Escova alisadora profissional: Como escolher a melhor?

Escova alisadora profissional: Como escolher a melhor?

Se você é nossa leitora assídua sabe que a gente preza por três coisas: liberdade capilar, para você usar as suas madeixas do jeito que quiser; saúde dos fios, para você sempre manter os cabelos fortes e saudáveis; e eficiência, para você usar apenas ferramentas que fazem mesmo o que prometem. Seguindo essa linha, hoje é dia de falarmos da escova alisadora profissional e o que você deve levar em conta para investir na melhor.

Afinal, qual a diferença de uma escova que alisa para uma escova alisadora profissional? Será mesmo que você precisa de uma ferramenta de calor profissional para usar no seu dia a dia? E, o mais importante, quais são as características que você deve levar em conta na hora de comprar a sua escova alisadora profissional? Essas e outras perguntas a gente responde agora, para você.

Qual a diferença entre uma escova alisadora profissional e a comum?

O que mais tem por aí hoje em dia são escovas que prometem alisar as madeixas. E é bem verdade que algumas fazem mesmo o que prometem, mas sempre tem uma ressalva. Enquanto umas tem poucas temperaturas, que dificultam o alisamento de todos os tipos de cabelo; outras não contam com tecnologia de proteção térmica, que evita queimar os fios e a pele, por exemplo.

Mas em comum todas têm a mesma função: alisar os cabelos ao pentear cada mecha. Ou seja, diferentemente da chapinha, a escova que alisa não prensa os fios, evitando, assim, queimá-los e quebrá-los. O resultado, portanto, é o mais natural possível, aquele liso de salão de beleza, sabe? Além disso, as escovas alisadoras são elétricas e contam com cerdas, que podem ser rígidas ou flexíveis. E existem aquelas que apenas alisam, aquelas que secam e alisam e a rotativa que, ao invés de pentear suavemente, funciona como a tradicional escova com o secador, que modela as mechas.

Mulher de cabelo liso
Apenas a escova alisadora profissional é mais potente para alisar com perfeição qualquer tipo de cabelo. (Fonte: Milad Fakurian/Unsplash)

 

Mas a verdade é que existe uma grande diferença entre as escovas comuns e as profissionais. A primeira diferença é com relação à temperatura. Em geral, as escovas comuns que alisam não possuem muitos níveis de temperatura e, quando possuem, não atingem altas níveis de calor. E a verdade é que, ainda que o calor em excesso seja prejudicial às madeixas, alguns tipos de cabelos, como os grossos e só crespos, precisam de temperaturas elevadas para serem alisados e modelados de forma eficiente e rápida.

Outro diferencial da escova alisadora profissional é a facilidade no manuseio. Uma escova assim precisa ser prática e rápida de ser usada para que os cabeleireiros possam otimizar o tempo e garantir excelência. E o mesmo vale para que usa essa ferramenta em casa. Então, em geral, a escova alisadora profissional possui anatomia mais confortável para facilitar a pegada e cabo giratório mais longo, para permitir a mobilidade de quem está manuseando a escova. Além disso, existem alguns recursos presentes na escova profissional que se diferenciam das ferramentas comuns. E é sobre eles que vamos tratar nos próximos tópicos.

Qual a melhor placa para uma escova alisadora profissional?

Se você já pesquisou sobre a escova que alisa, já percebeu que existem diversos tipos de placas utilizadas. São as placas que vão garantir o alisamento, através do calor. Por isso, o material de que ela é feita é tão importante.

A placa precisa ser eficiente para alisar a mecha de cabelo, mas sem estragar os fios. E a verdade é que isso nem sempre acontece. Tanto é que muitas escovas alisadoras à venda por aí acabam queimando os cabelos e, o pior, repuxando os fios na hora da passada, o que danifica ainda mais os cabelos, quebrando a fibra capilar. Em muitos casos também, a placa não é capaz de distribuir uniformemente o calor por toda a sua extensão, o que prejudica o resultado do alisamento.

Por isso, é importante que a placa da escova alisado profissional seja revestida com um material menos agressivo como é o caso da cerâmica, que é conhecida por distribuir melhor o calor por toda a extensão da placa. E foi pensando nisso, que hoje também existe a placa de cerâmica flutuante presente na Basiqe Duo, a única chapinha que alisa, modela e tem jato de ar frio. Essa nova tecnologia, além de permitir o alisamento perfeito por conta da temperatura que percorre igualmente toda a placa, ainda garante que os fios deslizem sem serem repuxados e quebrados.

Quais temperaturas devem ter em uma escova alisadora profissional?

Como já mencionamos, os níveis de temperatura presentes em uma escova que alisa também indicam se a ferramenta é para uso profissional ou não. As escovas alisadoras mais simples possuem entre uma e três temperaturas, que não ultrapassam 180ºC. No entanto, isso acaba sendo um empecilho para alisar todos os tipos de cabelos. Isso porque, enquanto os fios lisos e finos são facilmente modelados em baixas temperaturas - e até se beneficiam mais de níveis baixos, já que o alto calor pode danificar a fibra capilar com mais facilidade - os fios mais grossos e de curvatura acentuada demandam temperaturas mais altas.

É o caso das cacheadas e crespas que, para alisar e modelar os fios, precisam de uma escova alisadora profissional potente com temperatura entre 200ºC e 220ºC. Com isso, é possível alisar qualquer tipo de cabelo em menos tempo. E quanto menos tempo a mecha de cabelo ficar em contato com o calor, menor será o dano capilar também. Por isso, as ferramentas mais eficientes oferecem 5 temperaturas para alisar os cabelos.

Quais recursos extras a escova alisadora profissional deve ter?

Além de ter uma placa de cerâmica e 5 temperaturas, a melhor escova alisadora profissional precisa ter outros recursos que irão garantir rapidez, eficiência e proteção para você e seus cabelos. O maior destaque aqui vai para as cerdas da escova alisadora. Quando elas são rígidas, elas permitem dividir a mecha de cabelo em partes menores o que, como consequência, vai alisar os fios uniformemente, garantindo rapidez sem perder em eficiência. Além disso, para uma escova alisadora ser profissional, ela precisa ser fácil de manusear.

Por isso, o cabo costuma ser giratório, para que não fique enrolando durante o processo, e também tem que ser mais longo, pelo menos acima de 2 metros, para que o profissional - ou você - possa se movimentar com liberdade independentemente de onde estiver localizada a tomada. Por fim, para ser profissional a escova que alisa precisa ser bivolt. Afinal, a ideia é poder levar e usar a ferramenta em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho, na academia ou em viagens sem se preocupar com a voltagem do local.

Escova alisadora profissional

Por que a Sleek Plus é a melhor escova alisadora profissional?

Levando em conta todos os recursos que uma escova alisadora profissional precisa ter para ser segura, eficiente e rápida, a Basiqe investiu em tecnologia de ponta para melhorar o que já era muito bom. A Sleek Plus é a escova profissional da Basiqe. Ela tem as mesmas características da queridinha Sleek Gold, só que é ainda mais potente, mais prática e mais rápida para alisar qualquer tipo de cabelo.

A Sleek Plus também tem o formato de uma escova, com placas de cerâmica e 25 cerdas rígidas. Com isso, cada mecha de cabelo é dividida em 25 partes menores, o que garante o alisamento perfeito de cada fio e em muito menos tempo. Por conta disso também é que não é preciso passar a escova muitas vezes em cada mecha. Em apenas uma passada você garante um alisamento natural e cheio de movimento.

E como a mecha fica menos tempo em contato com o calor, menor é o dano causado na fibra capilar. No entanto, a Plus agora tem mais do melhor. Ela tem uma temperatura máxima mais elevada, que chega até 220ºC. Com isso, até mesmo cabelos grossos e crespos conseguem ser alisados em apenas uma passada, poupando o seu tempo e a saúde dos fios. Mas ela é igualmente eficiente para outros tipos de cabelo, porque possui outras quatro temperaturas menores.


A Sleek Plus é a úncia escova alisadora profissional com clipe finalizador de pontas. 

Além disso, a Sleek Plus tem um cabo giratório com 2,3 metros de comprimento. Dessa forma, você não precisa mais se preocupar com a distância da tomada nem com o fio se enrolando quando for fazer aquele penteado caprichado. Mas o grande diferencial da escova alisadora profissional Sleek Plus é que ela vem com um acessório exclusivo da Basiqe: o clipe finalizador de pontas.

Sabe quando você está alisando as madeixas e precisa usar as duas mãos para alisar as pontas? E, ainda assim, vê os fios se soltando? Com isso, é preciso alisar várias vezes as pontas, não é mesmo? Mas o problema é que, não raro as pontas dos cabelos são mais finas, ralas e frágeis. E quanto mais você alisa com alta temperatura mais elas ficarão danificadas.

Pensando nisso, a Basiqe criou o clipe finalizador, um acessório que pode ser acoplado facilmente na escova alisadora Sleek Plus. O clipe consegue segurar a mecha de cabelo dentro da escova, mantendo todos os fios juntinhos e evitando que eles escapem enquanto você desliza a ferramenta. Assim, finalizar e até modelar as pontas, para dentro e para fora, ficou muito mais fácil e eficiente, e você usa apenas uma mão.

 

Escova alisadora profissional