Transição Capilar - Tudo o que você precisa saber!

Transição Capilar - Tudo o que você precisa saber!

Quando uma mulher decide assumir seu cabelo natural depois de anos de alisamentos, relaxamentos e procedimentos químicos, é preciso muita dedicação e paciência.

Este momento é um marco na vida de uma mulher, assumir o seu cabelo natural é um ato de liberdade, amor próprio e autoaceitação.

Foram anos vivendo de procedimentos químicos e muitos danos foram causados aos cabelos, mas chegou a hora de deixar ele brilhar em seu estado natural.

Em geral, as onduladas, cacheadas e crespas decidem se libertar de padrões de beleza ultrapassados impostos pela sociedade, e mostrar sua beleza estonteante e ir em busca da mulher linda, maravilhosa e poderosa que são!

Mas, como nem tudo são flores na vida, o processo de transição capilar pode ser um pouco mais complicado de se enfrentar para algumas por afetar diretamente a vaidade.

Não se preocupe! A gente vai te dar todos os passos, dicas e cuidados que você precisa ter nesta nova fase de transição para que você continue brilhando todos os dias.

ALERTA DE SPOILER: Duo Max e LOOP serão seus dois melhores amigos à partir de agora!

O que é transição capilar?

É a transição de cabelos alisados e relaxados quimicamente para sua curvatura natural.

Ela se inicia no momento que a mulher decide não passar por estes procedimentos e assumir seu cabelo natural.

Não é um período muito fácil de vivenciar, mas no final vai valer muito a pena!

A fase considerada mais desafiadora é a de viver com duas texturas no cabelo: liso e natural. Este é o momento que muitas até pensam em desistir, o cabelo não fica com uma aparência bacana e aqui você precisa de paciência e dedicação e ter a certeza que no final deste arco-íris o seu pote de ouro está te esperando.

Por onde começar?

Muitas mulheres optam pela técnica Big Chop, que em inglês significa cortar um grande pedaço.

Adotam cortes mais curtos, procurando eliminar ao máximo as partes do cabelo quimicamente afetadas. Para te ajudar a escolher um look bem bacana, confira o post sobre cortes para você arrasar neste verão.

Outra dica bem bacana é o corte de texturização, que vai valorizar o seus fios e realçar a textura do fio natural.

Procure um profissional especializado para te orientar nesta fase, um cronograma capilar completo se faz super necessário neste momento.

E já que a gente ama te ver bem, vamos deixar aqui um guia completo sobre tudo que você precisa saber sobre low poo, no poo e co-wash para você escolher a melhor técnica e produtos para te ajudarem nesta fase.

Mas se você não é do time que gosta de cortes mais curtos, temos uma dica super legal para você também: Box Braids.

Esta técnica é muito usada por homens e mulheres e realça a beleza natural com muito charme e estilo. Você pode optar por cortar as pontas e trançar os cabelos com fibras sintéticas e escolher o comprimento do cabelo. A manutenção deve ser feita de 3 em 3 meses.

Para dormir, escolha a fronha de cetim - a melhor para os cabelos e pele, comprovada cientificamente. Seu toque suave e luxuoso proporcionará não somente um noite de sono tranquila e revigorante, mas também manterá seus fios hidratados e sem frizz.

As fronhas de algodão, causam atritos no cabelo enquanto dormimos, acelerando a queda dos fios, criando nós e deixando os cabelos cheios de frizz. As fronhas de cetim da Basiqe são hipoalergênicas e 100% de cetim puro da mais alta qualidade.

E já que estamos falando de cetim, o Kit Breeze, um modelador de cachos e ondas naturais também de cetim puro, vão te ajudar a criar um visual incrível sem danificar os cabelos e de forma natural, sem precisar de fontes de calor.

Nesta fase, o cabelo tende a ficar com mais frizz devido a transição capilar, para controlar isso, o Retouch é perfeito para você. O pincel é idêntico ao de uma máscara de cílios - só que maior, adere bem os fios alinhando e colocando-os no lugar, deixando o visual mais limpo e charmoso, sem fios rebeldes soltos na cabeça. Ele é incolor, pode ser usado em qualquer tom de cabelo, não tem cheiro e não tem aspecto de gel ou de cabelo molhado, é super discreto e você esbanja beleza e elegância por onde passar. Tenha sempre um com você!

Cronograma Capilar: Fundamental para os cabelos nesta fase!

Se você está sempre acompanhando os nossos conteúdos aqui do blog, sabe que sempre falamos da importância de seguir um cronograma capilar.

Montar um cronograma capilar é muito simples, são três etapas: hidratar, nutrir e reconstruir.

Divida o mês em 4 semanas, cada semana você precisa separar três dias, dia um hidratar, dia dois nutrir e dia três reconstruir os fios - sugestão: Cronograma Capilar de Verão.

O ideal é que você marque um horário com um especialista capilar para te orientar sobre os cuidados necessários para você vivenciar esta fase de transição da melhor forma possível.

Seguir a regra dos três passos de um cronograma é o básico para começar a cuidar das madeixas, porém somente um profissional poderá fazer uma avaliação mais profunda e indicar um tratamento completo.

Para te ajudar a cuidar das madeixas, aposte nas presilhas crocodilos Beauty Clips. As presilhas crocodilos são as mais indicadas por profissionais ao redor do mundo. Seu formato anatômico tem um pegada fácil de manusear e se encaixam perfeitamente ao formato do seu cabelo, sem marcar ou puxar e quebrar fios. Beauty Clips é aquela mãozinha extra que é sempre bem-vinda para nos ajudar a cuidar das madeixas!

Pode ser usado durante os cuidados do cronograma capilar, para separar os cabelos em mechas, tingir as mechas ou até mesmo para prender sem danificar a textura capilar.

Tem como acelerar a fase de transição capilar?

Segundo especialistas, o cabelo cresce em média 1 centímetro ao mês e cortar os cabelos é fundamental para se livrar do cabelo antigo e assumir sua textura natural.

Como citamos acima, você tem algumas opções para escolher e passar por este processo de transição, mas se você já quer começar a arrasar com cachos maravilhosos desde o primeiro dia de transição, temos dois aparelhos incríveis que serão os seus dois melhores amigos à partir de agora: LOOP e Duo Max.

(LOOP - Modelador de Cachos Automático)

O LOOP é um aparelho carregável, sua bateria é a mais potente do mercado e você consegue criar cachos incríveis em apenas oito segundos sem depender de tomadas.

Você consegue modelar mechas facilmente, realçando a beleza natural dos seus fios com lindos cachinhos.

São 6 temperaturas para você escolher, fios mais finos pedem temperaturas mais baixas, fios mais grossos temperaturas mais altas. Se você tem dúvidas qual é a temperatura ideal para o seu cabelo, comece com a mais baixa e vá aumentando conforme veja necessidade - toda linha de produtos da Basiqe são de alta qualidade profissional e as temperaturas disponíveis são seguras para o cabelo.

As famosas placas flutuantes de cerâmica 3D também estão presentes no LOOP, que eliminam o frizz dos fios e deixa os cabelos com um brilho e maciez incríveis.

Você além de escolher a temperatura ideal, também controla o tempo para modelar cada mecha entre 8 a 18 segundos!

Você pode criar vários cachos diferentes com a LOOP, cachos para dentro, para fora ou um mix dos dois e tudo isso sem precisar de tomadas, você pode estar parada no trânsito à caminho de um compromisso importante e criar um look incrível em segundos.

O LOOP é bivolt e super leve para você levar sempre com você.

Temos um post completo contando tudo sobre esta verdadeira (r)evolução do mercado, não deixe de conferir: Basiqe LOOP - Cachos perfeitos em apenas 8 segundos!

É um opção incrível para você viver o seu melhor durante a fase de transição capilar assumindo os cachos desde o primeiro dia!

Se você gosta de versatilidade e de criar vários looks diferentes com um único aparelho, você vai amar a Duo Max.

(Duo Max - Modela e alisa em um único aparelho)

Com a Duo Max você tem duas funções: chapinha e modelador de cachos e também temos um post explicando para quem é a Duo e a Duo Max.

As placas flutuantes de cerâmica 3D se encarregam de alisar ou modelador lindos cachos que duram o dia inteiro sem danificar os fios.

São 5 temperaturas para você escolher e 160 jatos de ar frio que são disparados ao seu comando.

Os jatos funcionam como um spray fixador natural, o choque ar frio nos fios aquecidos pelo aparelho garantem um look sem frizz, cheio de brilho e maciez e cachos maravilhosos que duram o dia inteiro.

Mas não pense você que os 160 jatos de ar frio da Duo Max funcionam apenas para fixar os cachos por mais tempo, se você gosta de criar visuais diferentes, o liso continua sendo uma opção em sua vida, apenas sendo temporário. Para fixar o liso, os jatos também podem ser disparados para finalizar, deixando as madeixas lisas por muito mais tempo.

Como você já viu aqui, este processo não precisa ser difícil. Com as dicas e ferramentas certas, a transição capilar será divertida e cheia de novas descobertas.

Assumir o seu eu natural é o maior ato de amor próprio. Você é linda e livre para viver do jeito que quiser, o importante é você estar feliz em sua melhor versão!