Hidratação capilar: Por que é tão importante?

Hidratação capilar: Por que é tão importante?

Provavelmente, assim como a grande maioria, você deve hidratar de tempos em tempos, ou talvez você tenha um cronograma que você segue para garantir a saúde dos fios, mas você sabe da importância da hidratação? Acompanhe o conteúdo de hoje, vamos contar TUDO que você precisa saber!

As máscaras capilares possuem ação condicionante que hidratam os cabelos os protegendo de fatores externos.

O couro cabeludo é responsável pela produção de oleosidade que faz a hidratação natural dos fios, porém, é muito comum que esta oleosidade se perca devido a diversos fatores, como por exemplo lavagem excessiva com xampus, produtos inadequados para o cabelo, sol, mar, piscina, vento, entre outros.

Ao hidratar os cabelos, você repõe esta oleosidade, fortalece os fios, evita pontas duplas, os fios ficam macios e soltos, elimina os nós e garante uma aparência saudável.

Existem diversas máscaras capilares disponíveis para atender o maior número possível de tipos de cabelos e que prometem solucionar os problemas de cada um.

As máscaras têm em suas fórmulas agentes condicionantes e outros princípios ativos emolientes, como silicones; óleos minerais, vegetais e animais; ceras vegetais como a lanolina; as manteigas como a de karité, entre muitos outros.

Estes agentes são os responsáveis pela hidratação do cabelo, formando uma película protetora que evita que o fio perca água e acabe desidratando.

Todas nós devemos hidratar os cabelos, não importa a textura: lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Tampouco importa o comprimento do cabelo.

Mas será que a hidratação é igual para todas?

A resposta é: NÃO. Existe uma hidratação ideal para cada tipo de cabelo, e para chegar no resultado esperado, devemos levar em consideração diversos fatores como procedimentos químicos, tinturas, alisamentos, uso incorreto e/ou aparelhos inadequados como chapinhas, escovas alisadoras e modeladores de cachos.

A Basiqe prioriza a integridade dos seus cabelos e por isso desenvolvemos os melhores aparelhos que entregam resultados incríveis em menos tempo, reduzindo drasticamente os danos causados pelo calor, e como se não fosse o suficiente, os nossos aparelhos selam as cutículas, reduzem o frizz e deixam os fios macios e bem soltinhos!


Alimentos ricos em açúcares, massas, pães, álcool, embutidos, alimentos ricos em mercúrio são os principais vilões que contribuem para que a fibra capilar enfraqueça ao ponto de induzir a queda dos fios, porém não pense que são apenas estes alimentos, a lista é extensa e é necessário consultar uma nutricionista para que ela monte um dieta balanceada de acordo com as suas necessidades.

Em estudos realizados por cientistas, ficou claro como o estresse e a má alimentação impactam diretamente na saúde dos cabelos, portanto, evite ficar estressada, combinado? ;)

Como hidratar os cabelos?

Com a máscara capilar ideal para o seu tipo de cabelo em mãos, comece lavando normalmente com xampu. Enxague bem. Você pode optar por utilizar ou não o condicionador, já que a máscara hidratante tem efeito condicionante.

Com os cabelos úmidos, comece aplicando a máscara de hidratação (ideal para o seu tipo de cabelo) nas pontas, subindo em direção a raiz conforme for penteando com os dedos ou com o auxílio de um utensílio.

Se eu deixar mais tempo que o indicado, o meu cabelo ficará mais hidratado?

Não. É importante seguir as instruções corretamente conforme o fabricante.

Exceder o tempo indicado não fará que o seu cabelo fique mais hidratado, na verdade, você pode causar o efeito contrário.

Ao fabricar um produto cosmético, cientistas fazem diversos testes antes de liberar para a comercialização. Se o tempo indicado for 5 minutos, por exemplo, isso quer dizer que o efeito prometido será alcançado dentro deste tempo e não é necessário fazer nada além de seguir o passo a passo.

Ao deixar o produto agindo por mais tempo, seu cabelo ficará ressecado e sem brilho.

A hidratação capilar pode ser feita apenas uma vez por semana.

Esta afirmação não é verdadeira. Apesar de não haver um número correto de vezes para hidratar as madeixas, você pode sim hidratar mais de uma vez por semana, porém atenção, hidratação em excesso faz mal aos fios.

O ideal é fazer uma análise do estado em que o cabelo se encontra, cabelos danificados demandam mais hidratações. Monte o seu cronograma capilar e siga-o corretamente.

Uma dica legal para você montar um cronograma e ter cabelos sempre lindos e saudáveis é, caso o seu cabelo esteja muito danificado ou tenha passado por procedimentos químicos nos últimos tempos, intensifique o número de vezes que você irá hidratar, nutrir e reconstruir. Após este período, se você estiver satisfeita com os resultados alcançados, refaça o seu cronograma.

É verdade que cabelos lisos e curtos não precisam ser hidratados?

A textura ou comprimento do cabelo não altera a importância da hidratação.

Hidratar os fios não tem relação com estes fatores e sim com a reposição de água, nutrientes e vitaminas.

Todos os cabelos precisam ser hidratados, incluindo cabelos masculinos.

Se eu passar mais máscara capilar o efeito potencializa?

“Quanto mais creme eu passar, mais hidratado meu cabelo vai ficar”.

Esse é um pensamento comum e que está completamente errado.

Se você encher os fios de produto, você vai deixá-los pesados, sem brilho e ressecados, além de ter o trabalho em dobro na hora de enxaguar e retirar todo o produto.

O indicado é que você comece espalhando pequenas porções, começando pela raiz. Vá desembaraçando com os dedos ou com o auxílio de um pente ou escova. Conforme for sentindo necessidade, pegue mais produto e continue o processo.

Certifique-se de espalhar a máscara uniformemente nos cabelos.

É verdade que eu posso dormir com máscara capilar aplicada nos cabelos?

Sim, mas para isso você precisa usar um produto específico para este tipo de tratamento e seguir as instruções corretamente.

Você não pode pegar qualquer creme hidratante, aplicar nos cabelos e ir dormir, ao fazer isso, você está colocando a saúde dos seus cabelos e couro cabeludo em risco.

Quando dormimos, entramos em estado de relaxamento, e cientistas indicam que este momento é propício para recebermos mais nutrientes, pois não há uma “luta” contra, mesmo que involuntária.

Tratamentos noturnos normalmente são mais intensos, cabelos com pontas duplas, quebradiços e com frizz são os mais beneficiados com este tipo de tratamento.

O cabelo vicia se usar sempre o mesmo produto?

Este é um mito que muitas de nós acreditamos. Compramos diversos produtos e alternamos entre lavagens e hidratações, como vemos resultados positivos, acreditamos que esse mito é verdadeiro.

O que acontece na verdade é, ao alternar produtos, você proporciona outros nutrientes ao cabelo, exatamente o que o cronograma capilar propõe.

Se você usa sempre o mesmo produto e já não vê mais o resultado incrível do começo, é sinal que o seu cabelo não precisa mais deste nutriente, ou pelo menos não precisa tanto.

Alternar produtos indicados para o seu tipo de cabelo é ideal para que ele esteja sempre hidratado, nutrido e restaurado.

Cabelos ressecados são hidratados da mesma maneira que o comum?

Não, os cabelos ressecados precisam passar por um rotina mais intensa em tratamentos de hidratação, nutrição e restauração.

Hoje é possível encontrar diversos produtos maravilhosos que agem diretamente no fio ressecado.

Também é importante seguir corretamente o cronograma capilar para recuperação total dos fios.

Escolha produtos específicos para cabelos ressecados, quebradiços, fracos e opacos.

Hidratação, nutrição e restauração é a mesma coisa?

Não, por isso é tão importante manter ter um cronograma capilar, que nada mais é uma agenda que você vai seguir alternando entre hidratação, nutrição e restauração.

O objetivo principal da hidratação é justamente hidratar. O cabelo, assim como outras partes do nosso corpo, perde água e vitaminas e a hidratação se encarrega de devolver isso a fibra capilar.

Já na nutrição, você vai devolver aos fios nutrientes essenciais que são perdidos devidos a diversos fatores externos. Na nutrição, você faz a reposição de óleos e lipídios que compõem a estrutura dos fios.

A restauração é um tratamento mais específico, indicado para aquelas que estão com os cabelos bem danificados.

Geralmente, cabelos que passam ou passaram por grande estresse causado por tingimento, alisamentos e procedimentos químicos agressivos, se encontram em estado fragilizado, e é aí que a restauração entra.

A restauração reconstrói a fibra capilar, trazendo de volta a aparência e textura saudável, força, maciez e brilho.

Vale ressaltar aqui que todos os cabelos precisam passar por estes três tratamentos, mesmo que em menor quantidade de vezes e intervalos maiores.

Os fatores externos, sol, chuva. vento, mar, piscina, elásticos e prendedores, procedimentos, tinturas, entre outros, desgastam os fios diariamente deixando-os fracos, opacos e quebradiços.

Aposte em produtos que prometem o resultado que você busca e, se possível, opte por ter a linha completa do mesmo, já que um produto acaba complementado o outro, fazendo assim um tratamento completo.

Você não precisa agredir o cabelo ao alisar com escovas ou chapinhas, nem mesmo embaraçar e queimar os fios ao modelar os cachos. Infelizmente, muito aparelhos utilizados para alisar ou cachear, possuem a temperatura errada, causando danos terríveis aos fios.

Na Basiqe, os nossos produtos vão além de simples aparelhos que alisam ou modelam cachos, a nossa tecnologia das placas flutuantes 3D evitam o atrito nos cabelos, entregando o efeito prometido sem queimar os fios.

QUERO CONHECER OS PRODUTOS DA BASIQE

Os jatos de ar frio da Basiqe Duo funcionam perfeitamente com um spray fixador, só que sem química nenhuma! E se não bastasse, você tem dois em um, alisa perfeitamente como uma chapinha que sela as cutículas e cria cachos maravilhosos que arrasam por onde passam, fixando perfeitamente sem agredir a fibra capilar.

A escova Basiqe Sleek Gold Plus que é um sucesso absoluto, entrega muito mais que promete. Você alisa os fios perfeitamente já na primeira vez, reduzindo o número de passadas, mantendo seu cabelo hidratado por muito mais tempo. Além disso, sua segurança - nossa maior prioridade - você não corre risco de se queimar!

LISO PERFEITO JÁ NA PRIMEIRA PASSADA? TÔ APAIXONADA!

E como se não bastasse, a gente está lançando a Basiqe LOOP, um modelador de cachos perfeitos em apenas 8 segundos! Isso mesmo, 8 segundos!

Ele com certeza será o seu novo melhor amigo, você poderá levá-lo para qualquer lugar!

Está presa no trânsito a caminho de uma reunião importante e quer dar um up no look? Com a LOOP isso é super possível! Ela não precisa de tomada para funcionar, a bateria - a mais potente do mercado - dá super conta do recado, basta separar o cabelo em pequenas mechas e arrasar!

LOOP, SONHEI A VIDA INTEIRA COM VOCÊ!