Como fazer cachos nos cabelos e mantê-los por mais tempo?

Como fazer cachos nos cabelos e mantê-los por mais tempo?

Quer alisar? Alisa! Quer cachear? Cacheia! Eis o bom de ser livre, não é mesmo? A gente pode criar o visual que quiser, de acordo com o nosso humor ou com o efeito que pretendemos criar para certas ocasiões. Assim, se você já tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que definir os cachos vale a pena para mudar o visual, dar mais volume, reduzir o frizz ou apenas para ter os cachinhos definidos mesmo. Enquanto que, quem tem cabelo liso, muitas vezes sofre para fazer ondas e cachos e, o pior, luta para que eles se mantenham por mais tempo antes de cair ou se desmanchar.

Mas hoje tem a solução ideal para qualquer um desses casos. E nós fomos atrás das técnicas e ferramentas de calor mais efetivas - e também menos descomplicadas - para que você possa criar cachos ou ondas em casa, sem perder tempo e sem precisar de grandes habilidades para isso. Vamos lá?

Quais são as formas de fazer cachos nos cabelos?

Existem duas maneiras de criar ou definir os cachos no cabelo: com ou sem a ação do calor. O calor é o mais utilizado, principalmente por quem tem cabelos finos e lisos, porque as altas temperaturas atuam diretamente na fibra capilar permitindo que a modelagem seja feita.

Funciona assim: o calor desnatura as proteínas que formam o cabelo e, com isso, os fios amolecem. Com os fios assim, é possível alisar ou criar cachos com a ajuda de ferramentas de calor, como secador, chapinha ou babyliss. A vantagem de usar uma ferramenta de calor para criar ondas e cachos nos cabelos é que, com isso, os fios são modelados de forma mais rápida e efetiva.

A desvantagem é que, como todos devem saber, o calor agride e danifica a fibra capilar podendo tornar os fios quebradiços, ressecados, opacos, frágeis, com mais frizz e pontas duplas. Nos casos mais graves, com o uso excessivo de ferramentas de calor, o cabelo pode até cair.

Para evitar esses problemas, é possível criar cachos sem o uso de ferramentas de calor. Mas é preciso paciência e muito tempo para realizar esse processo, usando artifícios como os antigos bobes, ou meias. Além disso, os cachos acabam durando mesmo com essas técnicas. Veja:

  • Coque: Basta prender os cabelos em um coque e soltar depois de algumas horas. Seu cabelo vai ficar ondulado, e não cacheado, e esse efeito não vai durar muitas horas, não.
  • Bobes: Esse é um método antigo e bem tradicional que cria cachos abertos ou fechados, dependendo do diâmetro dos bobes. Quanto mais tempo você ficar com os cabelos enrolados, melhor será o efeito e a duração.
  • Meia: Há quem enrole os cabelos com uma meia calça trançada no topo da cabeça, como se fosse uma headband. Mas, aqui, o tempo tem que ser longo também e o efeito não dura muito.

Quais as melhores ferramentas para fazer cachos e ondas?

Cachear um cabelo liso por inteiro, ou mesmo definir os já cacheados e crespos, não é lá uma tarefa rápida ou simples. Ou pelo menos não era. Agora, com a tecnologia a nosso favor, é possível encontrar técnicas e ferramentas de calor das mais diversas para facilitar e agilizar esse processo. Com isso em mente, vamos mostrar quais são as ferramentas disponíveis hoje no mercado que ajudam a criar cachos e ondas.

Comecemos pela tradicional chapinha. Sim, nós sabemos, a chapinha é feita para alisar os cabelos, dando aquele efeito bem chapado. Nós também sabemos que, ainda que seja super eficiente no que se propõe, a chapinha tem lá seus riscos: queima os fios, quebra os fios e pode danificar severamente a estrutura da fibra capilar por conta das altas temperaturas e da necessidade de realizar inúmeras passadas em cada mecha.

Ainda assim, quem opta por ela, pode adaptá-la, girando para dentro e para fora, como se estivesse enrolando a mecha de cabelo e, com isso, conseguir um efeito ondulado nas madeixas. Mas, por conta da dificuldade de manuseio e dos riscos, a chapinha não é a opção mais simples e segura para fzer cachos nos cabelos.

Basiqe Duo, prancha modeladora de cachos

A Basiqe Duo é mais fácil de usar na hora de modelar cachos e ainda os mantém intactos por horas. 

 

Tanto é que os fabricantes criaram uma ferramenta específica para fazer esse tipo de penteado: o modelador de cachos, ou o tradicional babyliss. Mas quem já teve ou tem sabe: não é muito fácil manusear um babyliss. Sim, muita gente tem habilidade para isso, mas quem não tem sofre em frente ao espelho, quando não acaba queimando os fios e as mãos também.

Isso porque, assim como a chapinha, o babyliss age em altas temperaturas e exige que cada mecha fique um certo tempo em contato com a placa quente para que os cachos se formem.Hoje existe ainda uma outra variação do babyliss, o miracurl, que suga a mecha de cabelo para cachear-lá dentro do equipamento. O problema? São muitos os casos relatados de cabelos queimados e/ou presos dentro do aparelho.

Então, será que não existe uma ferramenta de calor que faça cachos e ondas de maneira mais simples e segura. Existe, sim! A Basiqe Duo. Se você é nossa leitora assídua, já conhece a nossa queridinha Sleek Gold, a escova que alisa mais rápido e causa menos danos. Mas, agora, a nossa família cresceu e a mais nova integrante do time é a Basiqe Duo, uma prancha modeladora que alisa, cacheia e ondula.

Além de ser um aparelho que faz tudo o que você precisa, a Basiqe Duo se diferencia porque evita que o cabelo quebre e queime, e ainda consegue selar as cutículas dos fios e manter a modelagem por mais tempo. Como? Vamos falar sobre isso em detalhes no próximo tópico. Mas, antes, dá uma olhada na tabela que a gente criou mostrando os prós e contras de cada ferramenta de calor que faz cachos:

CHAPINHA BABYLISS BASIQE DUO
O que faz Allisa e cacheia Cachos Alisa, faz cachos e ondas
Manuseio Exige habilidade para criar ondas e cachos Exige paciência e habilidade Simples e descomplicado
Cuidados Pode quebrar e queimar os fios e o couro cabeludo  Pode queimar o cabelo e as mãos Não quebra nem queima o frio porque tem sistema exclusivo que evita o superaquecimento e resfria a mecha de cabelo
Duração dos cachos Algumas horas Algumas horas O dia inteiro


Como fazer os cachos durarem o dia todo?

Tá bom. Você fez cachos com chapinha ou o babyliss e quanto tempo eles duraram sem se desfazer? Algumas horas, não é mesmo? E isso é muito pouco para o trabalho que você teve. Mas, você não está sozinha. É comum que a maioria das mulheres que fazem cachos nos cabelos busquem formas de manter a modelagem por mais tempo. E isso vale, principalmente, para quem tem cabelo fino e liso, que tem mais dificuldade de segurar os cachos.

Para fazer com que os cachos ou as ondas não se desfaçam depois de algumas horas, você pode adotar duas estratégias: Seguir um passo a passo longo, sem garantias, ou um passo a passo curto, e certeiro. Confira:

1. Passo a passo longo, sem garantias
Aqui é preciso adotar uma rotina de cuidados capilares para fazer com que os cachos durem mais do que algumas horas. Mas a verdade é que não há como garantir isso. Veja:

  • Durante a lavagem, aplicar pouco condicionador e apenas nas pontas
  • Aplicar um protetor térmico
  • Dá uma leve escovada com secador de cabelo
  • Dividir o cabelo em mechas e desembaraçar cada uma
  • Cachear mecha por mecha com uma ferramenta de calor como chapinha ou babyliss e segurar por cerca de 10 segundos
  • Finalizar os cachos com um fixador

2. Passo a passo curto, e certeiro
Se o passo a passo longo te parece perda de tempo para que, logo em seguida os cachos se desfaçam, a gente te dá a solução. Lembra que mencionamos a Basiqe Duo? Então, a Basiqe Duo tem 160 furinhos em sua estrutura que liberam um ar frio.

Funciona assim: enquanto o calor alisa e modela os cachos, o ar frio resfria a mecha de cabelo. Resultado? O ar frio evita o superaquecimento da mecha de cabelo, sela a cutícula dos fios, reduz o frizz, aumenta o brilho e…. Mantém os cachos intactos o dia inteiro! Com isso, basta seguir um passo a passo curto para garantir os cachos dos sonhos.

  • Aplicar um protetor térmico
  • Dividir o cabelo em mechas e desembaraçar cada uma
  • Modelar os cachos com Basiqe Duo: prenda a mecha dentro da prancha, gire, deslize e pronto. Cachos em 1 passada!

Quais as vantagens de fazer cachos com a Basiqe Duo?

Como a Basiqe Duo é uma prancha modeladora nova, é natural que você possa ter algumas dúvidas sobre ela. Por isso, a gente listou os principais diferenciais e vantagens:

  • Segura os cachos por mais tempo: Até mesmo nos cabelos lisos e finos, que tem mais dificuldade de modelar
  • É uma prancha modeladora 3 em 1: Alisa, ondula e cacheia
  • É mais fácil e rápido de usar: Você não precisa ter habilidade nem paciência para usar a Duo. Além de mais simples de manusear, ela esquenta em apenas 60 segundos.
  • Reduz os danos aos cabelos: Primeiro, porque não puxa nem quebra o frio; segundo porque você pode regular a melhor temperatura (são 5) e, terceiro, porque o sistema de resfriamento exclusivo também evita o superaquecimento dos cabelos.
  • Resfria as mechas de cabelo: Com esse sistema exclusivo, que esfria a mecha de cabelo, a Basiqe Duo sela a cutícula do fio o que, por consequência, reduz o frizz, aumenta o brilho e garante que os cachos permaneçam intactos por muito mais tempo.

Prancha modeladora de cachos