Mulher penteando o cabelo

Pentear o cabelo corretamente: 3 dicas para desembaraçar os fios

Como escolher o melhor protetor solar para cabelo em 2022? Lendo Pentear o cabelo corretamente: 3 dicas para desembaraçar os fios 9 minuto Próximo 5 dicas para fazer o cabelo crescer

Quase ninguém pensa na importância de pentear os cabelos corretamente, não é mesmo? Afinal, pentear o cabelo é um ato tão simples e tão automático no nosso dia a dia que, na maioria das vezes, a gente só faz, sem pensar em como se está fazendo.

Mas a realidade é que, assim como lavar os cabelos da maneira certa influencia na saúde capilar, também a maneira como se penteia as madeixas pode ter efeitos positivos ou negativos sobre a fibra dos fios.

Por isso, a gente achou importante tratar deste assunto em um post exclusivo. A seguir, nós vamos ajudar você a entender a importância de pentear os cabelos, a frequência ideal, a forma mais recomendada e o que pode ocorrer caso você se descuide nesse hábito tão importante.

Por que é preciso pentear os cabelos?

Pentear o cabelo vai muito além da estética e de simplesmente arrumar os fios da forma como você gosta e sente que ficará mais bonita. Para explicar o porquê disso, basta pensarmos em situações nas quais se passa muito tempo sem pentear os fios. O resultado mais evidente é a formação de nós por toda a extensão do cabelo, seja por conta do vento, da forma como se prende, ou devido à fricção que ocorre entre os cabelos e a fronha do travesseiro na hora de dormir.

Tanto é que não é à toa que hoje existe a fronha e a touca de cetim , justamente para evitar o atrito entre os fios e a fronha que, além de formarem nós, aumentam o frizz no cabelo e ressecam os fios. 

Mas ainda pior é que os nós contribuem para que os fios se quebrem. E isso também pode levar o cabelo a ficar ainda mais ressecado e quebradiço. Além disso, com muitos nós, o cabelo também fica mais difícil de ser desembaraçado e, dessa forma, o atrito com o pente ou a escova vai agravar o quadro de fragilidade do fio, aumentar o ressecamento e o frizz nos cabelos.

No entanto, não basta pentear de qualquer jeito para evitar a formação de nós e a fragilidade dos cabelos. Além de ser importante pentear os fios diariamente, também é fundamental saber como pentear corretamente para evitar quebra, frizz e ressecamentos. Sem contar que pentear os cabelos da forma correta  e todos os dias  pode trazer muitos benefícios para a saúde capilar. Ah, e antes de alisar suas madeixas com a Basiqe Sleek Gold é preciso desembaraçar bem cada mecha, tá? 

Compre sua escova alisadora aqui

Quais são os benefícios de pentear o cabelo corretamente?

Pentear os cabelos corretamente todos os dias faz muito mais do que evitar nós, fios quebrados e frizz. Uma das vantagens de saber como pentear as madeixas é que, ao fazer isso, a circulação sanguínea do couro cabeludo é ativada. E, consequentemente, isso ajuda até mesmo a estimular o crescimento dos cabelos. Mas os benefícios de pentear os fios são muitos. Por isso, a gente listou os mais importantes. Veja:

  • Remove os resíduos: O cabelo acaba acumulando muitos resíduos ao longo do dia, seja de cremes sem enxágue, óleos, protetor térmico, protetor solar e finalizadores, até resquícios de poluição. E isso afeta a cutícula do fio, que é a sua camada protetora, fazendo com que o cabelo perca brilho, maciez e se torne opaco e ressecado. O ato de pentear remove grande parte dos resíduos.
  • Auxilia no crescimento: Como vimos, até mesmo o crescimento dos cabelos pode ser influenciado quando penteamos os fios regularmente, porque esse ato estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.
  • Distribui a oleosidade: É também no couro cabeludo onde a oleosidade natural é gerada para que os fios fiquem hidratados. Ao pentear os cabelos, essa oleosidade é distribuída de forma mais eficiente na extensão dos fios, evitando o acúmulo de sebo na raiz, prevenindo a caspa e a queda de cabelo. Por consequência, a hidratação dos fios é reforçada. 

Como pentear o cabelo corretamente?

Existem ainda muitas dúvidas sobre como pentear o cabelo de forma adequada. Tem gente que penteia no banho, tem quem prefira não pentear com muita frequência, outros começam desembaraçando desde a raiz até as pontas, e por aí vai. Mas nós fomos atrás do que dizem os especialistas para acabar de vez com as suas dúvidas e mostrar como pentear as madeixas para ativar os benefícios e evitar a quebra, o frizz e o ressecamento. Vamos lá?

Seco ou molhado?

Nenhum dos dois! Surpresa, né? Mas funciona assim: quando você molha os fios, eles incham e se tornam mais frágeis. Além disso, durante a lavagem as cutículas dos fios acabam abertas por conta do shampoo e, com isso, o cabelo também fica exposto aos danos externos, como o atrito com o pente ou a escova que pode quebrar o fio.

Então, o melhor é evitar pentear o cabelo no banho. Mas se você for fazê-lo, prefira o momento em que os fios estiverem com o condicionador. Cabelo seco também não deve ser penteado, por que o fio pode se quebrar com ainda mais facilidade já que ele está em sua forma mais rígida. Uma alternativa para essa situação é aplicar um leave-in ou óleo e pentear suavemente.

Mas se não podemos pentear os cabelos molhados nem secos, como devemos fazer? O ideal é pentear os fios quando eles estiverem úmidos. Nem molhado, nem secos, apenas úmidos. Dessa forma, você evita danos maiores à fibra capilar.

Com ou sem creme de pentear?

Antes de começar a desembaraçar o cabelo, vale apostar em um bom creme de pentear, leave-in ou óleo. Isso vai ajudar a escova deslizar suavemente pelas madeixas, evitando a fricção que pode danificar e quebrar os fios.

Pela raiz ou pelas pontas?

Sempre comece a pentear o cabelo pelas pontas, de baixo para cima. Pentear o cabelo começando pela raiz só vai aumentar o atrito e dificultar o ato de desembaraçar que, consequentemente, vai quebrar mais o seu cabelo. E penteie sempre de forma suave e gentil, sem puxar, para evitar as pontas duplas no cabelo também.

Como pentear cabelo crespo e cacheado?

Pentear cabelo crespo e cacheado merece ainda mais atenção porque são fios naturalmente mais secos e propensos à quebra. Isso ocorre, primeiro, pela baixa produção de óleo pelo couro cabeludo e, segundo, porque o óleo tem mais dificuldade de deslizar pelo fio e chegar até às pontas devido à curvatura em forma de espiral.

Por isso, nesses casos, é mais importante pentear os cabelos enquanto eles estão úmidos e evitar desembaraçá-los quando estão secos. Até porque, se você pentear os cabelos cacheados enquanto eles estiverem secos, os cachos vão perder sua forma.

Agora, se você precisar refazer os cachos quando eles já estiverem secos, uma boa alternativa é aplicar um leave-in de textura mais líquida ou até mesmo um óleo nutritivo e desembaraçar e modelar com os dedos mesmo.

Qual a melhor escova ou pente para pentear o cabelo?

Outro ponto importante que merece a sua atenção na hora de pentear o cabelo corretamente, é a escolha da ferramenta correta: pente ou escova. E isso vai depender do seu tipo de cabelo. Confira:

  • Grosso ou fino: Se os fios do seu cabelo são grossos, o ideal é investir escovas de cerdas largas e que se posicionem de forma mais afastada. Para fios finos, as cerdas que ficam mais juntinhas vão evitar até mesmo o efeito arrepiado.
  • Liso, ondulado, cacheado ou crespo: Para cabelos lisos, vá de pente com dentes aproximados uns dos outros ou escova do tipo raquete. Já os cabelos ondulados vão se beneficiar mais dos pentes com dentes afastados. E o cabelo crespo e cacheado se dá melhor com pentes, preferencialmente os de madeira, e com dentes afastados também. 

Lembrando que, em geral, a escova e o pente com formato reto são mais indicados para desembaraçar os cabelos, enquanto os acessórios no formato arredondado são usados para modelar os fios.

Concluindo…

Pentear o cabelo, ainda que seja um ato comum do nosso dia a dia, merece mais atenção. Isso porque, a forma e a frequência com que você penteia as madeixas pode tanto danificar os fios como contribuir para a saúde capilar.

Portanto, a primeira dica é: penteie as mechas e desembarace os fios todos os dias. Isso ajuda a remover os resíduos que se acumulam, ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo e distribui melhor a oleosidade, que é a responsável pela hidratação capilar. Além disso, quanto maior a frequência que você penteia as madeixas, menos nós são criados, o que evita, portanto, a quebra do fio.

Agora, se você tinha o costume de pentear os fios molhados ou secos, é preciso atenção: tanto molhado quanto seco o cabelo fica mais fragilizado e penteá-lo assim pode causar danos severos à fibra capilar. Os especialistas são unânimes: o melhor é pentear o cabelo úmido, começando de baixo para cima e, de preferência, com a ajuda de um creme de pentear.

Mas para garantir a saúde capilar, também é importante investir no acessório correto para pentear e desembaraçar os cabelos. Para escolher a melhor escova ou pente, leve em conta o seu tipo de cabelo e o formato do acessório.

Compra escova modeladora