Tipos de Cachos: Identifique o cuidado correto para o seu cacho!

Tipos de Cachos: Identifique o cuidado correto para o seu cacho!

Lendo Tipos de Cachos: Identifique o cuidado correto para o seu cacho! 5 minuto Próximo Como Combater o Ressecamento e Recuperar o brilho do seu Cabelo

“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história pra contar…” já dizia Roberto Carlos em uma de suas músicas mais belas e conhecidas mundialmente.

Os cabelos cacheados e crespos são destacados em músicas, livros e novelas ao longo de séculos e são considerados a marca da mulher brasileira, que esbanja beleza e elegância por onde passa.

Cuidar destes tipos de fibra capilar pode ser trabalhoso e, geralmente, demandam uma atenção extra.

O uso de produtos específicos, manter o cronograma capilar em dia, ter um especialista para cuidar e orientar é fundamental para ter cachos saudáveis.

No artigo de hoje, você vai aprender a identificar o seu tipo de cacho, como cuidar, receber diversas dicas de cuidados e a indicação de alguns de nossos melhores produtos e aparelhos para você cuidar do seu cabelo com praticidade e eficiência, então fica com a gente até o final e aproveita para compartilhar com aquela amiga que precisa das dicas imperdíveis!

Qual é o meu tipo deHidratação: Faça uma hidratação capilar a cada 7-10 dias. Use produtos como máscaras de hidratação, condicionadores ou leave-ins que contenham ingredientes hidratantes, como óleo de coco, manteiga de karité e aloe vera.

cacho? Como identificar?

Identificar o seu tipo de cacho é o primeiro e, o mais importante, passo para saber quais cuidados são necessários para a fibra capilar.

Apesar de muitas pessoas pensarem que cabelos cacheado é “tudo a mesma coisa”, essa máxima não poderia estar mais longe da verdade.

Na imagem abaixo, listamos todos os tipos de cabelo e é possível identificar o seu:

Diferenças entre cabelo cacheado e crespo: Entenda!

  • Ondulado: neste tipo, os cachos se curvam e formam um “S”;
  • Cacheado: aqui, os fios de cabelo se agrupam e enrolam-se em espiral ou em forma de cachos mais soltos;
  • Crespo: é quando cada um dos fios formam boninas bem apertadas ou formam um Z.

Cuidados com os cachos + Cronograma capilar para cabelo cacheado:

  1. Hidratação: Os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados do que os cabelos lisos, por isso é importante manter uma rotina de hidratação capilar. Use produtos que contenham ingredientes como óleos vegetais, manteigas e vitaminas.
  2. Nutrição: A nutrição capilar é importante para repor os nutrientes que os cabelos cacheados perdem ao longo do tempo. Produtos que contenham óleos vegetais, como o óleo de coco e o óleo de argan, são ótimos para nutrir os fios.
  3. Reconstrução: A reconstrução capilar é importante para restaurar a estrutura do cabelo, especialmente quando os cachos estão danificados ou quebradiços. Produtos que contenham queratina e aminoácidos são ótimos para a reconstrução capilar.
  4. Corte regular: Os cabelos cacheados tendem a ficar mais volumosos e com pontas duplas, por isso é importante cortá-los regularmente para manter o formato dos cachos e evitar a quebra dos fios.

Cronograma capilar para cabelo cacheado:

  • Hidratação: Faça uma hidratação capilar a cada 7-10 dias. Use produtos como máscaras de hidratação, condicionadores ou leave-ins que contenham ingredientes hidratantes, como óleo de coco, manteiga de karité e aloe vera.
  • Nutrição: Faça uma nutrição capilar a cada 15 dias. Use produtos como máscaras de nutrição, óleos vegetais ou leave-ins que contenham ingredientes nutritivos, como óleo de argan, óleo de abacate e manteiga de cacau.
  • Reconstrução: Faça uma reconstrução capilar a cada 30 dias. Use produtos como máscaras de reconstrução ou produtos específicos para a reconstrução capilar, que contenham queratina, aminoácidos e proteínas.

 

Lembre-se de sempre adaptar o cronograma capilar às necessidades do seu cabelo. Se você sentir que seu cabelo precisa de mais hidratação, faça hidratações com mais frequência. Se ele precisar de mais nutrição, faça nutrições com mais frequência. E se precisar de mais reconstrução, faça reconstruções com mais frequência.

Por que o cabelo já nasce cacheado?

O cabelo já nasce com uma textura determinada geneticamente, o que significa que a forma dos fios já está pré-determinada desde o nascimento. A textura do cabelo é determinada pela forma como as células do folículo piloso se organizam para produzir o fio de cabelo.

Os cabelos cacheados são causados pela forma como a queratina, proteína que forma o cabelo, é distribuída ao longo do fio. Nos cabelos cacheados, a queratina é distribuída de maneira irregular, resultando em ondulações ou cachos.

Existem diferentes tipos de cabelos cacheados, que variam desde cachos mais soltos até cachos mais apertados. A textura do cabelo pode ser influenciada por fatores externos, como o uso de produtos químicos, exposição ao calor e danos mecânicos, mas a forma natural dos fios é determinada geneticamente.

É importante lembrar que todos os tipos de cabelo são bonitos e cada um tem sua própria textura e personalidade. O importante é cuidar do cabelo da melhor maneira possível, independentemente da textura.

Qual é a porcentagem mundial de cabelos cacheados?

Não há uma porcentagem exata de pessoas com cabelos cacheados em todo o mundo, pois a textura do cabelo varia amplamente entre diferentes grupos étnicos e raciais. No entanto, estima-se que cerca de 65% da população mundial tenha cabelos ondulados ou cacheados em algum grau, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela empresa Unilever em 2018. É importante notar que a definição de "cabelo cacheado" pode variar de acordo com diferentes culturas e indivíduos, e que a textura do cabelo é determinada por uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais.