Leve até 40% OFF + FRETE GRÁTIS!Cupom: 'AMOR' - somente 500 disponíveis! 🏃‍♀️💨

Procurou, achou :)

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

    Cabelo poroso: O que é, como identificar e como recuperar?

    mulher com cabelo cheio de frizz e ressecado

    Muito se fala em cabelo seco, ressecado, danificado, quebradiço, com frizz e pontas duplas. Mas e cabelo poroso, você sabe o que é? E mais: você sabe os malefícios de ter um cabelo poroso? E como recuperar fios porosos? Hoje é dia de falarmos apenas sobre esse assunto.

    E, ao decorrer deste artigo, você certamente verá que, se não agora, em algum momento o seu cabelo já esteve poroso. Daí a importância de entender mais sobre esse assunto e saber como evitar e como restaurar um cabelo assim. Vamos lá?

    Tudo o que você precisa saber sobre cabelo poroso

    Porosidade capilar é a capacidade do fio de absorver e reter água e os nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos. Essa capacidade é, de certa forma, regulada pela cutícula. A cutícula é a camada externa que envolve e protege o fio de cabelo. No entanto, devido a ação de agentes externos a cutícula pode acabar sendo afetada.

    Em situações severas, no qual a ação do calor, do vento, de procedimentos químicos e de ferramentas de calor danificam os cabelos, a cutícula acaba ficando aberta. Com isso, a fibra capilar fica desprotegida e suscetível a danos como ressecamento, desidratação e perda de nutrientes. A consequência é a pior possível: cabelos frágeis, quebradiços, opacos, sem vida e com muito frizz e pontas duplas.

    No entanto, existem diferentes graus de abertura da cutícula. Basta pensar que a cutícula funciona como se fosse escamas. Quando muito juntas e fechadas, essas escamas de fato conseguem reter água e nutrientes dentro do fio de cabelo. Por outro lado, não permitem que mais água e mais nutrientes entrem. O oposto também não é o ideal.

    Mulher segurando mecha de cabelo danificada.
    Cabelo ressecado, com frizz e pontas duplas é sinal de alta porosidad.e (Fonte: Sherise VD/ Unsplash)

     

    Quando as escamas da cutículas estão muito abertas e espaçadas, o fio fica, como já vimos, desprotegido e perde água e nutrientes com facilidade. Com isso, o cabelo se torna cabelo poroso demais, ficando com um aspecto áspero e embaraçando facilmente. Mas, então, qual seria o cenário ideal?

    O cabelo saudável é aquele no qual as cutículas permaneçam fechadas, com as escamas juntas, mas não a ponto de evitar a entrada de mais nutrientes. Com isso em mente, vejamos a seguir os 3 graus de porosidade do cabelo. 

    Cabelo poroso: alto, médio ou baixo?

    Como vimos, um cabelo saudável naturalmente terá um certo grau de porosidade, no qual as escamas da cutícula não estão nem muito fechadas nem muito abertas. Mas, para você entender melhor, confira a seguir os três níveis nos quais a porosidade capilar é classificada:

    • Porosidade baixa: Esse é o cenário em que as cutículas estão bem fechadas. Aqui, tanto a perda quanto a absorção de água e de outros nutrientes, como os óleos responsáveis pela oleosidade natural das madeixas, e as proteínas, que são essenciais para manter a força e elasticidade dos fios, são dificultadas. Ou seja, o cabelo com baixa porosidade, ainda que não esteja muito danificado, tem uma forte tendência a ficar.
    • Porosidade média: Quando o cabelo apresenta um nível médio de porosidade, ele está saudável. Isso porque, nesse caso, as cutículas estão fechadas o suficiente para impedir a perda de água e de nutrientes importantes, mas também estão abertas na medida certa para permitir a entrada de mais água e de mais nutrientes essenciais por meio de tratamentos como hidratação, nutrição e restauração capilar.
    • Porosidade alta: Alerta de cabelo danificado. Quando os fios estão muito porosos, as cutículas também estão muito abertas e espaçadas e, por isso, ainda que a água e os nutrientes sejam absorvidos, eles também são perdidos com mais facilidade.

    Quais são as características de um cabelo poroso?

    Agora que você já sabe que todo cabelo deveria ter um certo grau de porosidade, para absorver e reter nutrientes que fortalecem os fios, é fácil entender que quando falamos que um cabelo é poroso estamos nos referindo a fios com porosidade alta.

    Mas vale lembrar que, quando a porosidade está muito baixa, os efeitos negativos também ocorrem porque a fibra capilar não consegue repor nutrientes importantes. Com isso em mente, veja abaixo as principais características do cabelo poroso:

    • Ressecamento
    • Textura áspera
    • Muito frizz
    • Queda de cabelo
    • Pontas duplas
    • Fios quebradiços
    • Fios que embaraçam com facilidade

    Como o cabelo fica muito poroso?

    De modo geral, um cabelo se torna poroso demais em decorrência da realização excessiva de procedimentos químicos, como tintura e progressiva, ou do uso constante e inadequado de ferramentas de calor para escovar, alisar e modelar as madeixas. 

    Todos esses agentes externos afetam diretamente a camada externa dos fios de cabelo, ou seja, a cutícula. Com isso, as escamas são abertas e o cabelo fica exposto a vários tipos de danos. Por isso, é sempre importante adotar medidas que minimizem a ação negativa desses agentes, como o uso de protetor solar de cabelo e o protetor térmico capilar.

    Mas também é importante escolher bem as ferramentas de calor e saber como usá-las de modo a reduzir os danos capilares. Com a escova alisadora original da Basiqe, por exemplo, o cabelo é muito menos danificado pela ação do calor.

    Como a escova alisadora original aqui

    E isso é possível porque a tecnologia da Sleek Gold permite um alisamento mais rápido, fio por fio. Assim, a mecha de cabelo fica menos tempo em contato com as altas temperaturas. Além disso, a Basiqe tem cinco temperaturas justamente para que você possa escolher a ideal para alisar suas madeixas.

    No entanto, a porosidade alta também costuma ocorrer quando o cabelo está desidratado e sem nutrientes essenciais que mantêm sua força, elasticidade e saúde. Daí a importância de não apenas evitar a baixa e a alta porosidade, mas também de prevenir cenários assim adotando uma rotirna de cudiados capilares. 

    Como identificar um cabelo poroso?

    Para identificar a porosidade dos seus cabelos com precisão é recomendado realizar o famoso, e super simples, teste da porosidade. O ideal é fazer o teste com os cabelos limpos e secos. Por isso, vale lavar as madeixas com um shampoo anti-resíduos e esperar os fios secarem naturalmente e por completo.

    Depois, pegue alguns fios de cabelo da escova ou do pente. Em seguida, coloque-os em um copo transparente com água filtrada e aguarde cerca de 10 minutos. Agora, você deve observar se os fios de cabelo afundaram, se ficaram no meio do copo, ou se ficaram boiando no topo. Analise o resultado:

    • Fios afundaram no copo: Alta porosidade
    • Fios ficaram no meio do copo: Média porosidade
    • Fios boiaram: Baixa porosidade.

    Como tratar e recuperar um cabelo poroso?

    Depois de fazer o teste e descobrir qual é o nível de porosidade dos seus cabelos é hora de partir para os tratamentos, que podem ser preventivos ou reparadores. Os tratamentos preventivos são aqueles que irão evitar que o seu cabelo se torne muito ou pouco poroso. Já os reparadores serão aqueles tratamentos que irão recuperar fios muito ou pouco porosos. Veja a recomendação para cada tipo de cabelo:

    • Tratamento para cabelo com alta porosidade: Se o seu cabelo se enquadra nessa categoria ele provavelmente está muito ressecado e também precisa da reposição de nutrientes como lipídios e proteínas. Assim, o tratamento mais indicado é o cronograma capilar personalizado com foco na reconstrução com uso de máscaras ricas em aminoácidos e proteínas. Apenas fique atenta: a reconstrução capilar não pode ser feita em excesso.
    • Tratamento para cabelo com média porosidade: Aqui se enquadram os cabelos saudáveis. Por isso, vale investir em tratamentos preventivos para evitar a alta ou a baixa porosidade. Foque em máscaras de hidratação e de nutrição capilar.
    • Tratamento para cabelo com baixa porosidade: No caso de cabelos nos quais as cutículas estão muito fechadas é preciso investir pesado na hidratação dos fios.

    Além de investir pesado em tratamentos capilares, se você quer ter cabelos fortes e saudáveis, com brilho e maciez, é importante dar atenção ao seu estilo de vida. Não esqueça de beber muita água diariamente, adotar uma alimentação natural e balanceada, reduzir o estresse, lavar corretamente os cabelos e reduzir a periodicidade com a qual você realiza procedimentos químicos. Vale também adotar outras técnicas para selar a cutícula

    Finalizando…

    Um cabelo poroso não necessariamente está danificado. Na verdade, o ideal é que o cabelo tenha um certo grau de porosidade, já que essa condição determina a capacidade que o fio de cabelo tem de absorver e perder água e nutrientes. Sendo assim, um cabelo com porosidade média é o mais saudável porque as escamas da cutícula que envolvem o fio não estão nem muito fechadas a ponto de impedir a entrada de água e nutrientes, nem muito abertas acarretando na perda excessiva dessas substâncias.

    Por outro lado, um cabelo com baixa porosidade tem as cutículas muito fechadas, a ponto de não permitir que o fio absorva os nutrientes. Enquanto que o cabelo com alta porosidade é ainda mais prejudicado. Como suas cutículas estão muito abertas, o fio fica desprotegido, suscetível a danos externos e a perda de água e de nutrientes, como óleos e proteínas. O resultado são cabelos ressecados, quebradiços, com frizz e pontas duplas.

    Para cada caso, no entanto, existe um tratamento indicado, seja com foco na hidratação, na nutrição ou na reconstrução, as três técnicas que formam o cronograma capilar. Para saber qual tratamento adotar, o ideal é fazer o teste da porosidade para indicar o quão poroso seu cabelo está.

    Escova alisadora original