Blindagem capilar: Tudo que você precisa saber.

Blindagem capilar: Tudo que você precisa saber.

Diversas técnicas são lançadas junto a produtos que prometem cuidar, restaurar e proteger os fios. As promessas são tentadoras e têm o mesmo objetivo: cabelos saudáveis, fortes, macios e sedosos. Mas será que eles são para todas?

Empresas e especialistas trabalham lado a lado para desenvolverem as melhores soluções para que você possa continuar inovando na cor, corte e penteado, além de trazer soluções inovadoras que prometem cuidar dos cabelos.

Algo fundamental que já aprendemos e sempre falamos por aqui, é o cronograma capilar.

O cronograma capilar nada mais é que uma agenda que você, junto com o seu cabelereiro, desenvolvem para que o seu cabelo esteja sempre saudável. Tem como objetivo hidratar, nutrir e reconstruir. Estas etapas são intercaladas.

Com o avanço da tecnologia, hoje temos produtos para todos tipos de cabelo, alguns são exclusivos para cada textura: liso, ondulado, cacheado e crespo, já outros são mais democráticos e podem ser usados por todas.

Uma coisa é certa: existe mais um produto e uma técnica ideal para você!

 

Mas afinal, o que é blindagem capilar?

Blindagem capilar é uma técnica que foi desenvolvida para reconstruir e proteger cabelos de danos externos.

Químicos agressivos e rotina do dia-a-dia acabam danificando e enfraquecendo o cabelo, deixando-os fracos e opacos.

Optar pela blindagem é uma excelente ideia para quem está buscando uma solução para restaurar e devolver o brilho do cabelo.

A blindagem é composta de:

  • Queratina - substância que tem função de proteger, dar elasticidade e resistência ao fios.
  • Creatina - Com ação parecida da queratina, ela dá elasticidade aos fios, além de restaurar evitando quebra, ressecamento e quedas.
  • Extratos vegetais - Naturais e sem substâncias tóxicas, promovem hidratação e fortalecem os fios.
  • Ácido lático - Regula o pH dos fios e intensificam a hidratação. A estrutura capilar fica mais alinhada, livre de ressecamento, frizz, aspereza e pontas duplas.
  • Ácido hialurônico - Elimina aspecto ressecado e quebradiço, também as pontas duplas. Regenera os fios.

 

Como é realizado o procedimento?

Este é um processo que também pode ser feito em casa, caso você não queira fazer no salão, escolha bons produtos para que o resultado seja satisfatório.

Primeiro passo é lavar bem o cabelo com um shampoo anti resíduos.

Após lavar o cabelo e tirar todo resíduo, seque o cabelo com o auxílio de uma toalha, sem esfregar.

Divida o cabelo em mechas e comece aplicar o produto evitando a raiz. Aplique de forma homogênea. Deixe agir por cerca de 10 minutos ou pelo tempo indicado nas instruções na embalagem. Enxague com água morna ou fria.

Dica importante: As presilhas crocodilo são as melhores para todos os tipos de procedimento, inclusive para prender sem marcar depois de alisar ou escovar.

 

Qual a diferença entre blindagem capilar e selagem?

 - Blindagem:

A blindagem, como o nome mesmo diz, “blinda” os fios de agressões externas e recupera o cabelo que passou por procedimentos químicos agressivos e que estão fracos, opacos, quebradiços e sem brilho

É um processo que ocorre de dentro para fora, repondo todos os nutrientes necessários, formando uma camada que protege de agressões externas. O cabelo fica mais saudável e protegido por mais tempo. Outra grande característica desta técnica, é o brilho dos fios, o cabelo fica realmente muito brilhante.

O cabelo fica macio, brilhoso, profundamente hidratado e as cutículas ficam seladas.

 - Selagem:

A selagem é excelente para quem busca uma solução para tratar cabelos que foram tingidos, ou que estão ressacados, e que também passaram por procedimentos químicos, como por exemplo o alisamento.

A base do produto utilizado é a queratina e o objetivo principal é selar as cutículas do cabelo, por isso o nome.

A selagem deixa os fios mais comportados, alinhados e disciplinados, além de reduzir drasticamente o frizz.

Algumas pessoas confundem a selagem com progressiva, mas uma não tem nada a ver com a outra.

O objetivo da progressiva é alisar os cabelos, enquanto a selagem é hidratar e selar os fios.

É justo dizer que tanto a blindagem quanto a selagem têm resultados parecidos: brilho, maciez e hidratação, porém os objetivos são diferentes.

A selagem tem como objetivo de selar as cutículas, deixando os fios mais alinhados, disciplinados e sem frizz, já o objetivo da blindagem é restaurar e proteger o cabelo de danos externos causados pela rotina e/ou procedimentos químicos.

 

Quem pode blindar o cabelo?

A blindagem é muito democrática e pode ser realizada em qualquer textura capilar: lisos, ondulados. cacheados e crespos.

Vale ressaltar que a blindagem não alisa os fios. É uma hidratação profunda de dentro para fora do fio.

Para os cabelos fracos, opacos, quebradiços, danificados por tinturas e procedimentos químicos, é indicado a blindagem.

Como mencionamos acima, este é um tratamento relativamente fácil de fazer e pode ser realizado em casa mesmo, desde que tenha os produtos e materiais necessários para o procedimento, porém, se você busca por um resultado incrível, considere ir ao salão. Converse com o seu consultor capilar e analise as opções propostas pelo mesmo.

Ressaltamos aqui neste post que, gestantes não podem realizar este procedimento, pois produtos podem conter em suas fórmulas químicos não aconselháveis para grávidas. Mamães que estão amamentando também devem evitar o procedimento, mas caso queiram realizar, devem consultar um médico primeiro. Se o seu cabelo está danificado e você quer devolver o brilho, maciez e vida para os fios e se encontra nestas condições, considere criar um cronograma com produtos próprios para gestantes e lactantes, além de ferramentas que ajudam a selar os fios, como as que temos aqui na Basiqe: Sleek Gold e Basiqe Duo.

 

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a blindagem capilar?

Indicamos que você consulte as instruções do fabricante do produto, mas é seguro dizer que pelo menos uma vez por mês para cabelos menos danificados e de 15 em 15 dias para os cabelos que estão mais prejudicados.

Quando você achar que atingiu um resultado satisfatório, você poderá blindar os fios de 3 em 3 meses.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas com este conteúdo, não esqueça de consultar um profissional, mesmo se optar por fazer em casa.

Verifique a composição dos produtos, leia e siga as instruções, mesmo sendo um tratamento simples e fácil de fazer, é preciso se assegurar que tudo está dentro dos conformes.

Não esqueça também de marcar aquela amiga que gostaria de ler esta matéria e compartilhar com mais pessoas!

Vemos você nos comentários!! ;)

Entrega eficaz

Acompanhe seus pedidos do começo ao fim e receba sua encomenda no prazo combinado.

Inscreva-se para receber nossas novidades

Promoção, novos produtos e ofertas.
Diretamente na sua caixa de entrada.