Detalhe de pontas de cabelo de mulher

Quais os melhores aparelhos para finalizar as pontas do cabelo em 2022?

Alisar e finalizar as pontas do cabelo nunca é uma função fácil, rápida e simples. Haja braço e tempo para conseguir o efeito desejado, seja com a escova, os bobes ou a chapinha. Mas o problema é que, depois de algumas horas, as pontas ainda ficam ralas e ressecadas.

De fato, alguns produtos são eficientes para recuperar o aspecto saudável e brilhoso das pontas do cabelo. Mas só isso não é o suficiente, especialmente quando as pontas já estão danificadas. Até porque, quanto mais a gente usa ferramentas de calor para finalizar as pontas, mais elas podem acabar fragilizadas.

Com isso em mente, nós vamos mostrar no artigo de hoje como você pode evitar que as pontas do cabelo fiquem ralas e ressecadas, e quais são os acessórios que ajudam a finalizar e modelar as pontas.

Mais do que isso, nós vamos apresentar duas novas ferramentas de calor, que alisam e modelam os cabelos e garantem uma finalização perfeita das pontas, sem deixá-las danificadas e sem tomar o seu tempo

Porque é tão difícil finalizar as pontas do cabelo?

Você já deve ter se perguntado isso. Afinal, ainda que às vezes dê trabalho alisar e modelar os cabelos, são as pontas que demandam o maior esforço. Basta pensar na chapinha, por exemplo, ou até mesmo na escova e secador. Quando o aparelho se aproxima das pontas, os fios acabam escapulindo e saindo ásperos ou sem forma. Até porque parte dos fios se separam durante essa finalização. Consequentemente, é preciso passar a prancha ou a escova várias vezes até conseguir o efeito desejado. E, isso, você sabe, danifica os cabelos por conta das altas temperaturas. 

De modo geral, isso acontece porque é comum que as pontas do cabelo sejam mais ralas. É comum, mas não deveria ser assim. Uma das razões para isso é que o cabelo provavelmente está danificado e frágil. Quando usamos muita química, como tintura e progressiva, e quando abusamos das altas temperaturas com as ferramentas de alisamento e modelagem, os fios de cabelo se enfraquecem. Com isso, eles podem se tornar quebradiços e cair mais também. O resultado são cabelos finos e pontas mais ralas.

Mulher pegando em um mehca de cabelo danificada

Pontas duplas e ressecadas são um problema na hora de finalizar bem o cabelo com ferramentas de calor. 

Outro problema na hora de finalizar as pontas dos cabelos são as pontas duplas, mais um sinal de que as madeixas não estão saudáveis. As pontas duplas também são causadas pela ação de agentes externos como químicas e ferramentas de calor.

No entanto, em ambos os casos, outros fatores podem contribuir para o quadro, como uma alimentação pobre em nutrientes, um estilo de vida desequilibrado, algumas doenças e a ausência de uma rotina de cuidados capilares que inclua o uso correto de shampoo e condicionador, e de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.

Como cuidar das pontas dos cabelos?

Tanto para evitar quanto para recuperar pontas duplas, ressecadas e ralas é importante tomar alguns cuidados. Veja os principais:

  • Aumente o intervalo de uso de ferramentas de calor que alisam e modelam os cabelos
  • Opte por ferramentas de calor que tenha muitas temperaturas, para que você possa escolher a ideal para o seu tipo de cabelo
  • Escolha uma ferramenta de calor que reduza os danos capilares através de tecnologia de ponta
  • Reduz a periodicidade de químicas, como tintura e progressiva
  • Corte as pontas do cabelo pelo menos a cada 3 meses
  • Lave corretamente os cabelos
  • Aplique óleos nutritivos nas pontas do cabelo
  • Invista em um cronograma capilar personalizado

Quanto mais saudáveis estiverem as pontas do seu cabelo, mais fácil será de finalizá-las usando ferramentas que alisam e modelam.

O que usar para finalizar as pontas do cabelo?

Você pode usar tanto produtos específicos para tratar e cuidar das pontas do cabelo, como óleos, reparadores e fixadores, quanto usar ferramentas para finalizar as pontas. O mais comum entre os aparelhos é a escova e o secador. Quando você está secando ou escovando as madeixas, é natural usar a escova para finalizar as pontas, seja para dentro ou para fora, criando ondas e movimentos. Mas, aqui, além de esforço físico e tempo, você também vai perceber que o efeito não será duradouro, principalmente se as pontas estiverem ressecadas.

A chapinha é outro acessório muito usado na finalização de pontas. Com ela, você pode tanto criar o efeito chapado quanto o de cachos. O problema é que a chapinha danifica a fibra capilar, primeiro porque esmaga o fio, segundo porque requer que você passe a chapa várias vezes em cada mecha, deixando o cabelo muito tempo em contato com a alta temperatura. Com o tempo, o cabelo como um todo, mas principalmente as pontas, ficará opaco, ressecado, quebradiço e ralo.

Para quem gosta de finalizar as pontas com ondas e cachos, o babyliss é outra opção. E, ainda que seja indicado especialmente para cachear as madeixas, o babyliss também tem desvantagens. Primeiro porque é preciso habilidade e paciência para manusear essa ferramenta e, segundo, porque não raro, assim como a chapinha, o babyliss causa queimaduras na pele e no fio de cabelo. Quem quer passar longe de ferramentas como essas, acaba apelando para o bom e velho grampo. Com ele é possível fazer cachos nas pontas usando os dedos e esperar que eles fixem, ou usar os antigos bobes. Mas vamos combinar que isso não é nada prático, nem rápido. 

Quais as melhores ferramentas de calor para finalizar as pontas dos cabelos?

Agora, se a ideia é ter a união de tecnologia, eficiência e proteção para você e os seus cabelos você pode contar com duas novas ferramentas: a Plus e a Duo. A Plus é a versão profissional da Sleek Gold, que você já conhece. Ambas são escovas que alisam mais rápido e protegem os fios dos danos causados pelo calor, gerando um efeito de cabelo liso de salão, cheio de movimento, sabe?

Mas a Basiqe Plus atinge uma temperatura ainda maior, de 220ºC, para alisar fios grossos e cabelos crespos; tem um cabo giratório também maior para facilitar o manuseio e ainda vem com um acessório específico para finalizar as pontas. A Plus tem um clipe removível que mantém os fios juntinhos até o fim. Então, enquanto você alisa a mecha, é possível finalizar as pontas, girando para dentro, para fora ou mantendo reto, com a certeza de que todos os fios serão finalizados uniformemente, até os mais ralos. E sem precisar passar a escova várias vezes.

Agora, se o que você busca são cachos perfeitos, sem complicações, sem perder tempo e que duram o dia inteiro, então vale experimentar a Duo. A Basiqe Duo é a única prancha que alisa, faz cachos e resfria e fixa a mecha de cabelo na hora. Sabe quando você termina de alisar ou modelar os cabelos e joga aquele jato de ar frio para selar as cutículas com o secador? Então, com a Duo você não vai mais precisar do secador, porque ela faz tudo isso.

Isso é possível porque ela tem um sistema exclusivo que conta com 160 furos posicionados por toda a prancha. Então, enquanto as placas de cerâmica alisam e modelam os cachos através do calor, os furinhos liberam jatos de ar frio. Com isso, o cabelo fica menos tempo em contato com o calor e o penteado vai durar mais tempo. Além disso, com o resfriamento instantâneo, a Duo também garante que até pontas ralas sejam alisadas e modeladas com perfeição, evitando o ressecamento e o frizz. 

Concluindo…

As pontas do cabelo merecem tanta atenção quanto a raiz e o comprimento dos fios. Não é à toa que, quando os cabelos estão danificados, as pontas logo mostram sinais como ressecamento, fios ralos e pontas duplas. Por isso, quando vamos alisar ou modelar os cabelos, é natural que as pontas acabem ficando com aspecto áspero e seco. Para evitar isso, é importante incluir na rotina de cuidados capilares algumas ações voltadas especificamente para a recuperação das pontas de cabelo. Um estilo de vida saudável aliado a produtos adequados ao seu tipo de cabelo, cortes regulares são os principais hábitos que você deve adotar.

Mas também é importante reduzir o uso de ferramentas de calor e escolher aparelhos que usem a tecnologia para reduzir os danos capilares. É o caso dos produtos da Basiqe. Todos os nossos produtos são projetados para que você consiga resultados desejados em menos tempo, fazendo com que a mecha de cabelo fique menos tempo em contato com o calor.

A Sleek Plus, por exemplo, é uma escova alisadora que alisa em uma passada e ainda vem com um clipe removível que garante a finalização perfeita das pontas, sem deixar nem um fio de fora. A Duo é uma prancha que alisa e faz cachos. Mas o grande diferencial dela é o sistema de ar frio. Ao mesmo tempo em que o calor alisa e modela, o ar frio resfria a mecha, evitando o superaquecimento dos fios e fixando e penteado. Com isso, as cutículas são seladas, o que também reduz o frizz e aumenta o brilho.

Entrega eficaz

Acompanhe seus pedidos do começo ao fim e receba sua encomenda no prazo combinado.

Inscreva-se para receber nossas novidades

Promoção, novos produtos e ofertas.
Diretamente na sua caixa de entrada.