de cabelo. Ou seja, enquanto o calor alisa e cria cachos, o ar frio resfria, finaliza e fixa a mecha na hora. Veja as vantagens do ar frio no cabelo proporcionado pela Basiqe Duo:

  1. Evita o superaquecimento do cabelo, protegendo das altas temperaturas
  2. Evita o superaquecimento do aparelho, evitando queimaduras
  3. Sela as cutículas na hora
  4. Reduz o frizz
  5. Aumenta o brilho
  6. Fixa os cachos
  7. Mantém o penteado intacto por muito mais tempo.

Compre a Basiqe Duo aqui!

Extra: Quais ferramentas de calor causam menos danos aos cabelos?

A gente está falando da importância do jato de ar frio nos cabelos para finalizar  e fixar os penteados, mas lembra que mencionamos que também é recomendado escolher ferramentas de calor que prejudiquem menos a fibra capilar? Pois bem. Quando você adota alguns cuidados diários como esses, os seus cabelos acabam se tornando mais fortes e resistentes. Com isso, o brilho aumenta e o resultado do alisamento e da modelagem ficam bem melhores.

Com isso em mente, a gente listou 3 ferramentas de calor que, ainda que utilizem altas temperaturas para alisar e cachear os cabelos, causam menos danos à saúde do fio porque utilizam tecnologia de ponta. Em comum, todas  elas têm 5 temperaturas, para você escolher a melhor de acordo com o seu tipo de cabelo. Assim, não é preciso utilizar uma temperatura muito alta sem necessidade. Veja as característcas de cada ferramenta de calor e porque elas reduzem os danos capilares:

  • Sleek Gold: A escova alisadora Sleek Gold tem placa de cerâmica que distribui melhor o calor e 25 cerdas que dividem a mecha em partes menores. Com isso, ela consegue alisar a mecha em uma única passada, reduzindo o tempo de contato do fio com o calor e, portanto, causando menos danos à fibra capilar.
  • Sleek Plus: A Plus é a versão mais potente da Sleek Gold. Ela também alisa mais rápido, causando menos danos, mas oferece uma temperatura mais elevada para que até quem tem cabelo grosso e crespo consiga alisar em menos passadas, protegendo mais a saúde dos fios.
  • Basiqe Duo: A Basiqe Duo, como vimos, é uma prancha que alisa, modela cachos e resfria as mechas na hora. Com um sistema exclusivo de jatos de ar frio, a Duo garante que não haverá superaquecimento dos fios e que o penteado vai durar muito mais tempo.