mulher balaçando cabeça e cabelos

Queda de cabelo: Causas e tratamentos

Queda de cabelo é algo natural. Tanto é que, entre 50 e 100 fios de cabelo caem todos os dias. No entanto, não é incomum que algumas pessoas percebem uma queda excessiva de cabelo. É aí que o sinal de alerta é ativado e é preciso buscar as causas e, posteriormente, os tratamentos.

Isso porque, ainda que a queda de cabelo possa ser normal ou até mesmo momentânea, o fato é que existem algumas doenças e problemas de saúde que podem estar relacionados a uma queda excessiva. E, em casos assim, é preciso procurar ajuda médica.

O que causa a queda de cabelo?

Diversos fatores podem levar a um aumento da queda de cabelo, desde procedimentos estéticos, como tintura e progressiva, até problemas de saúde mais graves. Nós listamos as principais causas do aumento da queda de cabelo. Confira:

  • Doenças da tireoide
  • Deficiência de ferro
  • Alopécia
  • Gravidez e amamentação
  • Alterações hormonais
  • Doenças 
  • Estresse 
  • Medicamentos
  • Excesso de química nos cabelos
  • Excesso de calor para alisar, escovar e modelar os fios

Uma das principais causas do aumento da queda de cabelo é, de fato, o estresse. Mas, ainda que o estresse, seja ele emocional ou físico, não seja a causa principal da queda de cabelo, essa condição também pode agravar o quadro. Por isso, o primeiro passo para evitar a queda de cabelo excessiva é adotar uma vida mais equilibrada, com a prática de exercícios físicos, momentos de lazer e de descanso.

Para todas as outras causas de queda de cabelo listadas acima, é indispensável a realização de exames e o acompanhamento de um médico. Além disso, ainda que a maioria das causas de queda de cabelo que citamos se apliquem também para os homens, com exceção da gravidez e amamentação, a verdade é que, em geral, a calvice masculina é de fator hereditário. 

De todo modo, o uso excessivo de química e calor sobre as madeixas também pode levar a uma queda maior dos fios, seja em homens ou em mulheres. Isso acontece porque com a tintura, progressiva e o calor, por exemplo, os fios tendem a se enfraquecer e se tornam quebradiços. Além disso, esses procedimentos afetam a fibra capilar, fazendo com que o fio perda água e nutrientes, levando ao ressecamento, aumento de frizz e à queda.

Como evitar a queda de cabelo?

Para evitar que seus cabelos caiam além do que é considerado normal, você deve adotar uma rotina de cuidados capilares - além de um estilo de vida saudável. Comece pela alimentação, que deve ser equilibrada, natural e que lhe garanta a maior quantidade de nutrientes, entre vitaminas e minerais. Não se esqueça de também beber bastante água todos os dias.

Em seguida, crie uma rotina de cuidados com os cabelos para mantê-los fortes e saudáveis. Isso porque, quando os cabelos ficam sujos por muito tempo, a queda capilar pode se agravar. Além disso, é importante evitar prender os cabelos quando estiverem molhados, já que isso pode acabar ajudando no surgimento da caspa, que enfraquece a raiz capilar. Outra dica é evitar lavar o cabelo com água quente, porque a água em temperatura elevada provoca o ressecamento do couro cabeludo, o que também costuma aumentar a queda dos fios. Confira outras recomendações para evitar a queda de cabelo e manter os fios sempre saudáveis:

  • Lavar corretamente os cabelos, escolhendo os cosméticos de acordo com o seu tipo de cabelo;
  • Massagear o couro cabeludo, para estimular a circulação de sangue na região, o que ajuda a diminuir a queda dos fios;
  • Criar um cronograma capilar personalizado para hidratar, nutrir e reconstruir os fios;
  • Secar adequadamente os fios, preferencialmente ao natural ou, se não, reduzindo a temperatura do secador e aumentado a distância do aparelho dos fios de cabelo;
  • Aumentar o intervalo dos procedimentos químicos, como tintura, progressiva e relaxamento;

Como evitar a queda ao alisar os cabelos?

O segredo aqui é a moderação e a escolha da melhor ferramenta de calor. Se você usar secador de cabelo é importante evitar o uso diário e também as altas temperaturas. Além disso, é fundamental escolher uma ferramenta que tenha tecnologia de proteção térmica e que seja mais eficiente para alisar. Com isso, as mechas de cabelos ficam menos tempo em contato com o calor, o que reduz o dano na fibra capilar.

É o caso da escova alisadora Basiqe Sleek Gold. Ela foi projetada para alisar todos os fios de uma mecha de cabelo uniformemente. Com isso, em apenas uma passada os cabelos já ficam lisos. Isso faz com que você consiga alisar os cabelos em menos tempo, reduzindo, portanto, o contato do cabelo com a placa alisadora.

A Basiqe também permite que você escolha entre cinco temperaturas diferentes. Assim, você pode selecionar o nível que irá alisar as madeixas sem necessariamente estragar os fios, como ocorre com outras ferramentas que não oferecem esta função.

Escova que alisa

Quais as melhores vitaminas para a queda de cabelo?

Como já mencionamos, a alimentação também influencia na saúde dos seus cabelos. Com isso em mente, é recomendável adotar uma alimentação natural rica em vitaminas, minerais e proteínas que irão evitar a queda de cabelo e atuar no fortalecimento dos fios.

Mas também vale observar os alimentos que fazem mal para a sua saúde e, consequentemente, para a saúde capilar. Portanto, evite alimentos ultraprocessados e industrializados, assim como frituras, gorduras ruins, álcool e açúcar. Agora, quando tratamos de vitaminas para os cabelos, podemos incluir tanto a que ingerimos por meio de alimentos e suplementos, quanto as vitaminas que aplicamos diretamente nos fios, através de tratamentos capilares.

No entanto, antes de realizar qualquer tipo de suplementação, recomendamos que você busque orientação e acompanhamento médico. Isso porque a suplementação de vitaminas incorreta ou em excesso também pode aumentar a queda de cabelo. De todo modo, conheça abaixo alguns nutrientes que previnem a queda de cabelo:

  • Biotina: Essa é uma vitamina do complexo B e a sua ausência no nosso organismo pode causar a queda de cabelos, além de enfraquecer os fios. Alguns alimentos ricos em biotina são: amendoim, aveia, batata-doce, couve-flor, ervilha, espinafre, banana, morango e melancia.
  • Ferro: A falta deste mineral no nosso corpo pode levar a um quadro de anemia, que tem como um dos sintomas a queda de cabelo. Os alimentos ricos em ferro são: feijão, lentilha, vegetais verde-escuros, grãos integrais, entre outros.
  • Vitamina C: Essa vitamina atua na produção do colágeno, que forma a estrutura do fio de cabelo. Por isso, inclua no cardápio frutas cítricas, vegetais verde escuros, goiaba, acerola, morango e kiwi.

Como tratar a queda de cabelos?

O tratamento para queda de cabelo vai ser definido de acordo com a causa do problema. Assim, se o que causou o aumento da queda capilar for um problema de saúde ou doença, o seu médico irá avaliar qual será a melhor forma de tratar a causa e os sintomas através de medicamentos e terapias específicas.

Portanto, nada de se automedicar ou adiar a visita ao médico. Assim que notar uma queda anormal dos fios se consulte com um especialista. Agora, se o problema não estiver relacionado a uma doença nem a um problema de saúde, você pode adotar algumas medidas para reduzir a queda de cabelo em casa mesmo. Veja como:

  • Shampoo antiqueda: Quando os cabelos estão caindo mais do que o normal vale adotar na rotina de cuidados capilares um shampoo antiqueda. Esse cosmético estimula o crescimento dos fios e combate os radicais livres que levam à queda. Além disso, um shampoo antiqueda também pode atuar na melhora da elasticidade e da resistência dos cabelos.
  • Loção fortificante: Outro produto que você pode incluir na sua rotina de cuidados com os cabelos para reduzir a queda dos fios é a loção fortificante. Em geral, esse tipo de loção possui em sua fórmula ativos como zinco, magnésio e vitaminas do complexo B, além de extratos que combatem a queda e fortalecem os fios. A loção, ao contrário do shampoo, é aplicada diretamente no couro cabeludo duas vezes ao dia, momento no qual você deve massagear a região.

Concluindo…

Queda de cabelo é normal, mas pode ser algo sério também. Por isso, quando você perceber que os fios estão caindo mais do que o de costume, você deve procurar a avaliação de um médico. Só ele poderá afirmar com certeza se as causas da queda capilar estão relacionadas a problemas de saúde, doenças ou a hábitos inadequados como o uso excessivo de ferramentas de calor e de química nos cabelos.

De todo modo, sempre vale adotar uma rotina de cuidados capilares de acordo com o seu tipo de cabelo e com o objetivo de evitar a queda dos fios. Aqui, vale incluir a lavagem frequente das madeixas, a correta secagem dos fios, além de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Além disso, é importante adotar uma alimentação natural e balanceada, rica em vitaminas que irão evitar a queda de cabelo e fortalecer os fios com nutrientes essenciais como vitaminas e proteínas.